Salve, cartoleiro(a) Mix!

O Brasileirão 2025 está prestes a começar e, é claro, que já estamos de olho nos times que podem ter mais jogadores que podemos escalar visando mitadas e outros times que pretendemos evitar neste início de campeonato. Sabemos que o Campeonato Brasileiro é um dos campeonatos mais disputados no mundo e são alguns times favoritos ao título antes do campeonato começar de fato.

Com investimentos cada vez mais altos, alguns times acabam ficando um pouco para trás e despontam como favoritos ao rebaixamento. A título de curiosidade esta foi a janela mais cara da história do futebol brasileiro somando todos os clubes da Série A. Ao todo 1,739 bilhões de reais foram gastos.

Se liga quais times apontam neste momento como favoritos ao título e ao rebaixamento na temporada 2025:

AO TÍTULO

Como falado anteriormente os times gastam cada vez mais e uns estão mais estruturados do que outros. Por conta disso, da regularidade nos últimos anos e das opções de cada elenco, acredito que Flamengo e Palmeiras são os dois principais favoritos ao título brasileiro em 2025.

O Flamengo iniciou o ano muito bem com Filipe Luís, vem jogando muita bola e já conquistou dois títulos, Supercopa do Brasil e Carioca, vencendo com sobras seus rivais Botafogo e Fluminense, respectivamente.

Por outro lado, o Palmeiras oscilou em alguns momentos neste início de ano, quase não se classificou para o mata mata do campeonato paulista, mas hoje é finalista. Apesar disso, sabemos como é Abel Ferreira no Brasileirão e como ele pode tirar o melhor do seu time, que vem bastante reforçado depois de uma janela de contrações cara.

Numa segunda prateleira, vejo três times que também podem brigar pelo título e são favoritos, mas menos que os citados anteriormente. Primeiro deles é o Internacional, que vem jogando muito bem desde o ano passado, com trabalho encaixado do Roger Machado, foi campeão gaúcho de 2025, mas que pode ter que poupar no Brasileirão e sentir falta de um elenco.

Corinthians, que também vem numa crescente desde o ano passado, pode ser campeão paulista e com a eliminação na Libertadores, a tendência é de foco no Brasileiro e menos na Sul-Americana, com isso não rodaria tanto elenco no Brasileirão.

Por fim, mas não menos importante, o Botafogo que perdeu dois titulares absolutos, Luiz Henrique e Thiago Almada, mas também fez contratações com potencial, mas hoje o time é uma incógnita por conta do seu técnico. O alvinegro ficou muito tempo sem treinador, perdeu duas finais e desde que Renato Paiva assumiu, ele não fez nenhum jogo oficial e está treinando há dias. Por conta disso, o time não é um dos principais favoritos, mas por conta dos jogadores e o que fez ano passado não pode ser descartado.

Outros clubes têm bons times e boas peças em seus elencos, mas ainda não se mostraram favoritos ao título de 2025. Coisa que pode mudar de cenário após as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

AO REBAIXAMENTO

É inevitável não citar alguns times que subiram ano passado. Além da diferença técnica, a financeira para os outros clubes é gritante. Apesar da grande estrutura, para o porte da equipe, e contratações de jogadores com experiência na Série A, disputar pela primeira vez a elite do futebol brasileiro não é fácil. ]

Por isso, vejo Mirassol como principal candidato em 2025. Além dele, Ceará e Sport, que possuem torcidas apaixonadas e já estiveram na Séria A outras vezes, também devem ter o principal objetivo como se manter na primeira divisão porque sabem da dificuldade e mesmo com contratações interessantes são favoritos ao rebaixamento.

Das equipes que permanecerem ano passado na Série A, Juventude e Vitória, que costumam ser fortes em casa, também coloco na lista. O Vitória conseguiu uma grande sequência de resultados positivos, principalmente no Barradão, desde o ano passado, mas perdeu peças importantes do time de 2024.

Red Bull Bragantino não está entre os favoritos, mas tem que abrir o olho desde o início. Por conta da competitividade e equilíbrio do campeonato, sempre temos times grandes que brigam para não cair e nos últimos anos e recorrente um deles não conseguir escapar.

Na minha visão não temos nenhum que comece como favorito ao rebaixamento, mas sabemos que muitas vezes só o time no papel não funciona. A ver se esse ano teremos alguma(s) surpesa(s).

Abraços!