Salve, Salve Cartoleiro Mix!
No decorrer da história do Cartola, os scouts sempre passaram por mudanças e em 2020 não será diferente. Estamos aqui para falar justamente de alguns fundamentos que contam pontos significativos no fantasy game e que sofreram alterações nos critérios de avaliação.
Há algum tempo já havia uma forte tendência quanto à terceirização dos scouts e nesta temporada o renomado Footstats será o grande responsável por fazer a interpretação e contagem dos dados durante as partidas. Uma dessas mudanças refere-se aos novos critérios adotados para defesas difíceis.
É isso mesmo que você leu, cartoleiro (a). A partir desta temporada, as defesas difíceis passam a valer 4 PONTOS, ao invés de 3. Mas o mais importante é o critério de avaliação, que passará a ser mais rigoroso.
Como sabemos que a posição de goleiro é a mais difícil para se escalar no Cartola FC, decidimos fazer um levantamento entre os números do Cartola FC e os do Footstats com 23 goleiros para entender o real impacto que teremos no game.
Prepare-se! O comparativo abaixo não foi disponibilizado em nenhum outro lugar e, a partir dele, podemos tirar conclusões importantíssimas e montar novas estratégias para mitar com goleiros!
Apenas como um aperitivo, posso antecipar que o Footstats considerou apenas metade do número de DDs para o Marcelo Lomba e o Jordi (ex-CSA).
O todo poderoso Tadeu – ou TaDDeus, como é conhecido entre os Cartoleiros – perdeu mais de 40 defesas difíceis em relação à contagem da Globo. Os critérios de 2020 serão muito mais rigorosos.
Somente 1 goleiro, dentre todos os Clubes da Série A, aumentou a sua pontuação pelos critérios do Footstats. Os outros 22 goleiros pioraram. Alguns despencaram.