Dados atualizados até o dia 09/04 (após a partida Corinthians 4×0 Nacional válida pela Copa Sul-Americana).

O Brasileirão do ano passado teve um final com tons de drama para o Corinthians. A equipe quase se complicou e nas últimas rodadas viu o risco do rebaixamento bater na porta. A partida contra o Vasco da Gama em São Januário foi dada como uma “final”, onde o Timão saiu vencedor e pôde respirar. No final das contas, a equipe na época comandada por Mano Menezes ainda conseguiu uma vaga para disputar a Sul-Americana deste ano.

A temporada 2024 se inicou conturbada no CT Joaquim Grava. Durante a janela de transferências a nova diretoria proporcionou uma série de bizarrices, onde tivemos jogador anunciado que treinou com o elenco, depois voltou para o antigo time e posteriormente foi contratado, como foi o caso de Matheuzinho ex-Flamengo. Na contratação de Garro, também houve anúncio e depois um impace que quase ocasionou na não vinda do jogador por conta de um valor referente ao imposto. Tivemos também o caso do titular Lucas Veríssimo que saiu de graça, visto que a sua renovação com a diretoria foi apenas verbal. Enfim, tiveram algumas falhas por, aparentemente, certa inexperiência dos novos diretores.

Falando de futebol, o Timão começou muito mal o ano sob o comando de Mano Menezes. Com ele como técnico, o Corinthians emplacou uma série de 4 derrotas consecutivas em 5 jogos disputados. Esse retrospecto complicou a equipe no Campeonato Paulista, sendo então eliminada na fase de grupos. Além disso, o Corinthians agora terá que se dar muito bem na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro para conseguir uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

Após a saída de Mano, o Timão fechou a contratação o português Antonio Oliveira que estava no Cuiabá. Logo de cara ficou evidente a mudança de postura da equipe diante do novo treinador. Sob seu comando até aqui são 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota em 8 partidas disputadas, ou seja, um aproveitamento de 79%. Devemos destacar que todas as vitórias conquistadas pelo Corinthians nesta atual temporada foram sob comando do português.

No Brasileirão de 2024, a expectativa é que o Timão possa ao menos lutar por uma vaga na tão sonhada Libertadores de 2025 após alto investimento na janela de transferências deste início de ano. Porém, é evidente que na janela do meio da temporada a equipe precisará ainda de muitos reforços para compor o elenco e algumas carências no time titular.

Confira as estatísticas do Cotinthians no ano de 2024 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.


Desempenho nos campeonatos que disputou

Campeonato Paulista: Eliminado na fase de grupos
Copa do Brasil: Classificado para a terceira fase
Copa Sul-Americana: Classificado para a Fase de grupos – Grupo F

Números da Equipe

16 Jogos: 7 Vitórias – 3 Empates – 6 Derrotas
Gols marcados:
25 – Média de 1,56 por partida
Gols sofridos:
15 – Média de 0,93 por partida
Jogos sem sofrer gol:
6 (37%)
Jogos sem marcar gol:
5 (31%)


Escalação base

Goleiro: Cássio
Laterais:
Fagner e Hugo
Zagueiros:
Cacá (Torres) e Gustavo Henrique
Meias:
Raniele, Maycon e Garro
Atacantes:
Yuri Alberto, Wesley e Pedro Raul (Romero)

Quem chegou: Féliz Torres (ZAG), Gustavo Henrique (ZAG), Cacá (ZAG), Hugo (LAT), Matheuzinho (LAT), Palacios (LAT), Garro (MEI), Raniele (MEI), Igor Coronado (MEI), Pedro Raul (ATA), Pedro Henrique (ATA)

Quem saiu: Bruno Méndez (ZAG), Gil (ZAG), Lucas Veríssimo (ZAG), Fabio Santos (LAT), Rafael Ramos (LAT), Cantillo (MEI), Giuliano (MEI), Renato Augusto (MEI), Roni (MEI), Rojas (MEI), Felipe Augusto (ATA), Pedro (ATA)


Homens das bolas paradas

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes 2024. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Artilheiros em 2024

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes 2024. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Garçons em 2024

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes 2024. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Olho neles: os 5 jogadores que prometem no Cartola FC 2024

Yuri Alberto (ATA) – Falam muito mal dele por conta dos gols perdidos, mas o fato é que com Mano Menezes no comando todo o elenco corinthiano jogava mal. Após a chegada de Antonio Oliveira, Yuri tem 5 gols marcados em 6 jogos disputados. É o artilheiro da equipe na temporada e divide com Maycon a responsailidade pelas cobranças das penalidades. Com média de 2,70 chutes por jogo, foi o jogador do Timão que mais finalizou no Campeonato Paulista.

Fagner (LAT) – Por mais que tenha recebido muitos cartões (4 até aqui na temporada) e é bastante criticado pelas fortes chegadas nos adversários, Fagner aparece bem no ano com 3 assitências para gol em 12 jogos. Defensivamente, no Paulistão teve uma média de 2 desarmes por partida disputada, ficando atrás apenas de Raniele nesta estatística.

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes 2024. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Timão até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2024?

Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!

Forte abraço!!