Alô Cartoleiras e Cartoleiros Mix!
Pré-temporada 2022 a todo vapor e hoje a pergunta é: o que você analisa na hora de escalar cada posição no Cartola? O intuito desse post é ajudar na hora da tomada de decisão para a escolha das peças de cada setor do seu time! Bora?
Mudança nos scouts
Antes de analisarmos cada posição, precisamos falar sobre as mudanças que o Cartola fez em alguns scouts. Abaixo temos uma tabela comparando como eram e como serão a partir de agora os scouts que sofreram modificações.
Como podemos observar, grande parte dos scouts defensivos sofreram aumento em suas pontuações, o que pode beneficiar bastante jogadores que dependem desses scouts para fazer boas pontuações.
Ofensivamente, o impedimento sofreu um decréscimo de pontuação significativa, favorecendo aquelas atacantes que costuma ficar na banheira. Além disso, agora no pênaltis perdidos, a finalização será contabilizada e abatida no valor de -4 pontos, que é a punição quando o atleta desperdiça a penalidade máxima.
Goleiros
Se antes a posição de goleiro era uma das mais difíceis de se escalar, agora sem o scout de defesa difícil, as pontuações dos arqueiros foram de certa forma niveladas, facilitando na hora da escolha do camisa 1.
Deve-se levar em consideração para esta posição principalmente o SG, já que são 5 pontos importantes, em caso do goleiro não ser vazado. Goleiros de times que sofrem bastante finalizações ao seu gol, podem ser diferenciais, sempre aliando as defesas com a possibilidade de SG.
Laterais
Os laterais foram os grandes beneficiados com a mudança recente no critério de desarmes, já que após a bola ser interceptada e sair pela linha lateral, agora conta como desarme.
Este ano, a tendência ´´e que mais uma vez a média dos laterais sofra aumento, isso porque o desarme agora vale 1.2 e falta cometida foi reduzida para -0.30 pontos.
Os scouts que devem ser considerados na hora de se escalar os jogadores desta posição são: 1º) SG, sempre escolha laterais que tenham chances de conquistar o tão esperado saldo de gols; 2º) opte por laterais que tenham destaque em scouts ofensivos, já que são eles que tem a maior pontuação do game (gols e assistências); 3º) desarmes, escolha sempre laterais que tenham uma média boa neste scout, embora pareça óbvio, muitos fãs do game escalam laterais que desarmam pouco e ficam reféns apenas do SG ou de algum scout ofensivo.
É sempre bom lembrar que unir as três possibilidades é o ideal, acumular possibilidades é o diferencial, não só para os laterais. O que isso quer dizer, escale laterais com possibilidades de SG, que apoiem bastante e que façam desarmes com frequência, quer um exemplo? Guilherme Arana!
Zagueiros
Se antes os goleiros eram a grande dor de cabeça dos cartoleiros e cartoleiras, desde a temporada passada foram os zagueiros quem complicaram a vida da maioria dos adeptos do fantasy. As médias da posição ficaram muito abaixo da expectativa e isso foi um dos motivos para as mudanças dos scouts já mencionados anteriormente.
SG e desarmes são os principais scouts para a posição de zagueiro. É sempre bom aliar os dois ao número de faltas cometidas e cartões, evitar jogadores muito faltosos é sempre uma boa estratégia. Zagueiros com boa presença ofensiva devem ser considerados, mas sempre acumulando possibilidades: SG + desarmes + boa presença ofensiva.
Meias
Os meias que são divididos basicamente em volantes e meias ofensivos, são os jogadores que normalmente permeiam todos os scouts, tantos os defensivos, quanto os ofensivos. Muita gente gosta de escalar somente jogadores mais ofensivos, outros já gostam de por ao menos um volante no time, para obter pontuação com desarmes. Qual é a melhor estratégia?
Bom, neste caso, devemos considerar que os jogadores que conseguem unir scouts defensivos e ofensivos na mesma intensidade, são as melhores opções, quem lembra de Zé Rafael no Bahia? O cara mitava nos desarmes e ainda dava assistência e fazia gols.
Eu pessoalmente, prefiro escalar jogadores que tenham possibilidades de gols ou assistências, que normalmente são os meias ofensivos, Arrascaeta, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Nacho Fernández e companhia.
Mas há aquelas exceções, aqueles jogadores que são extraordinários nos desarmes, e que com isso são extremamente regulares. Em rodadas onde as opções ofensivas não estão boas, esses jogadores podem ser a salvação e garantir boas pontuações, Otávio e Williams para os cartoleiros mais antigos são exemplos, para os mais novos, Éderson e Raul exemplificam bem.
Em resumo, a posição de meia é onde o cartoleiro pode ter maior variedade de estratégias, analisando praticamente todos os scouts do game. Unir possibilidades de gols, assistências, finalizações e desarmes, pode ser o combo ideal para a escolha do seu titular na posição.
Atacantes
Aqui não tem outra opção, o importante é por bola na rede! Os principais scouts que devem ser analisados nesta posição são gols e assistências (as famosas decisões).
Além de gols e assistências, finalizações e faltas sofridas são scouts importantes e devem ser analisados e levados em consideração. Há também os desarmes, principalmente para os atacantes de lado, que costumam voltar para ajudar na marcação, Marinho é um bom exemplo de atacante que pontua com todos os scouts citados acima, por isso sempre está no rol de bons nomes na rodada.
O lema é sempre acumular possibilidades, quanto mais scouts seu jogador tiver oportunidade de pontuar, melhor!
O Cartola FC Mix preparou pra você um conteúdo sensacional para esta temporada! Ficou curioso? Acesse a aba seja sócio e confira as vantagens que o Sócio Mix tem!
Bora mitar! Grande abraço!