Dados atualizados até o dia 22/02 (após a partida América-MG 1×1 Cruzeiro – 4×2 nos pênaltis, válida pelo Campeonato Mineiro).
Em 2024, o Cruzeiro SAF, gerido por Ronaldo Fenômeno começou o ano sendo eliminado pelo modesto Sousa, da Paraíba, na primeira fase da Copa do Brasil e também foi derrotado de virada pelo Atlético-MG na final estadual. Tudo isso resultou na queda do treinador Nicolás Larcamón e a solução encontrada foi Fernando Seabra, que havia conduzido interinamente o time na reta final do Brasileirão 2023.
Em meio a uma crise e muitas cobranças, a paciência da torcida com Ronaldo se esgotou e o mesmo optou por vender o clube para o empresário mineiro Pedro Lourenço, que assumiu o controle da SAF e passou a investir pesado no futebol. O clube mineiro contratou nomes como Cássio, Matheus Henrique, Matheus Pereira, Jonathan Jesus, Wallace e Kaio Jorge.
O Cruzeiro se destacou na Copa Sul-Americana e até mesmo voltou a uma final continental após 15 anos. Contudo, foi superado pelo Racing em terras paraguaias e ficou com o vice campeonato.
A Raposa encerrou a temporada 2024 de forma frustrante. Ser finalista da Sul-Americana e terminar o Brasileiro na primeira página seriam bons resultados sob a expectativa da gestão de Ronaldo, mas, com a chegada de Pedro Lourenço e os investimentos altos, ficar fora da Libertadores 2025 motivou uma análise mais crítica e negativa sobre a temporada.
Para 2025 a Raposa se reforçou em alguns setores. Destaque para nomes como Dudu, Gabigol e Eduardo, Bolasie. A equipe mineira começou o ano com algumas expectativas, mas na competição estadual foi eliminada na semifinal para o América-MG. Contudo, está classificada para a terceira fase da Copa do Brasil e para o grupo E da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Confira os dados da temporada do Cruzeiro no ano de 2025 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Mineiro: Eliminado na semifinal para o América-MG
Copa do Brasil: Classificado para a terceira fase
Copa Sul-Americana: Classificado para o grupo E da fase de grupos
Números da Equipe
10 Jogos: 3 Vitórias – 4 Empates – 3 Derrotas
Gols marcados: 12 – Média de 1,2 por partida
Gols sofridos: 11 – Média de 1,1 por partida
Jogos sem sofrer gol: 1 (10%)
Jogos sem marcar gol: 2 (20%)
*Os amistosos do Cruzeiro diante do São Paulo, Atlético-MG e RB Bragantino não foram contabilizados na análise geral do desempenho da equipe.
Escalação base
Goleiro: Cássio
Laterais: William e Marlon (Kaiki e Villalba)
Zagueiros: Fabricio Bruno e Jonathan Jesus
Meias: Wallace, Matheus Henrique e Matheus Pereira
Atacantes: Dudu, Kaio Jorge e Gabigol
Quem chegou: Fabricio Bruno (ZAG), Mateo Gamarra (ZAG), Fagner (LAT), Eduardo (MEI), Bolasie (ATA), Gabigol (ATA), Dudu (ATA), Christian (MEI), Rodriguinho (MEI), Marquinhos (ATA), Wanderson (ATA) e Leonardo Jardim (TEC).
Quem saiu: Rafael Cabral (GOL), Anderson (GOL), Gabriel Grando (GOL), Wesley Gasolina (LAT), Palcios (LAT), Lucas Oliveira (ZAG), Zé Ivaldo (ZAG), Fabrizio Peralta (MEI), Vitinho (MEI), Fernando Henrique (MEI), Mateus Vital (MEI), Ramiro (MEI), Rafa Silva (ATA), Gabriel Veron (ATA), Barreal (ATA), Arthur Viana (ATA), Tevis (ATA) e Fernando Diniz (TEC).
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2025
Garçons em 2025
Olho neles: os 5 jogadores que prometem no Cartola FC 2025
Gabriel (ATA) – É o artilheiro do Cruzeiro na temporada com 5 gols marcados. Também é o cobrador de pênaltis da equipe celeste e tem tudo para se destacar positivamente no Campeonato Brasileiro.
Matheus Pereira (MEI) – O camisa 10 nas duas últimas temporadas foi um dos nomes mais importantes do Cruzeiro. O meia se movimenta bastante, sofre muitas faltas, chega bem ao ataque e tem tudo para ser um mito no Cartola FC na temporada 2025.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Cabuloso até aqui? A equipe mineira lhe inspira confiança para a temporada 2025?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Um abraço!