Salve, cartoleiros sócios (as) Mix!
A 33ª rodada teve uma média extremamente baixa, apenas 27,07 pontos. O maior pontuador da rodada foi o meia Ramires do Bahia, com direito a gol e assistência. A verdade é que os maiores pontuadores foram de jogadores não tão cotados, como Léo Ceará, Erik, Ralf, Brenner, dentre outros… Dos mais cotados, o único que não decepcionou foi o atacante Vitinho e o lateral Ayrton Lucas.
O intuito do nosso quadro não é apenas destacar as melhores opções nos confrontos, mas sim fazer um mapeamento inteligente da rodada, visando sobretudo auxiliar você, cartoleiro e sócio Mix, nas suas escolhas.
Esperamos que o quadro contribua bastante para o seu desempenho na rodada!
Com vocês o GIRO DA RODADA – 34ª rodada Brasileirão 2018
Vasco x Atlético-PR
(QUA 14/11 – São Januário – 19:30h)
Vasco é o 13º melhor mandante: 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas. Possui a zaga mais vazada entre os times que jogam em casa: são 22 gols sofridos em 16 jogos. Para afastar o péssimo retrospecto recente enfrentando o Atlético-PR ( 5 derrotas, 3 empates e 2 vitórias), Cruz-Maltino não deve ter o centroavante Maxi López, se recuperando de uma lesão no pé. Martín Silva, com a seleção uruguaia e suspenso, e Pikachu, suspenso, são desfalques confirmados. O zagueiro Werley segue se recuperando de um edema na panturrilha e também não está à disposição de Alberto Valentim.
Como visitante, a campanha do Atlético-PR é ridícula: nenhuma vitória, 6 empates, 10 derrotas, 20 gols sofridos e somente cinco marcados. É a segunda pior campanha. Além disso, há um tabu desfavorável: em 18 partidas entre as equipes em São Januário, são 13 vitórias do Vasco e cinco empates. Recuperado de um desconforto muscular na coxa, lateral-direito Jonathan participa normalmente do treino e deverá jogar. Lucho está recuperado de lesão e também pode aparecer no time. Um provável Furacão tem Santos; Jonathan (Diego), Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães (Lucho González) e Wellington; Raphael Veiga, Marcelo Cirino e Nikão; Pablo.
Palpite do Luís: Empate
Melhores opções mandante: Andrey
Melhores opções visitante: Santos e Pablo
Paraná x Atlético-MG
(QUA 14/11 – Durival Britto – 21:00h)
O time do Paraná não satisfeito em ser rebaixado, resolveu tirar o Coelho do cartola – ou da série A – e venceu em pleno Independência o time do América-MG que ainda tinha esperanças em se manter na elite do futebol, após quase um turno sem vencer. Dessa forma, ficou comprovado que o time do sul pretende cair em pé e não facilitar para os demais. Para encarar o Galo, no entanto, não poderá contar com um de seus mais promissores atletas. O volante Jhonny Lucas, que foi convocado pela seleção brasileira sub 23 para amistosos contra a Colômbia.
O Atlético-MG por sua vez, está na sétima colocação do campeonato e precisa pontuar o máximo possível para conseguir, ainda mais se levarmos em consideração que até o momento o Atlético conta com um jejum de seis jogos sem vencer.
Embora tenha obtido sucesso diante do América-MG, a vitória do Paraná pode ser colocada muito mais na conta do desespero do Coelho do que em seus méritos. O time também pode explorar essa situação contra o Atlético-MG. A diferença é que o Galo possui recursos técnicos maiores que o América-MG. Por isso, acredito que o time mineiro seja franco favorito jogando no Paraná.
Palpite do Gabi: Atlético-MG
Melhores opções mandante: –
Melhores opções visitante: Victor, Cazares, Leonardo Silva, Chará e Elias
Bahia x Ceará
(QUA 14/11 – Fonte Nova – 21:00h)
Em um BaVi sem confusões, Vitória e Bahia ficaram apenas no empate por 2 x 2 na no último domingo. O resultado acabou sendo pior para o Leão que necessitava dos 3 pontos para sair do Z-4 e com o empate, além de permanecer na zona de rebaixamento, acumulou quatro jogos sem triunfo e viu perdurar o jejum de vitórias em clássicos, que aumentou para 10 jogos sem vencer o rival. Já o Bahia conquistou um ponto importante na busca para alcançar a pontuação necessária para permanecer mais um ano na série A do Brasileirão. Léo Ceará anotou os gols do Vitória. O empate do Bahia foi por conta de Nilton e Ramires. Com esse resultado, o Bahia subiu para a 10ª colocação com 41 pontos.
Em mais uma apresentação de entrega e raça, o Ceará garantiu um ponto com o empate por 1 x 1 diante do Internacional, vice-líder da competição. O Vozão saiu atrás no placar, mas soube ter paciência e buscar o empate. Os gols da partida foram marcados por Leandro Damião e Ricardo. Com o resultado a equipe nordestina mantém a 14ª posição, com 38 pontos, e segue a três pontos de vantagem para o primeiro clube dentro da Z4, o Vitória, que empatou com o Bahia no clássico baiano.
