Com 20 anos de existência, o Cartola FC se tornou paixão de vários apreciadores do futebol, que conseguiram unir diversão, resenha e futebol em um mesmo game. Aos apaixonados pelo fantasy, assim como eu, acredito que naquela resenha de amigos, alguma vez rolou aquela pergunta: “Qual é o maior jogador da história do Cartola FC?”, ou ainda: “Qual a Seleção de Todos os Tempos do game?”.
Pois é, nas resenhas da Equipe Mix também não foi diferente, e numa dessas indagações, eu, Henri Hassel, resolvi lançar o desafio, e cada membro da nossa equipe elegeu seus 11 comandados e técnico em sua tão sonhada Seleção de Todos os Tempos do Cartola FC.
Bom, que muitos craques passaram ao longo desses 20 anos pelo game, isso é inegável, estrelas internacionais como Ronaldo Fenômeno, Seedorf, Ronaldindo Gaúcho, Kaká, Diego Forlán, Luís Suárez, Memphis Depay, entre outros, desfilaram seu futebol pelos gramados brasileiros e mitaram no Cartola FC.
Mas, quando o assunto é MITADA no Cartola FC, nossa equipe escolheu e abaixo você confere a Seleção de Todos os Tempos do Cartola FC!
GOLEIRO
Arqueiro, guarda-redes, guardião. Para essa posição existem vários sinônimos no dicionário, mas para o cartoleiro, o sinônimo é 8 ou 80, ou MITA ou ZICA. Quantas vezes você escalou goleiros no seu time, que ao invés de somarem pontuações, negativaram e custaram pontos preciosos? Pois é, desta posição nos vem na mente mais negativadas, do que as MITADAS. E agora, com a mudança no scout de defesa, nunca mais veremos mitadas como a de Douglas Friedrich, em 2017 pelo Avaí, na vitória fora de casa sobre o Grêmio, quando o arqueiro fez 33 pontos.
Sem mais delongas, o eleito para a Seleção de Todos os Tempos do Cartola foi Vanderlei, goleiro lembrado por suas atuações em Coritiba e, principalmente, no Santos. Quando ainda existiam as famosas defesas difíceis, que davam o que falar, é verdade, Vanderlei era um MITO do game e fez muitas alegrias dos cartoleiros e cartoleiras.

Vanderlei foi eleito com 7 votos pela nossa equipe, só não foi unânime porque Neneca, goleiro que defendeu o América-MG, foi lembrado por uma pessoa.
Confira a votação:
Vanderlei – 7 votos (Augusto, Bruno, Felipe, Henri, Jéssica, Luca e Luís);
Neneca – 1 voto (Gustavo).
LATERAIS
Historicamente os laterais sempre foram MITOS do game, pois são jogadores que costumam ser versáteis em relação aos scouts, pontuando tanto defensivamente, quanto ofensivamente. Atualmente, se tornou primordial a escalação dos laterais, tornando quase inviável esquemas com três zagueiros no Cartola FC.
Nosso primeiro jogador eleito na posição ainda está atuando no game, apesar de estar na reserva de seu time. Com 6 votos, Marcos Rocha é o primeiro lateral desta Seleção. Se destacando por Atlético-MG e Palmeiras, Rocha sempre entregou a famosa média básica, com muitas roubadas de bola, que agora se tornaram desarmes.

O dono da segunda vaga da lateral é um das aqueles famosos casos, MITO de Cartola, mas nem tanto na vida real. Vitorioso em vários times em que passou, Egídio foi eleito com 3 votos para fechar a lateral da Seleção. Com passagens por Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, entre outros, o dono do hit “Piscininha Amor” fez muitos torcedores passarem raiva nos estádios, mas pro Cartola sempre entregou pontuação, seja com muitas roubadas de bola, ou até mesmo gols e assistências.

