Dados atualizados até o dia 11/04 (após a partida entre Bahia x Volta Redonda)
O Bahia está de volta à elite do futebol brasileiro! Após boa campanha no ano passado, o tricolor baiano garantiu a terceira colocação na Série B e o tão sonhado acesso. Junto a isso, o time passou por um processo de reformulação, se tornando uma SAF que teve sua aquisição pelo grupo City, que administra diversos clubes ao redor do planeta, sendo o mais famoso deles o Manchester City.
Com isso, o perfil do clube mudou bastante, principalmente em relação as contratações. Com os aportes que tem sido feitos pelos investidores, o Bahia adotou postura bem mais agressiva no mercado da bola e vem batendo recordes antigos do clube nos valores investidos, que agora rivalizam com outros times que historicamente possuíam maior valor aquisitivo.
O resultado de toda essa movimentação foi um elenco totalmente reformulado, com chegadas de 18 jogadores, com pelo menos um para cada posição. Apesar de todos os investimentos, o início de temporada do Tricolor de Aço ainda é um tanto quanto tímido. O desempenho na Copa do Nordeste foi bem abaixo do esperado, com o time sendo eliminado na fase de grupos sofrendo duas derrotas que pesaram bastante (0x6 x Sport / 0x3 x Fortaleza).
Contudo, o título no campeonato baiano acalmou os ânimos e mostrou que o time ainda está se acertando, com um bom potencial para a temporada atual e também para as futuras, caso mantenha a boa administração. Confira abaixo os números do Bahia neste ano!
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Baiano: Campeão
Copa do Brasil: Disputa a terceira fase, em vantagem contra o Volta Redonda
Copa do Nordeste: Eliminado na fase de grupos
Números da Equipe
24 Jogos: 14 Vitórias – 4 Empates – 6 Derrotas (63,8% de aproveitamento)
Gols marcados: 36 – Média de 1,5 por partida
Gols sofridos: 29 – Média de 1,20 por partida
Jogos sem sofrer gol: 6 (26%)
Jogos sem marcar gol: 6 (26%)
Escalação base
Goleiro: Marcos Felipe;
Laterais: Jhoanner Chávez, André Dhominique;
Zagueiros: Kanu, Marcos Victor (Gabriel Xavier);
Meias: Daniel, Rezende, Acevedo e Cauly;
Atacantes: Everaldo e Biel.
O time tem preferido atuar em variações táticas com 3 zagueiros, com Rezende atuando na zaga e Vitor Jacaré e Chávez como alas.
Quem chegou: Marcos Felipe (GOL), Jhoanner Chávez (LAT), Cicinho (LAT), Marcos Victor (ZAG), Kanu (ZAG), David Duarte (ZAG), Raul Gustavo (ZAG), Vitor Hugo (ZAG), Diego Rosa (MEI), Acevedo (MEI), Cauly (MEI), Yago Felipe (MEI), Thaciano (MEI), Kayky (ATA), Biel (ATA), Everaldo (ATA), Arthur Sales (ATA), Ademir (ATA).
Quem saiu: Zé Vitor (ZAG), Luiz Otávio (ZAG), Ignácio (ZAG), Emerson Santos (MEI), Patrick de Lucca (MEI), Marco Antônio (MEI), Raí Nascimento (ATA), Rodallega (ATA), Davó (ATA), Copete (ATA), Caio Vidal (ATA).
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2023
Garçons em 2023
Olho neles: os 5 jogadores que prometem no cartola fc 2023
Everaldo (ATA) – Aquele que brilhou na Chapecoense em 2019 e que retorna ao futebol brasileiro após algumas temporadas no Japão. Demorou a se adaptar porém já assume a artilharia do time no ano com 9 gols em 21 partidas, além de 3 assistências distribuídas. Provavelmente será o nome mais interessante do Bahia de se utilizar na temporada do CartolaFC.
Biel (ATA) – Jogador veloz e habilidoso, vive bom momento e boa dupla com Everaldo. O jogador é líder de assistências do time, com 6 até aqui além de 6 gols marcados. Também possui médias de mais de 2 finalizações e faltas sofridas por jogo, scouts que contribuem para boas pontuações.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Bahia até aqui? Acha que o time conseguirá se manter na elite do Brasileirão?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!!