Dados atualizados até o dia 20/04 (após a partida Corinthians 0x1 Argentino Jrs válido pela Libertadores)
Pode-se considerar que a temporada 2022 superou a expectativa da torcida e de especialistas, mesmo sem que a equipe tenha levantado um caneco sequer.
Comandado pelo português Vitor Pereira, o Corinthians fechou a temporada com o vice-campeonato da Copa do Brasil, sendo derrotado nas penalidades para o Flamengo, e com a quarta colocação no Brasileirão, ficando inclusive a frente de equipes com fortes elencos como Flamengo e Atlético-MG.
A curiosa saída do técnico Vitor Pereira no fim da temporada foi um marco, sendo que pouco tempo depois o treinador fechou com o Flamengo, mesmo alegando a saída do Corinthians por problemas familiares, mais especificadamente com sua sogra. Com isso, 2023 já começou com uma surpreendente mudança: a chegada de Fernando Lázaro, até então assistente técnico do velho conhecido da torcida corintiana Tite.
No início muitos torcedores acreditavam ser um indício de uma possível volta do treinador campeão do mundo com a camisa alvinegra e ex-técnico da seleção, porém com o tempo Fernando Lázaro foi mostrando o seu trabalho e ganhando a confiança do torcedor.
A permanência de Yuri Alberto em definitivo e a excelente fase de Róger Guedes fez com que o Corinthians ganhasse bastante prestígio e qualidade ofensiva principalmente em partidas como mandante. Ao todo, a dupla soma mais da metade dos gols marcados pela equipe na temporada (12 de 20 gols). Mas, a eliminação para o Ituano nas quartas-de-final do Paulistão ligou o sinal de alerta e colocou um ponto de interrogação em todos em relação as perspectivas da equipe para o restante do ano.
Independente de tudo, é evidente que o Corinthians possui um bom elenco que pode até mesmo brigar por algum título na temporada, embora a média de idade do elenco possa complicar na reta final do ano. De qualquer forma, no Brasileirão fica claro que a briga da equipe será por uma vaga na Libertadores.
Confira as estatísticas do Corinthians no ano de 2023 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Paulista: Eliminado nas quartas-de-final para o Ituano
Libertadores: Fase de Grupos (vitória sobre o Liverpool (URU) e derrota para o Argentino Jrs (ARG))
Copa do Brasil: Terceira Fase (perdeu o primeiro jogo para o Remo por 1×0)
Campeonato Brasileiro: Venceu o primeiro jogo contra o Cruzeiro por 2×1
Números da Equipe
17 Jogos: 8 Vitórias – 5 Empates – 4 Derrotas (57% de aproveitamento)
Gols marcados: 25 – Média de 1,47 por partida
Gols sofridos: 15 – Média de 0,88 por partida
Jogos sem sofrer gol: 6 (35%)
Jogos sem marcar gol: 5 (29%)
Escalação base
Goleiro: Cássio
Laterais: Fagner e Fabio Santos
Zagueiros: Gil e Bruno Méndez
Meias: Roni, Vera, Renato Augusto (Giuliano) e Adson
Atacantes: Róger Guedes e Yuri Alberto
Quem chegou: Matheus Bidu (LAT), Romero (ATA), Fernando Lázaro (TEC)
Quem saiu: Ivan (GOL), Lucas Piton (LAT), Robert Renan (ZAG), Raul Gustavo (ZAG), Ramiro (MEI), Mateus Vital (MEI), Xavier (MEI), Vitor Pereira (TEC)
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2023
Garçons em 2023
Olho neles: os 5 jogadores que prometem no cartola fc 2023
Róger Guedes (ATA) – Pelos números é o principal jogador do Timão neste início de 2023. Ao todo são 10 gols e 1 assistência em 17 jogos. Considerando apenas os jogos como mandante seus números são ainda mais impressionantes: 8 gols em 9 partidas.
Yuri Alberto (ATA) – A dupla de ataque do Corinthians promete dar bastante trabalho na temporada. Assim como Róger, Yuri vem muito bem neste início de ano com 4 gols marcados e 4 assistências distribuídas em 14 partidas disputadas. De quebra foi convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico interino Ramon Menezes para substituir o lesionado Richarlison.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Timão até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2023?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!!