Outros nomes foram lembrados, como Cicinho (ex-Palmeiras), Mariano (ex-Atlético-MG e Fluminense), Jorge (ex-Flamengo e Santos), entre outros.
Confira a votação:
Marcos Rocha – 6 votos (Augusto, Gustavo, Henri, Jéssica, Luca e Luís);
Egídio – 3 votos (Augusto, Henri e Luca);
Mariano – 2 votos (Bruno e Felipe);
Cicinho – 1 voto (Felipe);
Fagner – 1 voto (Gustavo);
Jorge – 1 voto (Jéssica);
Juan – 1 voto (Bruno);
Yago Pikachu – 1 voto (Luís).
ZAGUEIROS
Normalmente, os zagueiros mais lembrados por nós ao longo dos anos jogando Cartola, são os zagueiros artilheiros, até porque é uma posição de média baixa de pontuação, não por acaso, a pior pontuação da história do game foi de um zagueiro, Gum do Fluminense, conseguiu a proeza de fazer incríveis -13.50 pontos.
Mas, vamos lembrar de coisas boas, dos zagueiros que foram destaques no game positivamente. O primeiro deles, com 6 votos, é Dedé que atuou por Vasco e Cruzeiro. Na equipe mineira, nos títulos de 2013 e 2014, era presença carimbada, a tal da unanimidade, na maioria dos esquadrões. Com boa presença aérea ofensiva, Dedé era o famoso zagueiro-artilheiro.

Para ficar com a segunda vaga, também eleito com 6 votos, Pedro Geromel foi o escolhido. Ídolo do Grêmio, Geromel foi o melhor zagueiro do game por algumas temporadas, pontuando com desarmes, sendo constante em suas pontuações.

Além da dupla escolhida, mais três nomes foram lembrados, sendo que um deles ainda está atuando no Brasileirão, trata-se de Gustavo Gómez, do Palmeiras.
Confira a votação:
Dedé – 6 votos (Augusto, Felipe, Gustavo, Henri, Jéssica e Luca);
Pedro Geromel – 6 votos (Augusto, Bruno, Gustavo, Henri, Jéssica e Luís);
Gustavo Gómez – 2 votos (Bruno e Luca);
Leonardo Silva – 1 voto (Felipe);
Víctor Cuesta – 1 voto (Luís).
MEIAS
No Cartola, a posição mais diversificada que temos são os meias, pois englobam desde os volantes “mordedores”, de marcação, até aos pontas, que algumas vezes são categorizados no Cartola como meias. Com isso, temos vários jogadores que foram MITOS das roubadas de bolas e desarmes, e também garçons e artilheiros.
Nosso primeiro meia eleito é considerado por muitos o maior jogador da história do game, não a toa recebeu 8 votos de nossa equipe, tendo sido uma das unanimidades nesta Seleção. Dono da maior pontuação da história do fantasy, Arrascaeta é o nome da fera! O uruguaio começou sua trajetória no futebol brasileiro no Cruzeiro, onde mostrou que além de craque nos gramados, também seria craque no Cartola. Essa expectativa foi confirmada quando o meia se transferiu para o Flamengo e até hoje faz a alegria dos cartoleiros e cartoleiras, com seus gols e assistências.

Os cartoleiros e as cartoleiras mais antigos, lembram bem do eleito para a segunda vaga, afinal ele chegou a ser fixo em muitos esquadrões em meados de 2009 até 2013, quando atuou por Flamengo e Interenacional, se tornando o grande ladrão de bolas do game. O que hoje conhecemos como média básica, Willians entregava como poucos, em uma época que o desarme era roubada de bola, muita mais difícil de acontecer, os passes errados ainda existiam e os scouts negativos descontavam muito mais pontuação do que hoje em dia.

Para fechar a trinca da nossa Seleção, que está escalada no 4-3-3, temos mais um gringo que também tem passagens por Flamengo, mas fez história mesmo foi no rival Fluminense, trata-se de Darío Conca. O meia argentino teve seu auge no Tricolor Carioca e não foi diferente no Cartola, quando atuou em todas as 38 rodadas no Brasileirão de 2010 e se sagrou campeão.

