Dados atualizados até o dia 21/04 (após a partida San Lorenzo 0x2 Fortaleza válida pela Copa Sul-Americana)

Ano passado, o Leão do Pici, além de conquistar o estadual e a Copa do Nordeste, fez história no Brasileirão: lanterna da competição por 14 rodadas e na zona do rebaixamento por 20 jogos, terminou a competição em oitavo lugar e conquistou uma vaga para pré-libertadores. Foi a primeira vez que um time que virou o primeiro turno na última posição conseguiu a façanha de escapar do rebaixamento.

Visando 2023, renovar com Juan Pablo Vojvoda, até o fim de 2024, foi o grande passe inicial. Após classificar o Fortaleza pelo segundo ano consecutivo para Libertadores, o treinador despertou o interesse de clubes como o Vasco, Atlético-MG e Corinthians.

Com reforços pontuais e ótimas novidades, o tricolor cearense sofreu dois baques no primeiro semestre: derrotas para o Ceará, na semifinal do Nordestão, e para o Cerro Porteño, na pré-Libertadores. Apesar disso, o clube conquistou o quinto título consecutivo no estadual e deverá passar sem sufoco na primeira fase da Sula.

É importante citar que o elenco do Fortaleza é repleto de bons jogadores e será muito útil aos cartoleiros durante a maratona do Cartola FC. Assim como nos anos anteriores, é candidato para disputar as primeiras posições do campeonato e conquistar vaga para Libertadores.


Desempenho nos campeonatos que disputou

Copa Sul-Americana: 1º lugar do grupo H;
Copa Libertadores: Eliminado na terceira fase da pré-libertadores;
Copa do Nordeste: Eliminado na semifinal;
Campeonato Cearense: Campeão;
Copa do Brasil: Disputando a terceira fase com o Águia de Marabá.

Números da Equipe

24 Jogos: 15 Vitórias – 3 Empates – 6 Derrotas (67% de aproveitamento)
Gols marcados:
51 – Média de 2,12 por partida
Gols sofridos:
19 – Média de 0,79 por partida
Jogos sem sofrer gol:
12 (50%)
Jogos sem marcar gol:
4 (17%)


Escalação base

Goleiro: Fernando Miguel
Laterais:
Tinga e Bruno Pacheco
Zagueiros:
Brítez e Titi
Meias:
Lucas Sasha, Caio Alexandre e Pochettino
Atacantes:
Moisés, Lucero e Thiago Galhardo

Quem chegou: Maurício Kozlinski (GOL), João Ricardo (GOL), Bernando Schappo (ZAG), Alix Vinicius (ZAG), Dudu (LAT), Lucas Esteves (LAT), Bruno Pacheco (LAT), Vinícius Zanocelo (MEI), Tomás Pochettino (MEI), Pikachu (MEI), Calebe (MEI), Guilherme (ATA) e Lucero (ATA)

Quem saiu: Boeck (GOL), Max Walef (GOL), Luan Polli (GOL), Juninho Capixaba (LAT), Bruno Melo (LAT), Landázuri (LAT), Lucas Lima (MEI), Matheus Vargas (MEI), Luiz Henrique (MEI), Fabrício Baiano (MEI), Otero (MEI), Felipe (MEI), Edinho (ATA), Robson (ATA), Igor Torres (ATA), Depietri (ATA) e Renato Kayzer (ATA)


Homens das bolas paradas

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Artilheiros em 2023

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Garçons em 2023

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Olho neles: os 5 jogadores que prometem no cartola fc 2023

Thiago Galhardo (ATA) – Velho conhecido dos cartoleiros. Ora disputando vaga com Lucero, ora jogando ao lado do argentino, Galhardo é sempre esperança de gols e assistências.

Yago Pikachu (MEI) – Mais um velho conhecido dos cartoleiros. Após ser rebaixado na J-League defendendo as cores do Shimizu S-Pulse, do Japão, o pokemon mito do Cartola FC acertou contrato com o Fortaleza até o fim da temporada.

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Fortaleza até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2023?

Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!

Forte abraço!!