Campeão gaúcho, semifinalista da Copa do Brasil e da Libertadores e quarto colocado no Campeonato Brasileiro. Esse foi o resumo do ano de 2019 do Grêmio.
Mesmo atingindo bons resultados esportivos, a torcida espera mais de um time que joga um futebol bonito e ofensivo há um bom tempo e mantém sua comissão técnica há mais de três anos.
Todos sabem que o técnico Renato Portaluppi é a favor do rodízio do elenco e muitas vezes os jogadores titulares são poupados no Brasileirão por causa de outras competições. Devido à pandemia e o calendário brasileiro, que deve ser ainda mais apertado esse ano, as chances disso acontecer novamente no Campeonato Brasileiro de 2020 são grandes.
Para esse ano, o elenco gremista está reforçado de jogadores que foram destaques em seus clubes anteriores e jogadores duvidosos, mas que com o aval e a capacidade do técnico podem render mais do que o esperado.
Confira as estatísticas do tricolor gaúcho no ano e os principais jogadores para o Cartola FC 2020.
DESEMPENHO NOS CAMPEONATOS QUE DISPUTOU
TODOS OS CAMPEONATOS
DESEMPENHO GERAL
17 jogos: 10 vitórias/4 empates/3 derrotas – 66,6% de aproveitamento
Gols marcados: 26
Gols sofridos: 13
Jogos sem sofrer gol: 9
Jogos sem marcar gol: 4
COMO MANDANTE
8 jogos: 5 vitórias/2 empates/1 derrota – 70,8% de aproveitamento
Gols marcados: 18
Gols sofridos: 9
Jogos sem sofrer gol: 3
Jogos sem marcar gol: 2
COMO VISITANTE
9 jogos: 5 vitórias/2 empates/2 derrotas – 62,9% de aproveitamento
Gols marcados: 8
Gols sofridos: 4
Jogos sem sofrer gol: 6
Jogos sem marcar gol: 2
CAMPEONATO GAÚCHO – (vice-campeão do 1° turno e 1° do Grupo B no 2° turno)
DESEMPENHO GERAL
14 jogos: 9 vitórias/2 empates/3 derrotas – 69% de aproveitamento
Gols marcados: 23
Gols sofridos: 12
Jogos sem sofrer gol: 7
Jogos sem marcar gol: 3
COMO MANDANTE
7 jogos: 5 vitórias/1 empates/1 derrotas – 76,1% de aproveitamento
Gols marcados: 18
Gols sofridos: 9
Jogos sem sofrer gol: 2
Jogos sem marcar gol: 1
COMO VISITANTE
7 jogos: 4 vitórias/1 empate/2 derrotas – 61,9% de aproveitamento
Gols marcados: 5
Gols sofridos: 3
Jogos sem sofrer gol: 5
Jogos sem marcar gol: 2
COPA LIBERTADORES – (2° do Grupo E)
DESEMPENHO GERAL
2 jogos: 1 vitória/1 empate/0 derrota – 66,7% de aproveitamento
Gols marcados: 2
Gols sofridos: 0
Jogos sem sofrer gol: 2
Jogos sem marcar gol: 1
COMO MANDANTE
1 jogo: 0 vitória/1 empate/0 derrota – 33,3% de aproveitamento
Gols marcados: 0
Gols sofridos: 0
Jogos sem sofrer gol: 1
Jogos sem marcar gol: 1
COMO VISITANTE
1 jogo: 1 vitória/1 empate/0 derrota – 100% de aproveitamento
Gols marcados: 2
Gols sofridos: 0
Jogos sem sofrer gol: 1
Jogos sem marcar gol: 0
O 1° jogo do ano foi a Recopa Gaúcha contra o Pelotas, fora de casa. O time foi a campo só com garotos e foi comandado pelo auxiliar-técnico permanente do clube Thiago Gomes. O jogo terminou empatado por 1 a 1 e o Grêmio foi derrotado nos pênaltis por 5 a 4. (Esse jogo foi contabilizado no desempenho de todos os campeonatos)
ESCALAÇÃO BASE/TRANSFERÊNCIAS
Goleiro: Vanderlei
Laterais: Victor Ferraz e Cortez
Zagueiros: Geromel e Kannemann
Meio-campistas: Lucas Silva, Maicon, Matheus Henrique e Alisson (meia no Cartola FC, mas joga mais de atacante -ponta- na vida real)
Atacantes: Everton e Diego Souza
Chegaram: Vanderlei (GOL), Victor Ferraz (LAT), Orejuela (LAT), Caio Henrique* (LAT), Lucas Silva (MEI), Thiago Neves (MEI) e Diego Souza (ATA)
Saíram: Léo Moura (LAT), Madson (LAT), Rafael Galhardo (LAT), Caio Henrique* (LAT), Juninho Capixaba (LAT), Rômulo (MEI), Michel (MEI), Luan (MEI), Guilherme (ATA), Thonny Anderson (ATA) e Diego Tardelli (ATA)
*Caio Henrique foi contratado por empréstimo junto ao Atlético de Madrid, mas o clube espanhol solicitou seu retorno e ele já voltou para Espanha.
