Dados atualizados até o dia 10/04 (após a partida Fluminense 0x0 Santos válida pelo Campeonato Brasileiro)

O Fluminense foi 7º colocado no Brasileirão de 2021 e se classificou para fase de pré-Libertadores. Por conta disso, fez todas as suas contratações antes de iniciar a sua pré-temporada.

Em 2022, a equipe Tricolor chegou a embalar 12 vitórias seguidas, uma a menos do que o seu maior recorde na história, feito em 1919, mas não conseguiu se classificar para fase de grupos da Libertadores e agora busca se “reinventar”.

Apesar da sequência expressiva, o time do técnico Abel Braga, fez bons jogos e jogos ruins. Oscilou atuações e por muitos momentos o time reserva teve um desempenho melhor do que o titular.

Para esse ano o time visou, mais uma vez, uma mescla entre jogadores jovens (da base) e mais experientes e deu uma encorpada no seu elenco. O time tem como principal objetivo no ano uma vaga na Libertadores, o que seria a 3ª seguida. Resta saber se terá pernas para isso.

Nesta temporada, o time disputou Libertadores (fase pré), disputa o Campeonato Carioca e vai disputar a Copa do Brasil, Copa Sulamericana e, obviamente, Campeonato Brasileiro. Confira abaixo as estatísticas do Fluzão e os principais nomes para se escalar no Cartola este ano.


Desempenho nos campeonatos que disputou

Campeonato Carioca: Campeão diante do Flamengo
Copa do Brasil: Terceira fase
Copa Libertadores: Eliminado na Pré Libertadores
Copa Sul-Americana: Fase de grupos (Grupo H)

Números da Equipe

21 Jogos: 15 Vitórias – 3 Empates – 3 Derrotas (76% de aproveitamento)
Gols marcados: 
31 – Média de 1,47 por partida
Gols sofridos:
 7 – Média de 0,33 por partida
Jogos sem sofrer gol: 
14
Jogos sem marcar gol:
 4


Escalação base

Goleiro: Fábio (Marcos Felipe)
Laterais: 
Calegari e Cristiano (Pineida)
Zagueiros: 
Nino, Felipe Melo e David Braz
Meias:
 André, Yago (Martinelli) e Ganso (Martinelli/Arias)
Atacantes:
 Cano e Luiz Henrique (Arias)

Esquema: 3-5-2

Quem chegou: Fábio (GOL), Cristiano (LAT), Pineida (LAT), Felipe Melo (ZAG), David Duarte (ZAG), Nathan (MEI), Willian Bigode (ATA), Germán Cano (ATA) e Abel Braga (TEC).

Quem saiu: Egídio (LAT), Hudson (MEI), Cazares (MEI), Fernando Pacheco (ATA), Lucca (ATA), Abel Hernández (ATA) e Bobadilla (ATA), entre outros


Homens das bolas paradas

Faltas: Yago (MEI), Cristano (LAT), Willian (ATA) e Arias (MEI)
Escanteios: 
Yago (MEI), Cristano (LAT), Willian (ATA) e Arias (MEI)
Pênaltis:
 Germán Cano (ATA) e Fred (ATA) – não teve pênalti no ano ainda


Artilheiros em 2022

10 gols –  Germán Cano (ATA)
6 gols – Arias (MEI)
3 gols Nonato (MEI)
2 gols – Willian Bigode (ATA)
1 gol  David Braz (ZAG), Luccas Claro (ZAG), Manoel (ZAG), Cristiano (LAT), Calegari (LAT), André (MEI), Martinelli (MEI) e Luiz Henrique (ATA)


Garçons em 2022

4 assistências – Yago (MEI) e Luiz Henrique (ATA)
3 assistências PH Ganso (MEI) e Arias (MEI)
1 assistência – Nino (ZAG), Manoel (ZAG), Samuel Xavier (LAT), David Duarte (ZAG), André (MEI), Martinelli (MEI), Germán Cano (ATA) e Calegari


Olho neles: os jogadores que prometem no Cartola FC 2022

Fábio/Marcos Felipe – São dois goleiros que já mostraram seu valor no Cartola FC. Se o Fluminense conseguir manter uma boa solidez defensiva serão boas opções. Os dois têm tudo para contribuírem com defesas também e levarem o bônus com SG.

Pineida/Cristiano – Ambos laterais e que costumam jogar pela esquerda. Os dois foram contratados para esta temporada, mas ainda não mostraram a que vieram em termos de desempenho. Apesar disso, podem surpreender no Cartola FC. São laterais que costumam desarmar bem e o Flu mostrou uma solidez defensiva boa neste início de ano, conquistando muitos SG’s.

Nino/David Braz – Dois zagueiros, um pouco opostos e que são titulares hoje. Nino é melhor nos desarmes, enquanto Braz aparece melhor nas jogadas aéreas ofensivas. Por conta da regularidade defensiva do Flu podem ser considerados boas opções para o Cartola FC. Vamos ver se isso vai se confirmar ao longo do campeonato.

André (MEI) – Parece um veterano jogando e é o dono do meio de campo do Flu até o momento. Com a presença do Felipe Melo em campo, André está com mais liberdade e chegando mais no ataque. Só aprimorou sua principal característica, o desarme. Boa opção visando isso para os cartoleiros e cartoleiras.

Yago (MEI) – Sofreu muitas criticas da torcida e perdeu sua vaga na equipe titular nos últimos jogos. Agora, tenta recuperá-la. Apesar de não estar tendo um bom desempenho no geral, é um jogador que corre muito e também desarma. Além disso, esse ano, quando está em campo é o homem das bolas paradas. Soma 4 sendo algumas desta forma. Não se assustem se virar ala/lateral-direito. Foi utilizado algumas vezes ali e se mostrou bastante útil.

Arias (MEI) – O colombiano não mostrou muito ano passado, mas começou com tudo nesta temporada. O ponta-esquerda, mas que é meia no Cartola FC, vinha sendo o 12º jogador do Abel Braga, mas conquistou a vaga no time titular nos últimos dois jogos. Em 2022 é jogador que jogou melhor. Soma 5 gols e 2 assistências. Vem jogando aberto, quanto pelo meio. Uma ótima opção para este início de temporada.

Luiz Henrique (ATA) – A grande promessa do elenco Tricolor e principal jogador do time já está vendido e só ficará até o meio do ano no Flu e no Cartola FC. Mesmo não tendo números muito expressivos, é o melhor jogador do time e as jogadas ofensivas passam muito pelos seus pés. Se conseguir ficar focado até ir embora e jogar tudo que sabe, tem chance de pontuar muito bem.

Germán Cano (ATA) – Começou o ano reserva, mas com a lesão do Fred se tornou titular e não deve sair mais. É o artilheiro do time na temporada, com 9 gols, e a expectativa é de que faça a alegria dos cartoleiros e cartoleiras. É aquele atacante que depende do gol pra ir bem e não costuma desperdiçar muitas chances.


E você, quais suas expectativas para a temporada 2022 do Fluzão? Deixe aqui nos comentários!