Salve, cartoleiros sócios (as) Mix!
A média da 37ª rodada foi de 45,90 pontos. O maior pontuador da rodada foi o atacante uruguaio Nico López com incríveis 23,60 pontos. Ele foi o autor dos dois gols da vitória do Internacional fora de casa diante do Fluminense. Os goleiros que mais se destacaram na rodada foram João Gabriel, Maílson, Weverton e César. Na linha defensiva, os zagueiros pouco se destacaram na rodada, mas os melhores nomes foram: Adreylson e Geromel. Moisés, Eduardo, Diogo Barbosa, Léo Moura e Fabiano foram os laterais que mais se destacaram. No meio: Éverton Ribeiro, Cuéllar, Márcio Araújo e Juninho pontuaram muito bem. Por fim, os atacantes que se destacaram foram Erik, Ricardo Oliveira, Felippe Cardoso, Rhayner e Marcinho.
O intuito do nosso quadro não é apenas destacar as melhores opções nos confrontos, mas sim fazer um mapeamento inteligente da rodada, visando sobretudo auxiliar você, cartoleiro e sócio Mix, nas suas escolhas.
Esperamos que o quadro contribua bastante para o seu desempenho na rodada!
Com vocês o GIRO DA RODADA – 38ª rodada Brasileirão 2018
Flamengo x Atlético PR
(SÁB 01/12 – Maracanã – 19:00h)
Apesar do esforço e das vitórias em sequencia, o Flamengo não conseguiu tirar o título do Palmeiras. A segunda posição está assegurada, ou seja, a partida no sábado não vale nada. Entretanto, a torcida lotará o Maracanã para a despedida de Lucas Paquetá, que foi vendido recentemente ao Milan. Em jogos válidos pelo Brasileirão, o Fla é freguês do Furacão: em 47 jogos, o clube carioca acumula 15 vitórias, 20 derrotas e 12 empates.
Classificado para a final da Sula, após empurrar o bêbado/Flu ladeira abaixo, o Cap não tem uma rodada totalmente inútil como o seu adversário. Se vencer e o Galo empatar ou perder frente ao Botafogo, o time paranaense consegue uma vaga para a primeira fase da Libertadores. Contudo, o treinador Tiago Nunes sinalizou um time reserva para o confronto no RJ. Com isso, um provável Furacão tem Felipe Alves; Diego, Wanderson, Zé Ivaldo e Márcio Azevedo; Camacho, Matheus Rossetto e Bruno Guimarães (Wellington); Marcinho, Anderson Plata e Rony.
Palpite do Luís: Flamengo
Melhores opções mandante: César, Renê e Lucas Paquetá
Melhores opções visitante: Bruno Guimarães, Rony e Marcinho
Atlético MG x Botafogo
(SÁB 01/12 – Independência – 19:00h)
O Galo vai em busca da confirmação da vaga para a próxima Libertadores da América. E para não depender do resultado do rival, o Atlético-MG precisa vencer seu compromisso, uma vez que em caso de igualdade na pontuação com o rubro-negro paranaense haveria empate também no número de vitórias (16), que é o primeiro critério de desempate, mas os paranaenses ganhariam o posto por apresentarem melhor saldo de gols. Porém, mesmo que não pontuem diante do Santos, basta ao Galo que o Furacão não vença o Flamengo para que o sexto lugar seja assegurado.
Para o confronto, o técnico Levir Culpi ganhou a opção do volante Zé Welington, que recuperado de lesão foi liberado pelo departamento médico. Adilson, que atua na mesma posição, contudo, segue como dúvida. Com dores na panturrilha esquerda, o atleta segue em tratamento e terá que passar por novo exame que determinará se poderá ser utilizado pelo treinador. Como mandante, o Atlético apresenta a sétima melhor campanha do torneio. Acumulou 37 pontos (11 vitórias, quatro empates e três derrotas) nessa situação assinalando 30 gols e sofrendo quinze.
