Salve, cartolerio(a) Mix!

A temporada de 2025 será muito longa e muitas vezes você vai precisar pensar diferente dos seus adversários para tirar alguma vantagem, seja para tirar ou abrir uma diferença.

Neste quadro vamos citar diferentes formas de pensar fora da caixa, com objetivo único de ousadia e alegria, mas que podem render muitos pontos.

São 6 tipos de “apostas” que serão citadas por aqui toda rodada, justamente para te dar opções e visões diferentes de como apostar, mas quem sabe não colocamos mais uma bônus em alguma rodada específica, hein? E aí, tá preparado para pensar fora da caixa e mitar também? Aproveite com moderação!

Vamos lá para a rodada 3!

Obs: As primeiras rodadas são essenciais para ganhos de cartoletas. Isso faz toda a diferença no meio pro final do campeonato. Porém aqui estaremos visando apenas pontuar de uma forma diferente, com times e jogadores que não passam pela sua cabeça na hora de analisar a rodada. Então, o foco principal é pontuação e não estaremos ligando muito para preço de jogadores neste momento.


Desempenho na rodada 2:

Ferrolho: Botafogo “SG certo” conseguiu o saldo de gols e Ceará “SG ousado” também conseguiu;
Jogadores fora do top 20: Hulk 3.60 pontos, Bernabéi 14.50 pontos e Aguirre 7.40 pontos;
Faixa de capitão: Estêvão 1.50 pontos;
Goleiro: Antoni 6.30 pontos;
Banco de luxo: Ademir 0.40 pontos;
Furada: Gregore 0.20 pontos


Ferrolho: fechando a defesa

Quem não lembra daquela “figurinha” virtual que você ganhava ao acertar todos os jogadores da sua defesa que não tomaram gol? Pois é, aqui o intuito é fechar a zaga toda de um time visando o saldo de gols dessa equipe.

Irei indicar dois times toda rodada. Apesar de todo equilíbrio e competitividade do Brasileirão, escalar toda zaga de um time não é algo muito normal, por isso um time indicado será “certo” de garantir o SG e o outro será uma aposta mais fora do radar.

Atlético-MG: Um dos grandes favoritos da rodada o Galo deve ir com força máxima e precisa da vitória. O Vitória fez um jogo fora de casa e não marcou. Por conta da disparidade técnica acredito que o SG do Galo seja bastante factível e muito apostado nesta rodada.

São Paulo: Indicado desta vez como “aposta” por ter um “clássico” brasileiro pela frente, mas a fase do Cruzeiro não é nada boa. Apesar do empate amargo pela Libertadores no meio de semana, o São Paulo ainda não sofreu gol no Brasileirão e pode emplacar o terceiro jogo seguido no campeonato com SG.


Jogadores fora do top 20

É natural que a gente fique de olho nos 20 jogadores mais escalados da rodada e muitas vezes isso faz com que nossa opinião seja moldada por esse ranking, que nada mais é o que a maioria está pensando. Por isso, toda rodada irei indicar 3 jogadores fora do top 20 dos mais escalados. Justamente para citar nomes que podem mitar e que você não pensou na hora de escalar seu time.

Gabriel Taliari (ATA): Ninguém dava nada por ele na primeira rodada e fez dois gols em casa. Na segunda fez 6.80 sem scout decisivo. E agora, novamente em casa, pega um adversário acessível, como na primeira rodada, e não está sendo muito lembrado. Para fugir do óbvio já mostrou ter potencial. Será que mita de novo?

Germán Cano (ATA): Desde que Renato Gaúcho chegou o astral do time do Flu mudou. São apenas dois jogos, mas a postura foi diferente. Cano gosta de finalizar bastante e o Santos tem suas fragilidades. Poucos estão confiando no argentino tricolor que está fora do top 20 neste momento.