O planejamento do técnico Lisca é de conquistar uma vitória e um empate nos dois duelos fora de casa. Nos 16 jogos que fez longe de casa, o Vovô obteve apenas três vitórias, quatro empates e nove derrotas. Os 13 pontos conquistados equivalem a um aproveitamento baixo, de 27,1% do total disputado, com somente 11 gols marcados contra 18 sofridos.
O confronto entre Bahia x Ceará será repleto de rivalidade nordestina e promete ser bastante disputado.
Palpite do Jéssica: Bahia
Melhores opções mandante: Zé Rafael, Élber, Ramires e Léo
Melhores opções visitante: Éverson, Samuel Xavier, Leandro Carvalho e Arthur
Cruzeiro x Corinthians
(QUA 14/11 – Mineirão – 21:45h)
O Cruzeiro foi superado pelo Atlético PR na Arena da Baixada. A equipe mineira sofreu dois gols em 12 minutos, ainda na primeira etapa, e não conseguiu reagir durante o jogo. Os gols foram marcados por Marcelo Cirino e Raphael Veiga. A ausência do zagueiro Dedé foi visível. Contra o Corinthians na quarta feira, e equipe celeste terá importantes desfalques como Dedé, Arrascaeta, Edílson e Rafael Sóbis.
Corinthians e São Paulo se enfrentaram na Arena Corinthians e ficaram no empate por 1 x 1. Ralf abriu o placar para o Timão e Brenner deixou tudo igual na segunda etapa da partida. Com esse resultado o clube do Parque São Jorge fica na 12ª colocação com o empate, somando 40 pontos. Já o Tricolor paulista é o quarto colocado, com 58 pontos.
O confronto entre Santos x Chapecoense que fechou a rodada foi crucial para o Corinthians. O Peixe foi superado pela equipe de Condá e o resultado foi dos piores para o rival Corinthians, que está a apenas 3 pontos da zona da degola.
O confronto entre Cruzeiro e Corinthians envolve duas realidades distintas: o time mineiro, atual campeão da Copa do Brasil e já classificado para a Libertadores, não tem grandes ambições no campeonato; já o Corinthians precisa vencer para afastar o risco de rebaixamento e projetar um 2019 na série A do Brasileirão
Palpite do Jéssica: Empate
Melhores opções mandante: Fábio, Fred e Lucas Romero
Melhores opções visitante: Cássio, Fagner, Pedrinho e Ángel Romero
Sport x Vitória
(QUA 14/11 – Ilha do Retiro – 21:45h)
Com uma campanha regular dentro da Ilha do Retiro, 7 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, o Sport espera manter a boa fase no confronto direto pela fuga do rebaixamento. É jogo que vale 12 pontos! Em jogos válidos pela Série A, o confronto é extramamente equilibrado: cada time venceu 9 jogos e marcou 26 gols. O lateral-esquerdo Sander, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, e o meia Marlone, com um trauma no tornozelo direito, são ausências certas. Cláudio Winck e Gabriel são desfalques pelo terceiro cartão amarelo.
Após empatar com o seu maior rival, o Vitória vê o risco de rebaixamento alcançar 75%. Dono da pior defesa da competição, a situação em jogos fora de casa não é favorável ao rubro-negro baiano: são apenas 2 vitórias e 10 derrotas em 16 jogos. Suspenso, atacante Léo Ceará, que marcou dois gols no BaVi, desfalca a equipe do técnico João Burse na Ilha do Retiro. De novidade, os retornos do zagueiro Aderllan e do atacante Rhayner que foram ausências no último jogo.
Palpite do Luís: Empate
Melhores opções mandante: Maílson, Jair e Hernane
Melhores opções visitante: Erick e Lucas Fernandes
Palmeiras x Fluminense
(QUA 14/11 – Arena Palmeiras – 21:45h)
O Palmeiras está cada vez mais próximo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 2018. Cinco pontos a frente do segundo colocado, o Internacional. Além disso, o time paulista contará com o apoio de sua torcida que promete lotar a Arena, com 33 mil ingressos já vendidos para a partida.
O Fluminense, por sua vez, foi o último time a vencer o Palmeiras, ainda no primeiro turno, pelo resultado de 1×0 no Maracanã e enquanto a expectativa do Palmeiras é o título, a do Fluminense é se ver cada vez mais distante da zona da degola. Para o jogo desta quarta-feira, o técnico Marcelo Oliveira ganhará opções para escalar o time. O meia Sornoza e o defensor Ibañez, que cumpriram suspensão na partida contra o Sport, voltam a ter condições de jogo.
No histórico das equipes, o Palmeiras tem larga vantagem, onde em 49 partidas, venceu 26, perdeu 15 e houve oito empates.
Palpite do Victor: Palmeiras
Melhores opções mandante: Dudu, Felipão, Bruno Henrique, Willian, Gustavo Gomez e Weverton
Melhores opções visitante: Richard, Ayrton Lucas e Sornoza
Chapecoense x Botafogo
(QUI 15/11 – Arena Condá – 17:00h)
A Chapecoense vem de uma vitória surpreendente contra o Santos no Pacaembu, vitória essa que acabou ferrando a maioria dos cartoleiros, mas ajudando o time da Arena Condá na luta contra o rebaixamento. Contando com a ajuda de sua torcida, a Chape fez promoção com ingressos e vai com força total para o confronta contra o Botafogo. Somente a vitória interessa.