Para o alvinegro carioca, o Campeonato Brasileiro, na prática, já acabou. Tanto que na segunda-feira, 26 de novembro, o clube usou o compromisso com o Paraná, no Rio de Janeiro, pela penúltima rodada, para promover a festa de despedida do goleiro Jefferson, que pendurou as luvas. Mesmo em ritmo de amistoso, o clube se impôs ao tricolor paranense, já rebaixado para a Série B, vencendo por 2 a 1, e estendendo para seis partidas (cinco vitórias e um empate) sua sequência invicta nessa reta final de torneio. Com 51 pontos (13 vitórias, 12 empates e 12 derrotas), ocupa a nona posição. Tem vaga assegurada na versão 2019 da Copa Libertadores. A jornada final pode, no máximo, mudar sua colocação na tabela de classificação do Brasileirão, o que altera somente a premiação do clube no torneio. Nada muito significativo dentro das milionárias cifras que o futebol movimenta. Sem Jefferson, o goleiro Gatito Fernandez, que se firmou como titular da posição, volta ao gol do Botafogo. O técnico Zé Ricardo, no entanto, não poderá contar com o atacante Erik. O jogador foi emprestado pelo Palmeiras, mas como tinha vínculo contratual com o Atlético-MG, não pode enfrentar o Galo. Assim, teve suas férias antecipadas.
Palpite do Victor: Atlético-MG
Melhores opções mandante: Victor, Fábio Santos, Cazares, Chará e Ricardo Oliveira
Melhores opções visitante: Gatito, Moisés e Matheus Fernandes
Bahia x Cruzeiro
(DOM 02/12 – Pituaçu – 17:00h)
O Bahia foi superado na última rodada pelo América-MG por 1 a 0, em Belo Horizonte. A sina do tricolor baiano vem sendo essa nos últimos anos, atuar como visitante vem sendo bastante complicado. No Brasileiro deste ano foram apenas dois triunfos longe de Salvador. O time empatou cinco e perdeu 12 partidas fora de casa – a 13ª campanha entre os 20 clubes que disputam a Série A.
A partida contra o Cruzeiro é a última do ano. Foram 75 jogos no total e o time venceu 32, empatou 19 e perdeu 23.
Em um jogo marcado pela lei do Ex, o Cruzeiro foi superado no Mineirão pelo Flamengo por 2 a 0, porém o resultado não foi suficiente para o time visitante. O auxiliar técnico do Cruzeiro, Sidnei Lobo, confirmou que a equipe mineira jogará com os reservas na rodada final do Brasileirão contra Bahia, no estádio Pituaçu, em Salvador.
Acredito que o time da casa é favorito no confronto.
Palpite da Jéssica: Bahia
Melhores opções mandante: Ramires, Léo e Zé Rafael
Melhores opções visitante: Rafael, Raniel, Sassá e Romero
Fluminense x América MG
(DOM 02/12 – Maracanã – 17:00h)
E o Fluzão, hein?! Não venceu os jogos teoricamente fáceis em casa, Sport e Ceará, por exemplo, foi eliminado na Sula e demitiu o treinador na quinta-feira. Na sexta, os torcedores invadiram o CT para acertar as contas com os jogadores. O clima é péssimo. Com apenas 42 pontos e há SETE jogos sem marcar gols, não há outro resultado que não seja a vitória para escapar do rebaixamento dependendo de ninguém. Para aumentar o desespero dos tricolores, o Flu é freguês do Coelho no Brasileirão: 2 vitórias, 4 derrotas e 5 empates.
O América-MG chegou vivo na última rodada. Após o desastre em casa frente ao Paraná, poucos acreditavam que seria possível escapar da série B. Com Givanildo Oliveira, o América-MG precisa vencer no Maracanã e contar com um tropeço da Chape ou do Vasco. Com o atual futebol do Flu, eu diria que não é uma missão impossível.
