Dados atualizados até o dia 18/01 (após a partida Sampaio Corrêa-RJ 2×1 Botafogo, válida pelo Campeonato Carioca)
Após um 2024 dos sonhos, o ano de 2025 do Botafogo foi muito abaixo do que o torcedor esperava. Com as saídas de Almada e Luiz Henrique e boa parte do elenco campeão em 2024, o alvinegro viveu um ano de reformulação. Com muitas incertezas, o grande momento da equipe na temporada foi a vitória diante do PSG na Copa do Mundo de Clubes, fora isso colecionou eliminações e teve que se contentar com uma vaga na pré-Libertadores de 2026.
Para o ano de 2026 o Fogão mudou o comando técnico, contratando o argentino Martín Anselmi, treinador com passagens por Independiente del Valle e Porto-POR. Em relação aos reforços, até o momento, nenhum nome de grande repercusão, sendo o atacante Villalba a grande novidade da equipe. Agora, tratando-se das saídas, uma foi bem significativa: a negociação do capitão Marlon Freitas para o rival Palmeiras.
O Botafogo é mais uma equipe que optou por começar a temporada com um time alternativo, tendo a estreia da equipe principal marcada para o dia 21/01/2026 contra o Volta Redonda, pelo Carioca.
Confira os dados da temporada do Botafogo no ano de 2026 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Escalação base
Goleiro: Neto (Léo Linck);
Laterais: Alex Telles e Vitinho;
Zagueiros: Alexander Barboza e Bastos (Ythallo);
Meias: Allan (Newton), Danilo e Savarino (Santiago Rodríguez);
Atacantes: Artur, Arthur Cabral e Joaquín Correa (Montoro);
Vai e vem no mercado
Quem chegou: Riquelme (ZAG), Ythallo (ZAG), Villalba (ATA) e Martín Anselmi (TEC).
Quem saiu: Cuiabano (LAT), David Ricardo (ZAG), Gabriel Bahia (ZAG), Lucas Halter (ZAG), Marlon Freitas (MEI), Matías Segovia (MEI), Jeffinho (ATA), Mastriani (ATA), Yarlen (ATA) e Davide Ancelotti (TEC).
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2026
Garçons em 2026
Olho neles: os 5 jogadores que prometem no Cartola FC 2026
Alex Telles (LAT) – Apesar de não ser tão bom pra Cartola com desarmes e média básica, o lateral é o cobrador oficial de pênaltis do Botafogo. Além disso, com a chegada de Martín Anselmi que gosta de atuar por vezes com 3 zagueiros, pode ganhar mais liberdade para atacar no esquema tática do alvinegro.
Alexander Barboza (ZAG) – Segue sendo o xerifão da zaga do Fogão. Em 2025 foi prejudicado pelas lesões e por muitas vezes atuar com companheiros improvisados ao seu lado na zaga, mas sabemos do seu potencial, principalmente quando atua em casa.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Fogão até aqui? A equipe alvinegra lhe inspira confiança para a temporada 2026?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Um abraço!