Estêvão (ATA): O time pode estar mal, ele vai ter um clássico pela frente, ele pode não ter feito gol em rival ainda, mas é difícil imaginar Estêvão fora dos 20 mais escalados em uma rodada. Dispensa qualquer comentário e costuma fazer muita coisa nesse time atual do Palmeiras. Mesmo com histórico recente negativo não dá para achar que ele não tem chance de ir bem.


Hora da faixa de capitão

Normalmente nosso capitão é do time que tem o confronto mais fácil, e muitas vezes ele é o mais escalado da rodada. Aqui irei indicar um jogador que pode tranquilamente usar a faixa de capitão e não está sendo muito visado.

Rony (ATA): Obviamente Hulk é o capitão mais escalado, mas Rony, seu companheiro de time e de ataque, também é um ótima opção para faixa. Nas duas primeiras rodadas pontuou mais que o camisa 7 e ainda marcou um gol. Além disso pega um adversário que deve ceder muitas finalizações. Acredito que ele tem muito potencial para mitar também e é uma ótima opção para fugir da obviedade.


Goleiro faz a diferença…

Dizem que todo time campeão precisa de um bom goleiro e no Cartola FC não é diferente. Uma das posições mais difíceis de se escalar também é uma que deve ter uma grande margem de diferenciação nos times, afinal só podemos escalar um. Para 2025 a pontuação de defesa aumentou para 1.3 e isso vai impactar diretamente no fantasy game. Aqui irei indicar um goleiro que tem potencial de estar na seleção da rodada e não está sendo muito visado. Seja por SG, seja por defesas ou os dois.

Everson: Eu sei que está sendo pouco visado por conta do preço, mas também temos aqueles que têm muitas cartoletas e/ou preferem priorizar mais a defesa do que o ataque. Por isso, Everson surge como grande opção. O Galo é um dos favoritos a conquistar o SG e, numa rodada com muitos jogos equilibrados, Everson surge como boa opção para pontuar bem.


Banco pode resolver campeonatos

A grande mudança para o Cartola FC 2025 é a estreia do reserva de luxo. Agora, se seu reserva for melhor que qualquer titular daquela posição, ele entra no seu time e seu titular, de pontuação mais baixa, sai. Ou seja, muitos reservas vão entrar em campo. Escalar o banco virou uma obrigação e vai precisar de estratégia também. Por isso, irei indicar um reserva de luxo ousado, que tem chance de mitar e vai entrar em campo pelo seu time.

Erick Pulga (ATA): Será mais uma vez o indicado. Na rodada passada acabou começando no banco e por isso entrou Ademir no seu lugar. Desta vez deve inciar jogando e tem um adversário muito acessível. Além disso é barato e vem cheio de moral depois de marcar um golaço e dar o triunfo para o Bahia fora de casa pela Libertadores. Pelo futebol que ele e o time vêm jogando, acredito que terá boas chances de ser decisivo mais uma vez.


Furada: Mais escalado não é sinônimo de pontuar bem

Por último, irei indicar 1 jogador entre os 11 mais escalados que pode ser descartado. A tendência é que os 11 mais escalados enfrentem adversários piores e tenham mais chance de mitar. Porém, nem sempre isso é a realidade e certamente terão outros jogadores bons também para entrarem no lugar destes. Aqui só será citado para ficarmos de olho quem pode não render bem, mas não será citado jogador para o seu lugar.

Ronaldo (GOL): É uma boa opção para rodada principalmente pelo seu preço, mas mesmo o Bahia sendo favorito para vencer o Mirassol em casa o jogo não deve ser fácil. Além disso, o Mirassol fez gol nas duas partidas que fez e finalizou bastante. Podendo escolher, independente do preço, acredito que Ronaldo não seria o goleiro mais escalado na rodada.

OBS: Não irei citar o Saravia que não está como provável e, até o momento, está entre os 11 mais escalados.


E aí, cartoleiro(a) Mix, curtiu o novo quadro? Te ajudou a pensar fora da caixa nesta rodada? Partiu mitar de um jeito diferente!

Abraços!