HOMENS DA BOLA PARADA
Faltas: Alisson (pra jogar na área), Diego Souza/Victor Ferraz (de perto pra bater pro gol) e Lucas Silva (de longe pra bater pro gol)
Escanteios: Alisson
Pênaltis: Diego Souza (provavelmente será o batedor oficial), Luciano, Alisson ou Everton. Os quatro já bateram pênalti em 2020, Alisson e Everton já desperdiçaram.
ARTILHEIROS EM 2020
DESEMPENHO GERAL
8 gols: Diego Souza
3 gols: Everton e Luciano
2 gols: Pepê e Paulo Miranda
1 gol: David Braz, Alisson, Thiago Neves, Ferreira, Matheus Henrique, Maicon, Victor Ferraz e Jean Pyerre
COMO MANDANTE
6 gols: Diego Souza
3 gols: Everton e Luciano
2 gols: Paulo Miranda
1 gol: Alisson, Maicon, Pepê e Thiago Neves
COMO VISITANTE
2 gols: Diego Souza
1 gol: Pepê, Victor Ferraz, Matheus Henrique, David Braz, Ferreira e Jean Pyerre
FORMA
Bola rolando: 17 gols
Bola parada*: 7 gols
Pênalti: 2 gols
*2 gols foram a partir de escanteios (os dois com desvio no meio da área antes da bola chegar no autor do gol) e 5 a partir de faltas (um falta direta pra área na cabeça do autor do gol, um pegando rebote da barreira, um desviando na barreira e sobrando para o autor do gol, um pegando o rebote do goleiro e um desviando na barreira e entrando.)
GARÇONS EM 2020
DESEMPENHO GERAL
5 assistências: Everton
2 assistências: Alisson e Thaciano
1 assistência: Victor Ferraz, Cortez, Guilherme Guedes, David Braz, Darlan e Felipe
9 gols sem assistência
COMO MANDANTE
2 assistências: Alisson, Thaciano e Everton
1 assistência: Victor Ferraz, Cortez e Guilherme Guedes
8 gols sem assistência
COMO VISITANTE
3 assistências: Everton
1 assistência: David Braz, Darlan e Felipe
1 gol sem assistência
OLHO NELES: OS JOGADORES QUE PROMETEM NO CARTOLA FC 2020
Como o Grêmio costuma preservar muitos jogadores no decorrer do Campeonato Brasileiro, porque disputa mais de uma competição, aí vão dicas de jogadores considerados titulares e de jogadores que devem atuar com bastante frequência no Campeonato Brasileiro.
Geromel e Kannemann (ZAG) – A dupla de zaga do Grêmio é uma das mais entrosadas do Brasil. Além disso, costuma ser bem sólida garantindo alguns SG’s. Os dois se destacam pela quantidade de RB’s, mas o zagueiro argentino, normalmente, comete mais faltas e leva mais cartões.
Jean Pyerre (MEI) – O jovem meia, de apenas 22 anos, sofreu uma grave lesão no 2° semestre de 2019. No entanto, Jean Pyerre já voltou aos gramados em 2020 e atuou em alguns jogos. A tendência é que ele tenha bastante oportunidade no Campeonato Brasileiro graças ao rodízio do Renato. O meia, que atua como 10, pode se destacar nas assistências, além de finalizar bastante e arcar gols.
Alisson (MEI) – É importante peça no esquema tático gremista. Atua aberto pelo ataque e pode contribuir com assistências tanto com bola rolando, quanto com bola parada (escanteios e faltas), já que é o cobrador oficial. Tem drible e velocidade o que podem lhe render pontos de falta sofrida. De vez em quando deixa sua marca e rouba bolas.
Everton (ATA) – Principal jogador do Grêmio, o Cebolinha é o craque do time. Pode ser considerado uma boa opção sempre que estiver como provável (dentro e fora de casa). Praticamente todas as ações ofensivas passam pelos seus pés. Além de marcar gols e dar assistências, Everton finaliza muito, sofre faltas e ainda contribui com roubadas de bola. É uma unanimidade no Fantasy Game!
Pepê (ATA) – Deve ser o 12° jogador do técnico Renato em 2020. Além disso, quando o Grêmio atua com seu time alternativo, ele passa a ser o principal jogador da equipe. Tem características parecidas com Cebolinha. É arisco, sofre faltas, finaliza e também dá assistências e marca gols. Foi peça importante do técnico André Jardine no Pré-Olímpico Sub-23.
Diego Souza (ATA) – Contratado em 2020, Diego Souza chegou sob desconfiança, mas em pouco tempo assumiu o posto de centroavante do time graças aos gols que fez. Atualmente é o artilheiro da equipe com 5 gols. Além de ser escalado como”homem-gol” do Grêmio, ainda deve ser dele a responsabilidade de cobrar as penalidades máximas. Acredita nas mitadas do Diego Showza?
Curtiu a análise, cartoleiro/a? Acha que o Imortal pode fazer bonito no Campeonato Brasileiro e brigar de vez pelo título? Qual sua opinião sobre a equipe gaúcha?
Deixe sua opinião nos comentários!
Abraços,
Luca Tremonti
Twitter: LTremonti90