Dados atualizados até o dia 06/04 (após a partida Criciúma 1×1 Brusque válida pelo Campeonato Catarinense).
Após 9 anos, o Criciúma está de volta a Série A do Brasileirão. Na temporada passada, a equipe catarinense ficou na terceira colocação da Série B, se classificando antecipadamente na 37ª rodada após vencer o Botafogo-SP em casa.
Neste início de temporada, o Tigre não se movimentou muito na janela de transferência, mas ganhou repercução nacional e internacional ao contratar o atacante Bolasie, que conta com certo destaque no futebol europeu com passagens por times conhecidos como Crystal Palaca, Aston Villa, Everton e Sporting-POR. Chega com status de estrela.
No Campeonato Catarinense, a equipe comandada por Claudio Tencati se classificou em primeiro na Primeira Fase da competição com um aproveitamento de 75%. De lá pra cá, despachou Hercílio Luz e Barra, e saiu na frente na final contra o Brusque. Já na Copa do Brasil, o Tigre empatou e se classificou nos dois jogos até aqui, sendo o primeiro pelo regulamento e no segundo nas penalidades.
No Brasileirão 2024 a expectativa é que o Criciúma seja regular, sempre como um mandante indesejado e tem um objetivo claro para o final do campeonato: se manter na Série A para 2025. Mas fato é, que analisando antecipadamente os elencos atuais, é um dos grandes candidatos ao rebaixamento.
Confira as estatísticas do Criciúma no ano de 2024 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Catarinense: Campeão
Copa do Brasil: Classificado para a terceira fase
Números da Equipe
20 Jogos: 12 Vitórias – 5 Empates – 3 Derrotas
Gols marcados: 28 – Média de 1,4 por partida
Gols sofridos: 15 – Média de 0,75 por partida
Jogos sem sofrer gol: 8 (40%)
Jogos sem marcar gol: 3 (15%)
Escalação base
Goleiro: Gustavo
Laterais: Claudinho e Marcelo Hermes
Zagueiros: Tobias Figueiredo e Rodrigo
Meias: Higor Meritão, Gustavo Barreto, Felippe Mateus e Marquinhos Gabriel
Atacantes: Felipe Vizeu (Éder) e Renato Kayzer
Quem chegou: Bolasie (ATA), Renato Kayzer (ATA), Tobias Figueiredo (ZAG), Angel (ZAG), Matheus Teixeira (GOL), Higor Meritão (MEI), Barcia (MEI), Trauco (LAT), Candelo (LAT), Guilherme (LAT), Léo Gonçalves (MEI)
Quem saiu: Lohan (ATA), Crystopher (MEI), Matheus Mancini (ZAG), Leonardo Oliveira (MEI), Canesin (MEI), Rômulo (MEI), Neilton (ATA), Arilson (MEI), Welinton (ATA)
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2024
Garçons em 2024
Olho neles: os 4 jogadores que prometem no Cartola FC 2024
Felipe Vizeu (ATA) – Atuou em 18 dos 20 jodos disputados pelo Criciúma na temporada e conta com 6 participações em gol até aqui. É o artilheiro (5 gols marcados) e maior finalizador (média de 2,6 finalizações por partida) do Tigre no ano.
Gustavo (GOL) – Tem média de 3,50 defesas por partida disputada no Campeonato Catarinense. Além disso, até aqui na temporada, participou de 2 disputas de penalidades e o Cricíuma vencer as duas com um total de 4 pênaltis defendidos em 8 oportunidades, ou seja, um incrível aproveitamento de 50%.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Tigre até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2024?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!!