Os 5 jogadores eleitos, por votação, como “Bom e Barato” já estão definidos. Tadeu (goleiro), Piquerez (lateral), João Victor (zagueiro), Vina (meia) e Luiz Henrique (atacante) foram os escolhidos pelos cartoleiros e cartoleiras e vão iniciar a temporada de 2022 custando apenas C$ 5.
Apesar de ser bem viável escalar todos os 5 jogadores, fica uma pergunta no ar. Qual é o melhor “Bom e Barato” para se escalar na 1ª rodada?
Para responder essa pergunta resolvi avaliar cada jogador de acordo com alguns critérios que são:
-Time que atua
-Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”)
-Fase do jogador
-Posição no Cartola FC
-Histórico no Cartola FC
Para cada critério foi dada uma nota de 0 a 10. O jogador que ficou com a maior soma das notas pode ser considerado como o melhor “Bom e Barato” para se escalar na 1ª rodada.
Tadeu
Time que atua: O Goiás é um dos quatro times que subiu da Série B para Série A em 2021. Acredito que fará um campeonato de permanência e tem um dos elencos mais limitados da Série A.
Nota: 3
Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”): O Esmeraldino vai enfrentar o Coritiba fora de casa, outro time que subiu ano passado. Acredito que seja um confronto acessível para o Goiás, longe de ser fácil, mas para mim a tendência é de ser um jogo igual.
Nota: 5
Fase do jogador: Há um bom tempo Tadeu é titular da equipe e é decisivo em alguns jogos. Por outro lado, mesmo sendo um dos destaques do time não parece ter ficado perto de ser contratado por um time grande em nenhuma janela recente.
Nota: 6
Posição no Cartola FC: Goleiro é uma das posições mais difíceis de se escalar (por ser somente um no time) e de acertar também. O SG costuma ser o grande diferencial com scout novo e não é fácil de conseguir.
Nota: 4
Histórico no Cartola FC: Tadeu tem fama de mito no Cartola FC. TaDDeu e TaDeus eram um dos seus apelidos. O goleiro era um dos principais destaques da posição quando ainda tinha “defesa difícil”. Apenas com defesa e precisando do SG para mitar, pode ser que caia de rendimento, mas a imagem que ainda tenho dele é de um goleiro que é bom para o fantasy game e vou me basear nisso.
Nota: 8
TOTAL: 26 pontos
Piquerez
Time que atua: O Palmeiras é um dos melhores e mais organizado times do Brasil e não é de hoje. Abel sabe tirar o melhor de cada jogador e eles sabem bem o que fazer em campo. Vai muito bem nas Copas, mas acho que precisa mostrar um pouco mais de regularidade nos pontos corridos.
Nota: 8,5
Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”): A estreia do Palmeiras será contra o Ceará e dentro de casa. A diferença entre os times é bem grande, e mesmo o Ceará sendo uma equipe que incomoda, vejo o Palmeiras bastante favorito jogando ao lado da sua torcida, que deve encher o estádio.
Nota: 8
Fase do jogador: Desde que chegou o uruguaio é titular da equipe. Teve covid esse ano e quando se recuperou foi titular no mundial de clubes. Atua tanto como lateral-esquerdo como 3º zagueiro (as vezes) e parece ser um jogador de confiança do Abel.
Nota: 7
Posição no Cartola FC: Lateral é a posição da defesa que costuma conquistar mais pontos. Até porque os laterais tendem a desarmar mais e atacar mais também, gerando scouts positivos com um pouco mais de frequência, acredito eu. Mesmo assim as médias, no geral, não são nada de absurdo.
Nota: 6
Histórico no Cartola FC: Não vimos muito do uruguaio no fantasy game ainda, mas o pouco que mostrou pareceu ter destaque nos desarmes e ainda dar a esperança de SG, já que joga em um dos melhores times do país e com uma zaga muito boa.
Nota: 6,5
TOTAL: 36 pontos
João Victor
Time que atua: O Corinthians reforçou muito seu elenco no meio do ano passado e vem forte para esse Brasileirão. Contratou o técnico Vitor Pereira que vem com uma expectativa alta. Apesar de ser um ótimo time no papel, ainda não encaixou no campo. Vamos ver com treinador gajo.
Nota: 7
Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”): A estreia do Corinthians será contra o Botafogo fora de casa. O time carioca, com certeza, chegará ainda em formação para a 1ª rodada e com reforços recém-chegados. O Corinthians é mais time e tem boas chances de começar bem o campeonato mesmo jogando no Rio.
