Dados atualizados até o dia 19/03 (após a partida América-MG 2×1 Cruzeiro válida pelo Campeonato Mineiro)

A espera foi longa. Muito mais longa do que se poderia imaginar. Após três árduos anos na série B, o Cruzeiro está de volta a elite do futebol nacional.

A queda em 2019 em meio a escândalos dignos de matéria no Fantástico foi a ponta de um iceberg, onde o time mineiro amargou uma crise sem precedentes. Porém uma coisa não podemos negar, a história celeste reservou capítulos emocionantes e inimagináveis, como a compra do clube pelo Ronaldo Fenômeno em 2022, revelado pelo próprio Cruzeiro. Ainda em 2022 disputando a série B, o Cruzeiro venceu e convenceu. O pesadelo acabou com direito ao acesso com o recorde de rodadas de antecedência na história do torneio: o time celeste subiu com sete jogos para o término da Série B 2022. A espera acabou. De volta ao seu lugar, o Cruzeiro agora busca seguir olhando para a frente.

O retorno do Cruzeiro foi resultado de um trabalho coletivo da SAF, comissão técnica do uruguaio Paulo Pezzolano, um elenco limitado mas unido em prol de um grande propósito e sem dúvidas, uma torcida apaixonada.

Porém o ano de 2023 não começou da melhor forma para a Raposa. O plantel já limitado e reduzido perdeu peças importantes como o atacante e artilheiro Edu, vendido para o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes ainda no início de janeiro. Muitos reforços chegaram, mas não agradaram a torcida.

Na temporada atual, marcada pelo Campeonato Mineiro, a Raposa vem oscilando e chegou as semi-finais, sendo eliminada pelo Coelho.

O ano de 2023 será bastante desafiador para o Cruzeiro, já que o clube tem como principal objetivo permanecer na série A.

Confira as estatísticas do Cruzeiro no ano de 2023 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.


Desempenho nos campeonatos que disputou

Campeonato Mineiro: Eliminado na semifinal para o América-MG
*O Cruzeiro disputou um jogo amistoso contra o RB Bragantino e esse foi contabilizado

Números da Equipe

11 Jogos: 4 Vitórias – 3 Empates – 4 Derrotas (45% de aproveitamento)
Gols marcados:
15 – Média de 1,36 por partida
Gols sofridos:
13 – Média de 1,18 por partida
Jogos sem sofrer gol:
1 (0,11%)
Jogos sem marcar gol:
3 (0,33%)


Escalação base

Goleiro: Rafael Cabral
Laterais:
William e Marlon (Kaiki)
Zagueiros:
Reynaldo e Lucas Oliveira
Meias:
Filipe Machado (Richard), Neto Moura, Walisson e Mateus Vital (Nikão)
Atacantes:
Bruno Rodrigues e Gilberto

Quem chegou: Anderson (GOL), William (LAT), Igor Formiga (LAT), Marlon (LAT), Reynaldo (ZAG), Luciano Castán (ZAG), Neris (ZAG), Fernando Henrique (MEI), Matheus Jussa (MEI), Richard (MEI), Nikão (MEI), Wallisson (MEI), Ramiro (MEI), Mateus Vital (MEI), Wesley (ATA), Rafael Bilu (ATA), Matheus Davó (ATA), Gilberto (ATA) e Pepa (TEC).

Quem saiu: Denivys (GOL), Ezequiel (GOL), Rômulo (LAT), Rafael Santos (LAT), Geovane Jesus (LAT), Matheus Bidu (LAT), Marquinhos Cipriano (LAT), Eduardo Brock (ZAG), Zé Ivaldo (ZAG), Luis Felipe (ZAG), Wagner Leonardo (ZAG), Pablo Siles (MEI), Pedro Castro (MEI), Leo Pais (MEI), Waguininho (MEI), Willian Oliveira (MEI), Chay (MEI), Fernando Canesin (MEI), Rodolfo (ATA), Lincoln (ATA), Edu (ATA), Breno (ATA), Jajá (ATA), Luvannor (ATA), Bruno José (ATA), Rafa Silva (ATA) e Paulo Pezzolano (TEC).


Homens das bolas paradas

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Artilheiros em 2023

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Garçons em 2023

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Olho neles: os 5 jogadores que prometem no cartola fc 2023

Bruno Rodrigues (ATA) – Típico jogador de Cartola, já que finaliza bastante e é o artilheiro da equipe celeste na temporada até aqui com 04 gols. Na temporada 2022 foi um dos importantes nomes do Cruzeiro na campanha excepcional na série B, que garantiu o retorno da equipe mineira à elite do futebol nacional. Segundo o site de estatísticas Sofascore, ele lidera os índices de gols e participações em gols desde que estreou pelo Cruzeiro, na 20ª rodada da Série B do ano passado, confronto em que a Raposa encarou o Bahia, no Mineirão, e venceu por 1 a 0. Em 2022, o atacante marcou quatro gols e distribuiu mais três assistências na Série B. É um dos cobradores de faltas e pênaltis da equipe, se movimenta bastante, sofre muitas faltas, chega bem ao ataque e tem tudo para ser um mito no Cartola FC.

Gilberto (ATA) – Velho conhecido dos cartoleiros, Gilberto reforça o Cruzeiro na temporada 2023. Chegou no final de janeiro e disputou alguns jogos do Campeonato Mineiro como titular, destaque para o  hat-trick anotado diante do Vila Nova. Gibagol dispensa maiores explicações, afinal, quem é rei nunca perde é majestade!

Salve, mito! Essa seção é exclusiva para assinantes. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Cruzeiro até aqui? Acredita que o time celeste permanecerá na série A? A Raposa lhe inspira confiança para a temporada 2023?

Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!

Um abraço, Jéssica!