O mercado fecha em:

GIRO DA RODADA #36

Salve, cartoleiros sócios (as) Mix! O intuito do nosso quadro não é apenas destacar as melhores opções nos confrontos, mas sim fazer um mapeamento inteligente da rodada, visando sobretudo auxiliar você, cartoleiro e sócio Mix, nas suas escolhas. Esperamos que o quadro contribua bastante para o seu desempenho na rodada! Com vocês o GIRO DA RODADA […]

Postado em: 21 de novembro de 2018
Atualização: 21 de novembro de 2018
Tempo de leitura: 14 minutos

Salve, cartoleiros sócios (as) Mix!

O intuito do nosso quadro não é apenas destacar as melhores opções nos confrontos, mas sim fazer um mapeamento inteligente da rodada, visando sobretudo auxiliar você, cartoleiro e sócio Mix, nas suas escolhas.

Esperamos que o quadro contribua bastante para o seu desempenho na rodada!

Com vocês o GIRO DA RODADA – 36ª rodada Brasileirão 2018

Internacional x Atlético-MG
(QUA 21/11 – Beira-Rio – 19:30h)

Ainda com chances matemáticas de alcançar o título do Campeonato Brasileiro edição 2018, caberá ao Internacional abrir a rodada nesta quarta-feira, 21 de novembro, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, diante do Atlético-MG.
As chances do Internacional levar a taça, que já não eram muito grandes, foram reduzidas ainda mais com a derrota para o Botafogo no último domingo. Para complicar ainda mais sua situação, dois atletas foram expulsos nos minutos finais do duelo com o Botafogo e ficaram indisponíveis para o duelo desta quarta-feira. Estão suspensos o atacante Wellington Silva e o zagueiro Rodrigo Moledo.
O primeiro, a princípio, seria uma perda menor, uma vez que não pode ser considerado titular. Porém, com a contusão de William Pottker e a necessidade da vitória, a baixa acaba ganhando importância. Emerson Santos entra na zaga e D’Ale no meio campo.
Já o Galo mesmo sem brilhar conseguiu vencer suas duas últimas partidas. Superou o Paraná, em Curitiba, por 1 a 0, e repetiu o marcador, em Belo Horizonte, diante do Bahia. Foi o suficiente para manter a sexta posição no Brasileirão.
Com 53 pontos (15 vitórias, 8 empates e 12 derrotas), o alvinegro fecha a zona de classificação para a edição 2019 da Copa Libertadores da América, que é o objetivo que resta a ser alcançado nas rodadas finais. Tem três pontos a mais que o Atlético-PR, sétimo colocado.
O duelo de sábado, contra o tricolor baiano, contudo, também deixou um prejuízo para a partida desta quarta-feira. O lateral-esquerdo Fábio Santos foi expulso e não poderá encarar o Internacional. Outro suspenso é o volante Elias, mas devido ao acúmulo de cartões amarelos. Matheus Galdezani é o provável substituto do meio-campista. Na lateral, o técnico Levir Culpi deverá fazer uma improvisação colocando Patric, que geralmente atua pela direita.

Palpite do Gabi: Inter
Melhores opções mandante:  Lomba, Cuesta, Iago, Patrick e Nico Lopez
Melhores opções visitante: Victor, Cazares e Chará


Santos x Botafogo
(QUA 21/11 – Vila-Belmiro – 21:00h)

Os fracassos diante de Palmeiras (3 a 2), Chapecoense (1 a 0), Flamengo (1 a 0) e América-MG (2 a 1) praticamente acabaram com as esperanças do Santos de alcançar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. A possibilidade é aberta aos times que concluem o Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros colocados. Por isso, a preparação para o jogo desta quarta-feira acabou ficando em segundo plano. Os dias anteriores ao encontro com o Botafogo foram usados para aparar arestas entre o técnico Cuca e o presidente José Carlos Peres e para conversas em relação à temporada 2019, embora não tenha sido decidida a permanência do treinador no cargo.
A ameaça do rebaixamento ficou para trás com as vitórias diante de Corinthians (1 a 0), Flamengo (2 a 1), Chapecoense (1 a 0) e Internacional (1 a 0). Elas levaram o Botafogo a 47 pontos (12 vitórias, 11 empates e 12 derrotas) na nona posição da tabela de classificação do Brasileirão, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana 2019.
Assim como o Santos, ainda há possibilidade matemática de conseguir um lugar na Libertadores. Porém, na prática, esse não é um cenário realista. Assim, o técnico Zé Ricardo deve mesmo aproveitar a tranquilidade conquistada para usar os jogos que restam pensando já no que fazer no próximo ano.
Para o duelo contra o Botafogo, o treinador deverá aguardar o posicionamento do departamento médico em relação ao experiente zagueiro argentino Carli. O defensor sente dores no ombro e chegou a ser levado ao hospital após o jogo contra o Internacional no domingo, 18 de novembro. Terá que passar por exames que vão determinar se terá condições de enfrentar o Santos.

