O mercado fecha em:

As Muralhas #3

Saaaalve Cartoleiros Mix! Declaro aberta a temporada de procura aos paredões do CartolaFC 2016! Me apresentando: sou Pedro, componho a equipe do Mix desde 2015, atuando como CDC nas redes sociais. Agora, iniciando a vida de colunista neste site, tenho a missão de ajudar a galera nessa posiçãozinha difícil de mexer, o camisa 1, GOLEIRO. […]

Postado em: 6 de junho de 2016
Atualização: 6 de junho de 2016
Autor:
Tempo de leitura: 5 minutos

Saaaalve Cartoleiros Mix!

Declaro aberta a temporada de procura aos paredões do CartolaFC 2016!

Me apresentando: sou Pedro, componho a equipe do Mix desde 2015, atuando como CDC nas redes sociais. Agora, iniciando a vida de colunista neste site, tenho a missão de ajudar a galera nessa posiçãozinha difícil de mexer, o camisa 1, GOLEIRO.

Posição difícil de escolher, o goleiro do time tem um papel fundamental na sua pontuação: ele pode te ferrar, ou pode te fazer mitar na rodada. Portanto, analisar estatísticas, confrontos, retrospecto e a qualidade do goleiro é algo fundamental pra sair na frente dos seus adversários.

Para quem não sabe, a pontuação do goleiro funciona da seguinte forma:
Para cada gol sofrido: -2 pontos
Para cada defesa difícil: +3 pontos
Defesa de pênalti: +7 pontos
Jogo sem sofrer gol: +5
pontos

TIRE OUTRAS DÚVIDAS SOBRE PONTUAÇÕES, LIGAS, DENTRE OUTRAS

Como funciona o quadro:

Antes de cada rodada, serão indicados dois goleiros: um com base em SALDO DE GOL (não sofrer gol) e outro visando DEFESAS DIFÍCEIS.

O goleiro com base em Saldo de Gol geralmente é escolhido levando em conta o confronto que seu time tem. Um time em boa fase jogando em casa contra um time fraco tem tudo para não sofrer gol, e o goleiro ter seus 5 pontos do SG garantidos. Maaaas, futebol é imprevisível. Se o goleiro por acaso toma um gol, a história muda, pois ele não deve ser exigido a ponto de fazer defesas difíceis para recuperar a pontuação. Exemplo: Magrão (Sport), ainda em 2015, acabou sofrendo um gol no confronto contra o time reserva do Figueirense, e fez -2 pontos.

Por outro lado, o goleiro visando Defesas Difíceis está no perfil do camisa 1 que tem um adversário que ataca bastante, sendo então bastante exigido e tendo oportunidades para fazer boas defesas. Assim, ele pode sofrer gols no jogo, mas contanto que faça muitas defesas, sua pontuação será alta. Exemplo: Oliveira (Joinville), em 2015, sofreu um gol, mas fez 5 defesas e acabou fazendo 12,40 pontos.

Assim, cabe a você escolher entre um dos dois. Claro, se você não concordar com as sugestões, não tem problema. Deixe sua opinião nos comentários!

Obs: nas primeiras rodadas, é importante focar em ganhar cartoletas. Então, teremos goleiros que devem pontuar bem, mas que também irão valorizar.

Na rodada anterior …

É amigos, a zica chegou!

Fábio e Cavalieri: dois ótimos goleiros atuando em casa contra times inferiores, com SG’s aparentemente tranquilos, mas que foram vítimas dos principais jogadores adversários: Rafael Moura e Grafite, respectivamente. Na crise, Fábio fez 2 pontos (ficou devendo uma DD, hein CartolaFC) e Cavalieri decepcionantes -1. Rodada ruim, só o Grohe garantiu SG.

Então, vamos ao que realmente interessa!

 

GOLEIRO COM BASE EM NÃO SOFRER GOL

Danilo-Fernandes-treino-715-Ricardo-Duarte-Divulgação
Nome:
 Danilo Fernandes
Time: Internacional
Confronto: Internacional x Sport
Preço: C$10,40
Valorização: +C$1,40

Danilo Fernandes é o nome da fera! Na rodada passada o nosso goleiro estreou pelo Inter, após confirmada a saída de Alisson. E que estreia, hein?! Mesmo perdendo SG, Danilo efetuou três DD’s, além de sofrer uma falta, e teve boa pontuação.

Para essa 3ª rodada, o time gaúcho encara o Sport em pleno feriado, quinta-feira às 16hs, no Beira Rio. Ainda que tenha vacilado na estreia do BR 2016 ao empatar com a Chapecoense em casa, o Colorado buscou três pontos importantes ao derrotar o SPFC no Morumbi pela 2ª rodada, e neste próximo confronto é obrigado a vencer para seguir firme no pelotão de cima da tabela.

Nosso goleiro escolhido mostra-se como boa opção para o SG. Como dito acima, o Inter precisa MUITO da vitória para se afirmar como mandante em casa, perder pontos para Chapecoense e Sport jogando no Beira Rio seria catastrófico num campeonato tão equilibrado. E o Sport não vem bem! Após perder na estreia para o Flamengo, tropeçou em casa contra o Botafogo, num jogo fraco tecnicamente onde as duas equipes desperdiçaram ótimas chances, e o time pernambucano poderia até ter saído derrotado.

Com elenco indiscutivelmente superior, o Inter deve ser dono das ações dentro do jogo. Confio no SG, e porventura alguma DD do Danilo em finalizações de Diego Souza ou Túlio de Melo. Como fez sua estreia na rodada passada, nosso goleiro ainda terá sua valorização baseada no critério de 2ª rodada, onde os valorizados tendem a continuar valorizando se pontuarem bem. Assim, além de pontos, Danilo pode render boas cartoletas.

 

GOLEIRO VISANDO DEFESAS DIFÍCEIS

weverton
Nome:
 Weverton
Time: Atlético-PR
Confronto: Botafogo x Atlético-PR
Preço: C$5,66
Valorização: +C$0,51

Se você joga Cartola há pelo menos um ano, sabe que esse cara já figurou entre os melhores goleiros da rodada várias vezes. Weverton é o escolhido para catar tudo e nos dar boas DD’s! No jogo passado, nosso escolhido salvou o Furacão em no mínimo três boas chances que o Galo teve de virar o jogo, e mesmo perdendo o SG somou 7 pontos para quem apostou nele. Atuação de gala!

Nesta 3ª rodada, o CAP vai a Juiz de Fora – MG encarar o Botafogo, num jogo com mando de campo do time carioca. O jogo acontece na quarta-feira, às 19:30hs, no estádio Mário Helênio.

Pode parecer estranho esperar que o Botafogo dê trabalho ao goleiro do Atlético-PR, mas a verdade é que o time parananense joga e deixa muito espaço para o adversário jogar, vide os confrontos contra Palmeiras e Atlético-MG. O Bota não vem num bom momento, mas fatalmente vai chegar vez ou outra ao gol de Weverton, considerando que os cariocas precisam muito da vitória. A pressão é grande, e Ricardo Gomes tem que jogar o time pra cima do Furacão.

Espero de Weverton no mínimo duas DD’s, e consideremos que o SG é possível. Se rolar aquele 0x0 com nosso escolhido salvando, tudo certo! Xô zica!

P.S.: Há goleiros que talvez sejam melhores opções caso você considere mais manter o SG do que arriscar em DD’s, caso de Walter (Corinthians).

 

Então é isso! Boa sorte a todos, que nossos goleiros consigam ter um bom rendimento!

Abração,

Pedro Henrique Cordeiro
Facebook: /pedrohenrique.cordeiro.3

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.