Nota: 6
Fase do jogador: João Victor é um zagueiro jovem e muito promissor. Fez uma boa temporada em 2021 e é titular absoluto do time. Acredito que continua se destacando em 2022 e tem tudo para crescer ainda mais.
Nota: 7,5
Posição no Cartola FC: Zagueiro é uma posição em que os jogadores não costumam ter uma média alta. SG é um
grande diferencial, além de um possível gol, e os dois não são fáceis de acontecer.
Nota: 4,5
Histórico no Cartola FC: Mesmo com apenas um ano de Cartola FC, João Victor deixou uma ótima impressão. Foi um dos zagueiros mais regulares no fantasy game, possuindo uma ótima quantidade e média de desarmes na sua posição, mas tem apenas um ano de “experiência”.
Nota: 7,0
TOTAL: 32 pontos
Vina
Time que atua: O Ceará nos últimos anos vem conseguindo uma estabilidade na Série A e agora busca voos mais altos, como uma vaga na pré-Libertadores. Em alguns anos chegou a flertar com essa possibilidade, mas não no final das contas não conseguiu a classificação.
Nota: 5
Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”): O Vozão enfrenta logo de cara uma pedreira, o Palmeiras fora de casa. Deve enfrentar um dos melhores times do Brasil com casa cheia, o que deve dificultar bastante para o Ceará.
Nota: 2,5
Fase do jogador: Segue sendo titular na equipe do técnico Tiago Nunes. Tem dois gols na temporada e ainda não deu uma assistência. Fica a expectativa para que encontre o melhor ritmo e possa ser mais decisivo.
Nota: 5,5
Posição no Cartola FC: A posição de meia é uma das que tem muitas opções e a única que podemos escalar mais de 3 jogadores. Com um leque grande de alternativas e expectativa de pontuação alta com desarmes, gols e assistências, acredito que é uma posição que dificilmente falta jogador para escalar.
Nota: 8
Histórico no Cartola FC: Vina conquistou protagonismo de fato no Ceará. Em 2020 era uma das unanimidades do Cartola FC quase toda rodada e em 2021 não conseguiu repetir isso, mas após a chegada do Tiago Nunes voltou a ter boas atuações e pontuações. Fica a expectativa para que Vina volte a ser aquele de 2020, por isso, prefiro ficar com os bons momentos dele.
Nota: 8
TOTAL: 29 pontos
Luiz Henrique
Time que atua: O Fluminense se classificou pelo 2º ano consecutivo para Libertadores, através do Brasileirão, deixou o elenco mais “cascudo” e vive a expectativa de brigar na parte de cima novamente, mas ainda está um pouco distante dos principais times do futebol brasileiro hoje.
Nota: 6,5
Confronto da 1ª rodada (“grau de facilidade”): O Tricolor estreia contra o Santos dentro de casa e tem mais time atualmente. Na reta final do Brasileirão do ano passado o time embalou 6 vitórias consecutivas em casa com a torcida comparecendo. Mesmo o Santos não iniciando bem a temporada estará de treinador novo até lá e é um duelo de dois times grandes.
Nota: 6,5
Fase do jogador: Luiz Henrique vive grande fase desde o ano passado e tem enorme potencial. É o principal jogador do Fluminense no ataque e um dos principais do time. Praticamente todas as jogadas ofensivas do time passam por ele. Falta aprimorar algumas decisões finais e a finalização.
Nota: 8,5
Posição no Cartola FC: Acredito que atacante seja a principal posição no Cartola FC. A maioria dos cartoleiros e cartoleiras escalam atacante com a expectativa de conquistar muitos pontos com gols e/ou assistências. Ainda considero sendo a melhor opção para dar a faixa de capitão do time no Cartola FC.
Nota: 9
Histórico no Cartola FC: É mais um jogador que tem pouco tempo de Cartola FC, mas mostrou o seu potencial dentro do fantasy game. Ano passado se destacou bastante nos desarmes e contribuiu legal com gols. Acredito que esse ano ele possa ir melhor ainda e ser uma das principais opções no ataque.
Nota: 7,5
TOTAL: 38 pontos
Somatório geral dos cinco “Bom e Barato”
1º Luiz Henrique: 38 pontos
2º Piquerez: 36 pontos
3º João Victor: 32 pontos
4º Vina: 29 pontos
5º Tadeu: 26 pontos
Portanto, o melhor “Bom e Barato” para se escalar na 1ª rodada do Cartola FC é o atacante Luiz Henrique (Fluminense), mas isso não quer dizer que as outras opções são ruins. Inclusive, como citado no início do texto, os 5 jogadores podem ser escalados juntos. É uma estratégia um pouco ousada, mas nada absurda.
Abraços, Luca Tremonti