Palpite da Victor: Empate 
Melhores opções mandante: Vanderlei, Dodo, Rodrygo e Gabriel
Melhores opções visitante: Gatito, Lindoso e Erik


Cruzeiro x Vitória
(QUA 21/11 – Mineirão – 21:45h)

De um lado, um Cruzeiro que já não vislumbra mais nada neste Brasileirão pelo fato do time já estar garantido na Libertadores do ano que vem. Do outro, um Vitória desesperado na luta contra o rebaixamento.

É óbvio que o time do Cruzeiro é muito superior ao do Vitória, contudo, o fator motivação pode ser um diferencial nesse jogo. Não me surpreenderia se o rubro-negro baiano conseguisse os três pontos, mas eu não acredito nisso. O Vitória não vence há seis partidas, e a impressão que dá é que o time já entregou as fichas.

Por jogar em casa, a Raposa é favorita para esse confronto. Mesmo não tendo demonstrado tanta vontade contra o São Paulo na última rodada, acredito que o Cruzeiro vai se esforçar para vencer a partida e deixar o seu torcedor satisfeito. Se o Vitória perder, o time será rebaixado, portanto, o desespero da equipe pode proporcionar espaço de sobra para o Cruzeiro atacar.

Palpite do Felipe: Cruzeiro 
Melhores opções mandante: Rafael, Léo, Thiago Neves, Fred e David
Melhores opções visitante: Erik e Léo Ceará


Atlético-PR x Corinthians
(QUA 21/11 – Arena da Baixada – 21:45h)

O rubro-negro entra em campo depois de aliviar um peso que carregava. Até sábado, era o único time que ainda não havia conseguido uma vitória como visitante na temporada atual do Brasileirão. Ao derrotar o Vitória, por 2 a 1, em Salvador, conseguiu superar essa barreira.
A semi da sul-americana faz com que o confronto com o Corinthians sirva como uma espécie de ‘ensaio geral’ para o técnico Thiago Nunes, ainda que o treinador não possa colocar em campo toda a equipe titular. Isso porque o volante Camacho, por exemplo, que foi emprestado ao clube paranaense pelos corintianos, está impedido contratualmente de atuar.
Bruno Guimarães, que fez um dos gols na vitória em Salvador, também não pode jogar. Terá que cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Para preencher as duas vagas no meio-campo o treinador deverá optar entre Lucho González, Matheus Rossetto e Wellington. Seguem no departamento médico, em recuperação de lesão, o atacante Guilherme (lesão no pé), e o zagueiro Paulo André (também com contusão no pé).

Depois de três jogos sem vitória (duas derrotas e um empate), o Corinthians conseguiu um grande alívio ao marcar 1 a 0 no Vasco no sábado, em São Paulo. Foi o suficiente para que o time descolasse da zona de rebaixamento.
Isso até mudou o foco na preparação. A busca por reforços para 2019 passou a tomar conta do noticiário em relação ao Corinthians, ainda que não exista certeza em relação à permanência do técnico Jair Ventura, que não apresenta bom aproveitamento no cargo.

Palpite do Victor: Atlético-PR 
Melhores opções mandante: Santos, Renan Lodi, Raphael Veiga e Pablo
Melhores opções visitante: Cássio, Fagner e Jadson


Flamengo x Grêmio
(QUA 21/11 – Maracanã – 21:45h)

O rubro-negro conseguiu retomar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Sport, por 1 a 0, no domingo, 18 de novembro. Chegou à vitória com gol de Arão depois que Lucas Paquetá havia sido expulso.
Para ocupar a vaga de Paquetá, suspenso, o técnico Dorival Júnior deverá acionar o meia Diego, que não pôde atuar em Recife. Cumpriu punição por ter recebido o terceiro cartão amarelo.
Não deve ser, contudo, a única mudança no time. Há dúvidas sobre quem o treinador irá escolher para o comando do ataque. Nem Henrique Dourado nem Uribe conseguiram se firmar na posição. Berrio, melhor fisicamente, também virou opção. Vai depender da estratégia definida por Dorival Júnior para a partida. Everton Ribeiro, que foi deixado entre os reservas na capital pernambucana, muito provavelmente irá recuperar o lugar entre os titulares.

