Seja bem-vindo ao conteúdo que vai mudar a forma como você joga Cartola FC. Ao finalizar essa leitura, você deixará de querer brigar apenas pelo título da sua Liga com os amigos. Você estará preparado para ser o melhor cartoleiro do Brasil!

Analisei minuciosamente a escalação do Campeão do Cartola FC 2022, jogador por jogador, rodada a rodada, e posso te assegurar que não foi sorte nem casualidade. O campeão do Nacional foi campeão porque aplicou uma série de estratégias consistentes que você irá aprender agora. Bom proveito!

1. Pontuação do Campeão Nacional do Cartola: Curiosidades e Comparativos

O campeão da Liga Nacional do Cartola FC de 2022 terminou a temporada com 3434.37 pontos, média de 90.38 pontos por rodada. Foram 1703.76 pontos no 1º turno – média de 89.67 por rodada – e 1730.61 pontos no 2º turno – média de 91.08 por rodada.

Ao longo de 38 rodadas, o líder do Nacional ultrapassou a casa dos 100 pontos em 11 ocasiões diferentes. Em outras palavras, a cada 4 rodadas o campeão passava dos 100 pontos pelo menos uma vez.

A maior mitada do ano ficou para a 29ª rodada quando ele fez 145.4 pontos. Já a segunda melhor pontuação, ocorreu logo na rodada de estreia. Isso mesmo, ele abriu o Cartola FC 2022 com 138.55 pontos, com Hulk e Calleri no ataque.

Por curiosidade, resolvi compará-lo com o Luis Gustavo, comandante do Pelo Sport Tudo 87 que brilhou no Mix em 2022. Por incrível que pareça, a distância de um para o outro se resumiu a 7 pontos por rodada. Estamos falando de menos de 1 gol de diferença por rodada ou de 1 SG com 2 desarmes. Falando em SG, aguardem até o item 4 desse post para ver o que o campeão aprontou.

Campeão Nacional 2022Luis Gustavo (Mix)
Média de pontos90.37 pontos83.03 pontos

2. Análise Completa por Posição do Jogador no Cartola

Prepare-se para algumas surpresas! Ao analisar a média de pontuação por posição ao longo de 38 rodadas, confirmei algumas expectativas que eu já tinha – jogar no 4-3-3 é melhor opção de longe – e me surpreendi em outros aspectos.

Confira abaixo a média de pontuação por posição levando em consideração as 38 rodadas do Cartola FC:

Comparativo por Posição

Posição Goleiro Lateral Zagueiro Meia Atacante Atacante (ajustado) Técnico
Média de Pontuação 5,61 pts 7,79 pts 5,67 pts 6,02 pts 11,17 pts 8,57 pts 6,63 pts

Observação: Inserimos duas colunas para a posição de atacante. A primeira leva em consideração a pontuação do capitão, enquanto na segunda a média está ajustada para anular esse efeito na comparação.

Vou te dizer as 3 coisas que mais me chamaram atenção:

  1. A média de pontuação do Técnico ficou acima das médias de pontuação do Goleiro, Zagueiro e Meia. Somente os Atacantes e Laterais pontuaram mais que o Técnico. Será que tem sentido economizar e escalar o Técnico mais barato para gastar mais cartoletas na escolha de Zagueiro ou Goleiro?
  2. Levando em consideração a pontuação ajustada dos Atacantes, percebemos que a diferença de média de pontuação entre Atacantes e Laterais foi menor do que a diferença entre Laterais e Meias. Será que vale a pena deixar de escalar os 2 Laterais para acrescentar 1 Meia e 1 Zagueiro?
  3. Com ou sem fator de ajuste, os Atacantes seguem sendo os jogadores de maior impacto no jogo. Será que é inteligente constantemente abrir mão de um atacante para colocar mais um meia?

Levando em consideração o time do campeão nacional do Cartola FC 2022 a resposta para todas as perguntas acima é: não!

Além da média por posição por rodada, também elaboramos uma análise para identificar a frequência das mitadas por posição. Consideramos uma “mitada” quando um jogador fez 13 ou mais pontos na rodada – o equivalente a um gol e uma assistência.

Os resultados percentuais foram esses:

  • A cada 100 Atacantes que o campeão escalou 30 passaram dos 13 pontos;
  • A cada 100 Laterais 18 passaram dos 13 pontos;
  • A cada 100 Meias apenas 12;
  • A cada 100 Zagueiros apenas 4 mitaram;
  • As posições de Goleiro e Técnico não superaram os 13 pontos em nenhuma rodada.

Resumindo essa seção: não invente moda! Utilizando o 4-3-3 e, por consequência, escalando 2 Laterais e 3 Atacantes, você aumenta a sua chance de ter uma média de pontuação melhor e de conseguir ultrapassar os 13 pontos com mais frequência no Cartola FC.

3. Dica para escolher o Capitão = Faça o feijão com arroz

Atenção, Cartoleiro!

Essa seção é exclusiva para assinantes.

O capitão foi fundamental para o campeão Nacional terminar a temporada no topo. E agora você tem a oportunidade de aprender a estratégia que ele utilizou.

Você tem 7 dias de garantia para testar sem compromisso, ou seja, assinando agora, você terá acesso a esse conteúdo e todas as nossas outras dicas exclusivas pelos próximos 7 dias. Se quiser cancelar após esse período, devolveremos 100% do seu dinheiro.

Você só tem a ganhar. Aproveite enquanto ainda restam vagas, e assine agora. Pagando no Pix ou no Cartão, o acesso é liberado na hora!

Salve, mito! Essa seção é exclusiva. Se você já é Sócio Caveira, faça o log in para acessar o conteúdo.

.

4. Fechar a defesa com jogadores de um único time: furada ou esperteza?

Atenção, Cartoleiro!

Essa seção é exclusiva para assinantes.

O campeão do Cartola FC não teria conquistado o título sem esta estratégia que explicamos aqui.

Se você quer aprender a estratégia que o campeão do Cartola FC 2022 usou na hora de escalar a defesa, recomendo que você assine nosso plano de Sócios.

Você tem 7 dias de garantia para testar sem compromisso, ou seja, assinando agora, você terá acesso a esse conteúdo e todas as nossas outras dicas exclusivas pelos próximos 7 dias. Se quiser cancelar após esse período, devolveremos 100% do seu dinheiro.

Você só tem a ganhar. Aproveite enquanto ainda restam vagas, e assine agora. Pagando no Pix ou no Cartão, o acesso é liberado na hora!

Salve, Mito! Essa seção é exclusiva. Se você já é Sócio Caveira, faça o log in para acessar o conteúdo.

É isso, Caveira.

Havia te prometido uma análise absurdamente completa sobre o campeão do Cartola FC de 2022 e foi o que eu fiz questão de te entregar nas linhas acima.

Espero que você estude o material com calma para extrair novos aprendizados e já aplicar no seu time em 2023.

Sds.,
Gustavo Rocha