Palpite do Luís: Empate
Melhores opções mandante: Ayrton Lucas, Richard e Everaldo
Melhores opções visitante: João Ricardo e Carlinhos
Palmeiras x Vitória
(DOM 02/12 – Arena Palmeiras – 17:00h)
O Palmeiras confirmou a conquista do décimo campeonato brasileiro na rodada passada contra o Vasco no Rio de Janeiro. De quebra, aumentou sua série invicta na competição para 22 partidas, ampliando um recorde que havia batido superando marca de 19 jogos estabelecida pelo Corinthians. Entrará em campo ostentando o melhor ataque do torneio, com 61 gols marcados, e a defesa menos vazada, com 24 sofridos. Números que tornam a conquista incontestável. Como mandante, o clube também tem o melhor aproveitamento da temporada. Em seus domínios, acumulou 47 pontos (15 vitórias, dois empates e uma derrota) marcando 39 gols e sofrendo 11. Fez isso tendo trocado de técnico em meio à temporada. Depois da derrota para o Fluminense, por 1 a 0, na reta final do primeiro turno, Roger Machado foi dispensado para a contratação de Luiz Felipe Scollari. Na época, o alviverde estava distante oito pontos do líder do Brasileirão. A meta da direção era buscar o título da Copa Libertadores da América ou da Copa do Brasil e deixar a Série A em segundo plano. O time acabou caindo nas copas e levando a taça do torneio de pontos corridos. Embora a semana antes do jogo tenha sido recheada por comemorações, elas deverão se estender para a partida desde domingo. A entrega oficial da taça do Campeonato Brasileiro deverá acontecer após o confronto.
Para o Vitória, não há nada festivo no confronto, que marca a despedida do rubro-negro da divisão de elite do brasileirão. Ao ficar no empate por 0 a 0 com o Grêmio, em Salvador, na jornada anterior, o Leão acabou com qualquer possibilidade de deixar a zona de rebaixamento. A confirmação do rebaixamento apenas acelerou a temporada de dispensas visando à temporada 2019. Os 14 atletas com contrato em vigor até o final do ano foram dispensados antecipadamente. Assim, o técnico João Burse terá à sua disposição para o confronto deste domingo 26 jogadores cujos contratos seguem em vigor até a próxima temporada.
Palpite da Gabi: Palmeiras
Melhores opções mandante: Mayke, Gustavo Gomez, Gustavo Scarpa e Dudu
Melhores opções visitante: Erick, Neílton e Lucas Fernandes
Grêmio x Corinthians
(DOM 02/12 – Arena do Grêmio – 17:00h)
O tricolor gaúcho não saiu do 0 a 0 diante do Vitória em Salvador e mais uma vez deixou escapar a chance de se firmar no G-4 no Campeonato Brasileiro.
Já o Corinthians também não saiu do 0 a 0 em sua Arena com a Chapecoense. A atuação e até mesmo o resultado mostram o que foi a campanha do Timão no Brasileirão: um desempenho ruim e brigando contra o rebaixamento. A equipe do técnico Jair Ventura é o quarto pior visitante do Brasileirão com 2 vitórias apenas fora de casa. São também apenas 3 empates e 13 derrotas fora de casa.
O Grêmio é favorito no confronto e tem boas peças para se escalar na defesa e no ataque.
Palpite da Jéssica: Grêmio
Melhores opções mandante: Paulo Victor, Kannemann, Leonardo, Jael e Everton
Melhores opções visitante: Walter, Jadson e Pedrinho
Paraná x Internacional
(DOM 02/12 – Durival Britto – 17:00h)
O Paraná perdeu para o Botafogo por 2 a 1 na última segunda-feira no Engenhão, no jogo que marcou a despedida do goleiro Jefferson. Erik marcou duas vezes para os donos da casa e Alex Santana fez pelo Tricolor.
Já o Colorado, em uma noite de gala do uruguaio Nico López venceu o Fluminense. Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante e garantiram o Inter na fase de grupos da Libertadores 2019.
Mesmo fora de casa, o Inter tem uma boa campanha e o vejo como favorito diante do Paraná. Os dois times já não tem grandes ambições no campeonato, o Paraná além de lanterna, foi precocemente rebaixado. Já o time gaúcho quer apenas fechar o ano com chave de ouro e tem tudo pra sair com a vitória.
