Dados atualizados até o dia 11/04 (após a partida Cruzeiro 3×3 Alianza válida pela Copa Sul-Americana).
Em 2023, o Cruzeiro Esporte Clube retornou para a elite do Brasileirão com um objetivo: se manter na série A. Era essa a primeira grande meta do time gerido por Ronaldo Fenômeno. E não apenas isso foi conquistado pela equipe celeste. O Cruzeiro também garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Cruzeiro no decorrer da temporada 2023 apresentou evidentes erros na formação do elenco. Principalmente no setor ofensivo, já que a busca por um camisa 9 não deu certo. Nomes como Gilberto, Henrique Dourado e Rafael Papagaio surgiram, mas o time mineiro apresentou dificuldades ofensivas e foi um dos piores mandantes do Brasileirão.
Para 2024, faz-se necessária uma profunda avaliação do elenco e da formação. A expectativa por parte da torcida é que haja um investimento maior e melhor no elenco, já que a Raposa também disputará uma competição internacional.
O ano do time mineiro se encerrou com a mudança no comando. O argentino Nicolás Larcamón chegou ao Cruzeiro no final de dezembro. Larcamón foi demitido pelo León, do México, por causa da eliminação precoce no Mundial de Clubes, mas antes disso, conquistou a Copa dos Campeões da CONCACAF com o seu ex-clube, que estava longe de ser um dos mais fortes do campeonato.
Para 2024 a Raposa se reforçou em alguns setores. Destaque para nomes como Zé Ivaldo, Lucas Romero, Juan Dinenno, José Cifuentes, Lucas Villalba e Álvaro Barreal.
Confira os dados da temporada do Cruzeiro no ano de 2024 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Mineiro: Vice-campeão
Copa do Brasil: Eliminado na primeira fase pelo Sousa-PB
Copa Sul-Americana: Classificado para a Fase de grupos – Grupo B
Números da Equipe
15 Jogos: 7 Vitórias – 5 Empates – 3 Derrotas
Gols marcados: 24 – Média de 1,6 por partida
Gols sofridos: 16 – Média de 1,06 por partida
Jogos sem sofrer gol: 6 (40%)
Jogos sem marcar gol: 4 (26%)
Escalação base
Goleiro: Rafael Cabral;
Laterais: William e Marlon;
Zagueiros: Zé Ivaldo e João Marcello;
Meias: Lucas Silva (Cifuentes), Lucas Romero, Mateus Vital e Matheus Pereira;
Atacantes: Dinenno e Arthur Gomes (Barreal).
Quem chegou: Zé Ivaldo (ZAG), Rafa Silva (ATA), Nicolás Larcamón (TEC), Léo Aragão (GOL), Gabriel Veron (ATA), Juan Dinenno (ATA), Lucas Romero (MEI), José Cifuentes (MEI), Lucas Villalba (ZAG) e Álvaro Barreal (ATA).
Quem saiu: Luciano Castán (ZAG), Gabriel Mesquita (GOL), Weverton (ZAG), Lucas Oliveira (ZAG), Matheus Jussa (MEI), Bruno Rodrigues (ATA), Paulo Victor (ATA), Daniel Junior (MEI) e Gilberto (ATA).
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2024
Garçons em 2024
Olho neles: os 5 jogadores que prometem no Cartola FC 2024
Juan Dinenno (ATA) – Ídolo do Pumas, do México, o centroavante argentino Juan Dinenno, é o artilheiro do Cruzeiro até aqui com 6 gols marcados. A expectativa é que o atacante, siga balançando as redes e resolva o problema do ataque da Raposa, inoperante em 2023.
Matheus Pereira (MEI) – Típico jogador de Cartola, já que finaliza bastante e é bastante participativo ofensivamente, sendo o garçom da equipe celeste na temporada com 06 assistências até aqui. Em 2023 foi um dos importantes nomes do Cruzeiro para garantir a permanência do clube campanha excepcional na elite do futebol nacional. É um dos cobradores de pênaltis da equipe, se movimenta bastante, sofre muitas faltas, chega bem ao ataque e tem tudo para ser um mito no Cartola FC.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Cruzeiro até aqui? Acredita que o time celeste fará uma boa participação na série A em 2024?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Um abraço, Jéssica!