A briga pelo título está fora do alcance do Grêmio. A meta do tricolor gaúcho é ficar entre os quatro primeiros. Isso significaria garantir uma vaga direta na fase de grupos da edição 2019 da Copa Libertadores da América.
Assim, um tropeço pode ser fatal nessa batalha. O técnico Renato Gaúcho, que é cobiçado pelo Flamengo para a próxima temporada, anunciou que deverá promover mudanças em relação ao time que derrotou, em Porto Alegre, a Chapecoense, por 2 a 0, na trigésima quinta rodada do Brasileirão.
O volante Ramiro e o atacante Jael, que por opção do treinador foram colocados entre os reservas, deverão ganhar lugar na equipe titular. Foram preservados por terem sido usados em número grande de partidas. Descansados, terão, ao menos em teoria, melhores condições para apresentar desempenho superior.
O volante Maicon, recuperado de lesão muscular, também tem chances de voltar ao time. Quem deve seguir de fora é o zagueiro Kannemann, ainda que seja possível seu aproveitamento, dependendo das condições em que se reapresentará após servir a seleção argentina. O provável time para a partida é Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel, Matheus Henrique (Maicon), Ramiro, Jean Pyerre e Everton; Jael.

Palpite da Victor: Empate
Melhores opções mandante: Renê, Cuellar, Diego e Vitinho
Melhores opções visitante: Geromel, Maicon, Éverton e Jael


Palmeiras x América-MG
(QUA 21/11 – Arena Palmeiras – 21:45h)

O Palmeiras decepcionou a todos ao empatar com o Paraná na última rodada. Mesmo assim, temos que exaltar o fato do time de Felipão ter batido o recorde do Brasileirão ao chegar ao seu 20º jogo invicto. Impressionante!

Neste meio de semana, diante da sua torcida, o Verdão tem a chance de ser campeão Brasileiro. Para isso, basta fazer a sua parte vencendo o América-MG e torcer para que o Flamengo e Internacional não vençam.

O América-MG vinha de 4 derrotas seguidas, mas ressuscitou ao vencer o Santos na última rodada. Agora, com 37 pontos, a equipe precisa somar pelo menos 7 nos próximos 3 jogos para escapar do rebaixamento. Dessa forma, a tendência é que o Coelho tente segurar o empate com o Palmeiras para então ir com tudo pra cima do Bahia e do Fluminense.

Porém, tendo em vista que o Palmeiras é o melhor mandante do campeonato com um aproveitamento incrível de 86,3%, duvido muito que o América-MG consiga aprontar. Com o estádio lotado, a tendência é que o Verdão vença tranquilamente.

Palpite do Felipe: Palmeiras
Melhores opções mandante: Gustavo Gomez, Bruno Henrique, Dudu, Willian e Borja
Melhores opções visitante: João Ricardo


Vasco x São Paulo
(QUI 22/11 – São Januário – 20:00h)

Com um ponto somado nos nove disputados nas três rodadas anteriores, o Vasco segue tendo o ‘fantasma’ do rebaixamento pairando sobre seus ombros. Iniciou a disputa da jornada na décima quinta posição com 39 pontos (nove vitórias, 12 empates e 14 derrotas). Sua situação só não é pior porque seus rivais imediatos também não conseguiram muitos pontos nas últimas rodadas.
Porém, o cruz-maltino não conseguiu aproveitar essa oportunidade para ‘descolar’ da zona de rebaixamento. Uma das esperanças dos torcedores para que essa situação melhore é a chance do retorno do atacante Maxi Lopez para o jogo diante do São Paulo. O argentino, com lesão no pé, ficou fora no empate, em casa, por 1 a 1, com o Atlético-PR, e na derrota, por 1 a 0, contra o Corinthians, na capital paulista.

Já o São Paulo com 62 pontos (16 vitórias, 14 empates e 5 derrotas), tem sua classificação para a fase eliminatória da Copa Libertadores da América de 2019 garantida. Porém, nas rodadas finais, tenta se inserir entre os quatro primeiros colocados, o que permitiria avançar diretamente para o fase de grupos do torneio.
Se conseguir atingir essa meta, o clube não apenas deixaria de correr o risco de eliminação precoce como abriria até seis datas em um calendário apertado. Para Jardine poderia ainda ser o diferencial para que conservasse o cargo no início da próxima temporada.

Palpite do Victor: Empate
Melhores opções mandante:  Pikachu, Andrey e Maxi Lopez
Melhores opções visitante: Jean, Arboleda, Nenê e Diego Souza


Chapecoense x Sport
(QUI 22/11 – Arena Condá – 21:00h)

Uma final contra o rebaixamento na Arena Condá. Depois de vencer o Santos no Pacaembu, o verdão do Oeste não engrenou e acumulou duas derrotas seguidas. Sustentando um tabu de nunca ter perdido para o Sport em casa, 2 vitórias e 2 empates, Claudinei Oliveira não poderá contar com Bruno Pacheco, que está suspenso pelo terceiro amarelo. Alan Ruschel e Roberto disputam a vaga deixada pelo titular. Há ainda, a possibilidade de usar um zagueiro para compor uma linha mais defensiva.