Palpite da Jéssica: Internacional
Melhores opções mandante: Richard e Alex Santana
Melhores opções visitante: Lomba, Moledo, Cuesta, Patrick, Iago e Nico López
Sport x Santos
(DOM 02/12 – Ilha do Retiro – 17:00h)
Com dois dos quatro times rebaixados já definidos e cinco ainda ameaçados de serem relegados para a Série B do Brasileirão, o Sport é o único desse grupo que não depende somente de seu resultado. Só escapará da forca se o América-MG não derrotar o Fluminense, no Maracanã; e / ou a Chapecoense não passar pelo São Paulo, em Chapecó; e / ou Vasco ser derrotado pelo Ceará, em Fortaleza. Todos esses jogos estão marcados para o mesmo horário. Ainda existe uma segunda combinação que funcionaria para o Sport no duelo entre América-MG e Fluminense. Mas ela é bem mais improvável. Se o rubro-negro chegar ao 42 pontos derrotando o Santos e os mineiros baterem os tricolores, haverá empate na pontuação com o Fluminense. Essa igualdade seguirá no número de vitórias (11), que é o primeiro critério de desempate. Assim, os pernambucanos teriam que superar os cariocas no saldo de gols. Antes de a bola rolar, a diferença entre eles é de oito tentos. Ou seja, trata-se de uma missão difícil, ainda que não impossível. O Sport não consegue vencer há cinco jogos (três empates e duas derrotas). Na última partida, segunda-feira, 26 de novembro, contra o São Paulo, no Morumbi, ficou no 0 a 0, e ainda perdeu o lateral-direito Cláudio Winck para o jogo deste sábado. Ele foi expulso e terá que cumprir suspensão automática.
Já o Santos vive clima de fériasPode, no máximo, ganhar mais duas posições na tabela de classificação do Brasileirão, o que renderia um prêmio de participação no torneio um pouco maior. Preocupação que certamente não é capaz de influir no desempenho dos jogadores. Nem mesmo o planejamento para 2019 é capaz de motivar atletas e comissão técnica para a partida desde domingo. Isso porque o técnico Cuca, alegando problemas de saúde, anunciou que não seguirá no clube. Assim, o diretores ainda procuram contratar um novo treinador. Para o confronto, o atacante paraguaio Derlis González é baixa certa. Com dores na coxa direita, foi vetado pelo departamento médico. Em recuperação de virose, o meia costarriquenho Bryan Ruiz virou dúvida para o encontro. Suspensos, Gabigol, Carlos Sánchez, Dodô e Alison também estão fora dos planos.
Palpite do Victor: Sport
Melhores opções mandante: Mailson, Raul Prata, Michel Bastos e Gabriel
Melhores opções visitante: Victor Ferraz, Rodrygo e Felipe Cardoso
Chapeceonse x São Paulo
(DOM 02/12 – Arena Condá – 17:00h)
A Chape joga em seus domínios necessitando dos 3 pontos para ficar na Série A mais um ano. No entanto, até mesmo empate ou derrota podem servir. Nesse caso, será necessário torcer contra América-MG, décimo sétimo colocado com 40 pontos, e Sport, décimo oitavo com 39 pontos, que ainda podem superar a Chape. Em caso de igualdade, os catarinenses precisarão torcer para que o América-MG não derrote o Fluminense em partida que está marcada para o mesmo horário no Maracanã e o Sport não supere o Santos, em confronto que acontece simultaneamente na Ilha do Retiro, em Pernambuco. Se perder, O Coelho não poderá pontuar e o empate do Leão bastará para evitar a queda do alviverde. Combinações de resultados à parte, o que deixa os torcedores da Chapecoense otimistas é o desempenho do clube em seu caldeirão. Embora os números não sejam espetaculares, abrem espaços para maiores esperanças. Afinal, na tabela de classificação que leva em consideração somente os pontos obtidos pelas equipes em seus domínios, a Chape figura como a décima terceira melhor com 32 (nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas).
