Dados atualizados até o dia 13/04 (após a partida Fluminense 3×0 Paysandu válida pela Copa do Brasil)
A temporada de 2022 não se iniciou 100% do jeito que o torcedor queria. Ainda com Abel Braga como técnico, o time foi eliminado na fase de pré-Libertadores para o Olimpia-PAR, mas conseguiu conquistar o Campeonato Carioca depois de 10 anos. Ainda no primeiro semestre viu seu principal destaque, até então, Luiz Henrique, ser vendido de forma repentina, para o Real Betis-ESP, o que não foi recebido de forma positiva pela torcida.
Por conta do baixo desempenho em campo e muita pressão, Abel saiu e Fernando Diniz assumiu o comando no início do Brasileirão. Em pouco tempo o time engrenou, começou a jogar bem e os resultados apareceram. Ao final do ano o Flu acabou na 3ª colocação do Campeonato Brasileiro e foi semifinalista da Copa do Brasil, deixando um gostinho de que dava para ter ido mais longe e/ou conquistado alguma competição.
Para temporada de 2023 o grande trunfo da diretoria, para brigar e conquistar títulos, é manter os jogadores de destaque da temporada passada e o técnico Fernando Diniz. Além disso, vieram alguns reforços pontuais e vários jogadores que foram pouco utilizados em 2022 e jogadores que não seriam utilizados neste ano saíram. O elenco ainda tem algumas carências, mas por conta do time titular e seu desempenho no ano passado, a torcida iniciou o ano esperançosa.
Apesar de ter oscilado (o que é normal) neste início de 2023 e ter tido poucas atuações como em 2022, o Fluminense vem evoluindo e foi finalista pela 4ª vez seguida do Campeonato Carioca. O ano de 2023 será bastante desafiador já que o clube vai disputar o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores (agora direto na fase de grupos) e as expectativas são altas. Por isso, iniciar o ano com o título carioca, da forma que foi, foi muito importante, principalmente para a confiança dos jogadores.
Confira as estatísticas do Fluminense no ano de 2023 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Carioca: Finalista
Copa do Brasil: Entrou na 3ª fase
Copa Libertadores: Fase de Grupos
Números da Equipe
17 Jogos: 12 Vitórias – 1 Empates – 4 Derrotas (72,5% de aproveitamento)
Gols marcados: 38 – Média de 2,23 por partida
Gols sofridos: 9 – Média de 0,52 por partida
Jogos sem sofrer gol: 9 (52%)
Jogos sem marcar gol: 3 (17%)
Escalação base
Goleiro: Fábio
Laterais: Samuel Xavier e Marcelo
Zagueiros: Nino e Felipe Melo – meia no Cartola FC (Manoel)
Meias: André, Alexsander, Ganso e Arias
Atacantes: Keno e Cano
Quem chegou: Vitor Eudes (GOL), Guga (LAT), Jorge (LAT), Marcelo (LAT), Vitor Mendes (ZAG), Lima (MEI), Giovanni (MEI), Gabriel Pirani (MEI), Keno (ATA), Lelê (ATA)
Quem saiu: Marcos Felipe (GOL), Caio Paulista (LAT), Pineida (LAT), Calegari (LAT), Cristiano (LAT), David Duarte (ZAG), Yago Felipe (MEI), Nathan (MEI), Wellington (MEI), Michel Araújo (MEI), Gabriel Teixeira (ATA), Matheus Martins (ATA), Willian (ATA)
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2023
Garçons em 2023
Olho neles: os 7 jogadores que prometem no cartola fc 2023
Germán Cano (ATA) – Simplesmente uma máquina. Fez 44 gols na temporada de 2022, sendo 26 no Brasileirão (se tornando o maior artilheiro de uma edição de pontos corridos) e terminou o ano como um dos maiores artilheiros do mundo. Em 2023 já balançou as redes 18 vezes e a expectativa é que continue assim no Brasileirão. Dispensa qualquer comentário. Provavelmente será muito escalado toda rodada, principalmente quando Fluminense jogar em casa.
John Arias (MEI) – O principal jogador do time é ele. É o cara que faz o time andar, o “motorzinho”. Está em todos os lugares do campo, em todas as partes. Provavelmente um dos, ou o, jogador mais subvalorizado do Brasil (no momento). Joga muita bola e é bom pra Cartola FC. Em 2022 foi o meia da Série A com mais participações em gols da temporada, 16 gols e 16 assistências, totalizando 32. Acredito que ele vai continuar com seu alto desempenho e vai dar muitas alegrias em várias rodadas.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Fluzão até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2023?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!