Em 6 pontos disputados na Ilha do Retiro, o Sport conquistou apenas um e se complicou bastante na tabela. Além disso, a crise nos bastidores é extensa: com 3 meses de salários atrasados, há comentários de uma possível punição que faria o clube perder pontos no campeonato. A única notícia positiva é o retorno do lateral Sander, que é o terceiro maior ladrão de bolas do Brasileirão.

Palpite do Luís: Chapecoense 
Melhores opções mandante: Doffo e Leandro Pereira
Melhores opções visitante: Maílson, Sander e Jair


Bahia x Fluminense
(QUI 22/11 – Fonte Nova – 21:00h)

Após perder para o Atlético-MG, a vaga para Libertadores ficou quase impossível para o Bahia. Com o retorno de Zé Rafael, o clube baiano pode quebrar um tabu de 7 anos sem vencer o Flu em jogos válidos pelo Brasileirão: Em 9 jogos, são 5 derrotas e 4 empates. A expectativa é grande para saber se o artilheiro Gilberto será titular. Por enquanto, nenhuma notícia concreta.

Poderia ter sido o jogo para diminuir um pouco a crise, mas o Flu jogou muito mal e apenas empatou. Sem Richard, suspenso com três amarelos, Marcelo Oliveira dificilmente terá à disposição Airton. Ele sentiu a coxa direita no jogo contra o Ceará, passará por exames nesta quarta-feira e dificilmente viaja a Salvador. Com 5 meses de salários atrasados e sem marcar gols há 5 partidas, a agonia dos torcedores do Flu é gigante para escapar matematicamente do rebaixamento

Palpite do Luís: Empate
Melhores opções mandante: Zé Rafael, Ramires e Elber
Melhores opções visitante: Ayrton Lucas


Ceará x Paraná
(QUI 22/11 – Castelão – 21:00h)

Apesar de ter conseguido somente dois pontos dos últimos 12 que disputou, o Ceará contou com a ‘colaboração’ dos rivais mais próximos na luta contra o rebaixamento, que também não conseguiram pontuar muito, e conservou-se fora da região da degola.
A aposta para conseguir um ‘descolamento’ do Z4 é no desempenho caseiro. O retrospecto, no entanto, não concede aos torcedores alvinegros motivos para isso. O Ceará é o segundo pior mandante do Brasileirão. Com 25 pontos (seis vitórias, sete empates e quatro derrotas) só supera o Paraná nesse quesito. Nas três últimas partidas que fez em casa, deixou escapar quatro pontos.
O que poderia ajudar a motivar o torcedor do Ceará é o fato de o Paraná ser o pior visitante do Brasileirão. O time só conseguiu quatro pontos (1 vitória, 1 empate e 15 derrotas) longe de seus domínios.
Após o surpreendente empate com o líder Palmeiras que ganhou ares de conquista épica quando se leva entre lesionados e suspensos, não pôde utilizar seis de seus jogadores titulares. Alguns deles voltarão a ficar à disposição do técnico Dado Cavalcante para encarar o Ceará. Nesse grupo estão o goleiro Richard, o volante Alex Santana, o meia Andrey e o atacante Silvinho. Vão seguir de fora, por lesão, o lateral Mansur e o atacante Rodrigo Carioca.
A dúvida fica por conta da decisão do treinador. Como os substitutos apresentaram bom desempenho, ele poderia mantê-los no time deixando os titulares do lado. No entanto, sinalizou que a tendência é de que promova o retorno da maioria atletas. Somente Silvinho deve ser deixado de lado para a manutenção de Rafael Grampola. Assim, a provável equipe do Paraná para encarar o Ceará é Richard; Wesley Dias, Jesiel, René Santos e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana e Alesson; Juninho (Silvinho), Andrey e Rafael Grampola.

Palpite da Gabi:  Ceará
Melhores opções mandante: Éverson, Samuel Xavier, Leandro Carvalho e Arthur
Melhores opções visitante: Richard, Alex Santana e Rafael Grampola


É isso, pessoal.
Esperamos que as informações sejam suficientes para ajudá-los a mitar. Boa rodada a todos!

Por: Gabi, Jéssica, Luís e Victor.

Torcedor do Sport Club do Recife e treinador do PeloSportTudo 87 FC

Dicas