O São Paulo não tem a mesma possibilidade. Só a vitória em Chapecó não é suficiente para que o time paulista atinja seu objetivo. A meta do clube é terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados. Isso garantiria uma vaga direta na fase de grupos da edição 2019 da Copa Libertadores da América. Quem fica no quinto ou sexto posto precisa passar por etapas eliminatórias. Até pode chegar lá, mas corre o risco de desclassificação precoce e, para piorar, ainda tem que mudar sua programação de início de temporada acrescentando mais jogos em um calendário que já é bastante inchado. Para ultrapassar o tricolor do Rio Grande do Sul, precisa fazer ao menos um ponto a mais na jornada final. Ou seja, tem que vencer e torcer por empate no Sul. Ou então empatar e contar com ou uma vitória do Corinthians.
Palpite do Victor: Empate
Melhores opções mandante: Jandrei, Doffo e Leandro Pereira
Melhores opções visitante: Liziero, Nenê e Diego Souza
Ceará x Vasco
(DOM 02/12 – Castelão – 17:00h)
Depois de passar boa parte do torneio afundado na zona de rebaixamento, o Ceará, depois da contratação do técnico Lisca, protagonizou uma reação que foi representada com perfeição na partida contra o Atlético-PR na trigésima sétima rodada. Após sair na frente, levar a virada e desperdiçar um pênalti, o Vozão chegou ao empate, por 2 a 2, com o rubro-negro garantindo, com uma rodada de antecipação, sua permanência na divisão de elite do Campeonato Brasileiro. Chegou aos 43 pontos (dez vitórias, 13 empates e 14 derrotas) subindo para décima terceira posição. Era sua grande meta para a temporada. O jogo deste domingo, no entanto, permite sonhar com um novo objetivo: a classificação para disputar a edição 2019 da Copa Sul-Americana. Inicialmente esse direito é concedido aos times que ficam entre a sétima e décima segunda posições na classificação. No entanto, como o Cruzeiro, que garantiu sua vaga na Copa do Brasil, está nessa região, o pelotão é ampliado até o décimo terceiro lugar. Eventualmente, pode chegar até o décimo quarto, desde que um time brasileiro seja campeão da edição atual da Sula. Dessa maneira, o jogo contra o Vasco acaba sendo um confronto direto por essa vaga no torneio continental.nE isso foi utilizado pelo motivador Lisca durante a semana de preparação, em que a maior preocupação foi evitar o relaxamento depois da conquista do objetivo principal. O treinador terá perda e ganho para o confronto. Calyson, depois de cumprir suspensão, pode voltar ao time. Leandro Carvalho, que recebeu o terceiro cartão amarelo em Curitiba, está fora.
Com 42 pontos (dez vitórias, 12 empates e 15 derrotas), o Vasco, décimo quinto na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, precisa do empate para acabar com qualquer ameaça de rebaixamento sem precisar depender de resultados de outras equipes. Porém, até mesmo com derrota o cruz-maltino pode ter sua permanência na Série A do Brasileirão assegurada. Para isso, no entanto, precisaria que do tropeço de América-MG ou Chapecoense. O Coelho, décimo sétimo colocado com 40 pontos, vai enfrentar o Fluminense no Maracanã. A Chape, que tem 41 e está no décimo sexto posto, recebe o São Paulo na Arena Condá. As duas partidas acontecem no mesmo horário do duelo em Fortaleza. Como visitante, o Vasco apresenta a décima quinta melhor campanha do Campeonato Brasileiro. Acumulou dez pontos (uma vitória, sete empates e dez derrotas) longe de seus domínios tendo assinalado 12 tentos e sofrido 24.
Palpite da Gabi: Empate
Melhores opções mandante: Éverson, Samuel Xavier, Calyson e Arthur
Melhores opções visitante: Andrey, Thiago Galhardo e Maxi López
É isso, pessoal.
Esperamos que as informações sejam suficientes para ajudá-los a mitar. Boa rodada a todos!
Por: Gabi, Jéssica, Luís e Victor.