O Botafogo, por sua vez, respirou um pouco vencendo o clássico na rodada passada e não deve ter tanta preocupação com o desfalque de Rodrigo Lindoso, que é um dos principais jogadores do time. Zé Ricardo conseguiu encaixar o time carioca e não acredito em franco favoritismo da Chapecoense contra o time carioca, ainda mais levando em consideração que querendo ou não, se trata de um “jogo de 6 pontos”.
Palpite do Gabi: Chapecoense
Melhores opções mandante: Leandro Pereira, Wellington Paulista, Bruno Pacheco, Jandrei e Doffo
Melhores opções visitante: Matheus Fernandes, Gatito Fernandez, Erik e Leonardo Valência
Flamengo x Santos
(QUI 15/11 – Maracanã – 17:00h)
Mais uma ano se passa e o Flamengo está cada vez mais distante do sonho do título do Campeonato. Em terceiro lugar na competição e a sete pontos do primeiro colocado Palmeiras, o time carioca não está conseguindo cumprir nem mesmo o seu papel onde nas últimas três partidas somou apenas dois pontos e apesar de ter chances matemáticas, conta com combinações que não dependem apenas dele.
O Santos, por sua vez, conseguiu se afastar da zona de rebaixamento onde se encontrava no primeiro turno e mais do que isso, enxerga a possibilidade de Libertadores para o ano de 2019, mas para isso, não pode tropeçar como aconteceu na última partida onde perdeu para a Chapecoense em pleno Pacaembu. Para o jogo desta quinta-feira, o técnico Cuca ganhará mais opções para a escalação. A principal delas é o retorno do atacante Gabriel Barbosa.
Foram 65 as oportunidades em que Flamengo e Santos estiveram frente a frente no Brasileirão. Os rubro-negros deixaram o gramado como vencedores em 23 dessas partidas, os empates ocorreram em 22 jogos e os sucessos santistas foram 20.
Palpite do Victor: Flamengo
Melhores opções mandante: Vitinho, Uribe, Diego e Cuéllar
Melhores opções visitante: Vanderlei, Gabriel e Dodô
São Paulo x Grêmio
(QUI 15/11 – Morumbi – 19:00h)
Jogo de seis pontos. O time do Morumbi passa por uma crise interna e isso claramente está refletindo em campo. Com a demissão do técnico Aguirre após o empate com o Corinthians pela 33ª rodada, o time contará com auxílio de Jardine, treinador dos times de base e cotado para assumir de vez o comando no time em 2019. Se quiser dar alegria a torcida, precisa somar o máximo de pontos e se garantir entre os quatro primeiros, para que dessa maneira, vá de forma direta para a Libertadores.
O Grêmio, por sua vez, ultrapassou o São Paulo nos critérios de desempate e vê a oportunidade de abrir vantagem contra o time do Morumbi e se garantir de forma direta na Libertadores. Quem deve ficar disponível para a partida desta quinta-feira é o meia Luan. O atleta ficou fora dos gramados devido, primeiro, à lesão no pé. Depois, por contusão muscular.
Palpite do Victor: Empate
Melhores opções mandante: Diego Souza, Everton, Jean, Reinaldo e Nenê
Melhores opções visitante: Luan, Everton, Geromel e Jael
Internacional x América-MG
(QUI 15/11 – Beira Rio – 21:00h)
O Internacional empatou por 1 x 1 com o Ceará no último domingo no Castelão e perdeu a oportunidade de diminuir a diferença para o líder Palmeiras, que também empatou com o Atlético-MG em Belo Horizonte. Os dois gols da partida foram no primeiro tempo. Damião marcou pro time gaúcho e Ricardinho igualou o placar no final da primeira etapa. Com o empate, o Inter vai a 62 pontos, mas segue cinco atrás do Palmeiras, que tem 66.
O América foi superado em pleno Independência pelo já rebaixado Paraná. O gol da partida foi marcado por Andrey, aos 44 minutos da etapa complementar no ultimo sábado. Curiosamente, como informado aqui no Giro da Rodada na última rodada, a última vitória do Paraná na competição havia sido diante do América, no 1º turno. A derrota foi fundamental para deixar o Coelho em situação praticamente irreversível no Z-4.
O técnico Adílson Batista deixou o comando da equipe e o time anunciou um velho conhecido como novo treinador. Após passagem pelo Remo, no primeiro semestre do ano, Givanildo Oliveira acertou o retorno ao clube e vai comandar o Coelho nas últimas cinco partidas do Brasileirão.
Melhores opções mandante: Lomba, Victor Cuesta, Iago, Patrick, Nico López e Leandro Damião
Melhores opções visitante: –
É isso, pessoal.
Esperamos que as informações sejam suficientes para ajudá-los a mitar. Boa rodada a todos!
Por: Gabi, Jéssica, Luís e Victor.