Mais seis jogadores foram citados entre os meias, sendo que um deles ainda está em atividade no Brasileirão, Everton Ribeiro, que atualmente defende o Bahia, mas teve boas passagens por Coritiba, Cruzeiro e Flamengo. Ronaldindo Gaúcho, craque e melhor do mundo duas vezes, também foi lembrado.
Confira a votação:
Arrascaeta – 8 votos (Augusto, Bruno, Felipe, Gustavo, Henri, Jéssica, Luca e Luís);
Willians – 5 votos (Augusto, Bruno, Henri, Jéssica e Luca);
Conca – 4 votos (Gustavo, Henri, Luca e Luís);
Ronaldinho Gaúcho – 2 votos (Augusto e Luís);
Everton Ribeiro – 1 voto (Jéssica);
Ibson – 1 voto (Bruno);
Montillo – 1 voto (Felipe);
Raphael Veiga – 1 voto (Gustavo);
Ricardo Goulart – 1 voto (Felipe).
ATACANTES
Os responsáveis pelo auge das pontuações, o grande do momento em um jogo de futebol, os fazedores de gols, os artilheiros. São esses adjetivos que pensamos ao lembrar dos atacantes de nossos times no Cartola.
Nosso primeiro atacante, que agora virou meia no Cartola, é a segunda unanimidade da nossa Seleção. Sim, Neymar recebeu votos de todos os integrantes de nossa equipe e é o primeiro atacante do nosso esquadrão de melhores de todos os tempos do Cartola. Entre 2010 e 2013, você só podia escolher os outros dois atacantes do seu time, porque uma vaga era cativa dele, pois era impossível tirá-lo do time. Ney é dono da segunda maior pontuação da história do game: 37.70 pontos.

Nosso segundo atacante é mais um jogador que ainda está em atividade e atuando aqui no Brasil. Na verdade, de todos os nomes citados até agora , este foi o jogador que estreou no Cartola por último, mesmo sendo um veterano. Assim como Neymar era fixo em 2012, Hulk era fixo em nossos times em 2021, quando o Atlético-MG se sagrou campeão do Brasileirão. Dono de uma média básica impressionante e ainda cobrador de bolas paradas, Hulk é um MITO do fantasy.

Completando nosso trio de ataque, Jonas que teve destaque atuando pelo Grêmio, foi escolhido com 4 votos pela nossa equipe. O centroavante foi o artilheiro do Brasileirão de 2010 e na época estabeleceu o recorde de maior pontuação da história do game (marca batida por Neymar no ano seguinte e posteriormente superada por Arrascaeta em 2019).

Outros nomes foram lembrados no setor de ataque por nossa equipe, Fred quase ficou com a vaga de Jonas e Marinho foi citado duas vezes. O atacante do Fortaleza é mais um que ainda encontra-se em atividade no Brasileirão e no Cartola.
Confira a votação:
Neymar – 8 votos (Augusto, Bruno, Felipe, Gustavo, Henri, Jéssica, Luca e Luís);
Hulk – 5 votos (Augusto, Felipe, Henri, Luca e Luís);
Jonas – 4 votos (Bruno, Felipe, Gustavo e Jéssica);
Fred – 3 votos (Gustavo, Henri e Luca);
Marinho – 2 votos (Jéssica e Luís);
Adriano – 1 voto (Augusto);
Éderson – 1 voto (Bruno).
TÉCNICO
No comando do nosso time, um treinador que teve passagem curta pelo futebol brasileiro, mas fez história. O Mister Jorge Jesus foi o escolhido com 4 votos. Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em um mesmo fim de semana pelo Flamengo, JJ ficou marcado em 2019 por seu estilo ofensivo e por ter deixado o rubro-negro com mais títulos do que derrotas.

Além de Jorge Jesus, mais dois treinadores foram lembrados na votação, e coincidência ou não, ambos foram campeões brasileiros, assim como Jorge Jesus. Marcelo Oliveira foi bicampeão com o Cruzeiro em 2013 e 2014, e Muricy Ramalho soma quatro títulos, um tricampeonato seguido com o São Paulo (2006, 2007 e 2008) e um título com o Fluminense, em 2010.
Confira a votação:
Jorge Jesus – 5 votos (Augusto, Bruno, Gustavo, Henri e Luca);
Marcelo Oliveira – 2 votos (Felipe e Jéssica);
Muricy Ramalho – 1 voto (Luís).
ESCALAÇÃO DA SELEÇÃO DE TODOS OS TEMPOS

E aí cartoleiros e cartoleiras, gostaram da nossa Seleção de Todos os Tempos? Ficou faltando alguém? Alguém da escalação não merecia estar na escalação?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!!