O mercado fecha em:

GIRO DA RODADA #16

Salve, cartoleiros sócios (as) Mix! A 15ª foi uma verdadeira negação para a grande maioria dos cartoleiros. O grande favorito Atlético MG até venceu, mas o jogador mais escalado Ricardo Oliveira nem ao menos finalizou uma única vez ao gol e até mesmo negativou. Quanto ao Giro referente a última rodada, mais uma vez fomos […]

Postado em: 28 de julho de 2018
Atualização: 28 de julho de 2018
Tempo de leitura: 15 minutos

Salve, cartoleiros sócios (as) Mix!

A 15ª foi uma verdadeira negação para a grande maioria dos cartoleiros. O grande favorito Atlético MG até venceu, mas o jogador mais escalado Ricardo Oliveira nem ao menos finalizou uma única vez ao gol e até mesmo negativou. Quanto ao Giro referente a última rodada, mais uma vez fomos cirúrgicos em algumas análises e apontamos boas opções em vários confrontos, como o zagueiro Leonardo Silva e o lateral Junior no confronto entre Atlético MG x Paraná. No duelo entre Fluminense e Palmeiras o lateral Gilberto também foi sinalizado como boa opção. O atacante paraguaio Romero foi apontado pelo colunista Luís como um bom nome e ele foi o grande destaque do jogo entre Corinthians x Cruzeiro. Rodrygo, Gabriel, Moisés, Erick, Patrick e até mesmo o atacante Everton também estavam nas nossas dicas. 

É válido frisar que o intuito do nosso quadro não é apenas destacar as melhores opções nos confrontos, mas sim fazer um mapeamento inteligente da rodada, visando sobretudo auxiliar você, cartoleiro e sócio Mix, nas suas escolhas.

Esperamos que o quadro contribua bastante para o seu desempenho na rodada!

Com vocês o GIRO DA RODADA – 16ª rodada Brasileirão 2018

Ceará x Fluminense
(SÁB 28/07 – Presidente Vargas – 16:00h)

O jogo entre Ceará x Bahia foi adiado e não esteve entre os confrontos da rodada válidos para o Cartola. Mas a situação do Vozão no campeonato não é das melhores. O time cearense é o lanterna da competição com apenas 8 pontos e é das piores estatísticas da competição. Com um ataque pouco eficaz e uma defesa bastante vulnerável, mesmo como mandante está longe de fazer um bom campeonato. 
Já o tricolor das laranjeiras na abertura da 15ª rodada venceu o Palmeiras por 1×0. O lateral Gilberto foi autor do único gol da partida. Destaque positivo também para o goleiro Júlio César que fez duas importantes defesas ainda no 1º tempo, o que foi imprescindível para que a equipe carioca garantisse o resultado positivo. Com esse resultado, o Flu chegou a 7 pontos somados nos últimos 9 e vai a 21 no total, na 8ª colocação na tabela.
No confronto contra o Ceará, mesmo fora de casa, o time carioca é favorito e tem as melhores opções no Cartola.

Palpite da Jéssica: Fluminense
Melhores opções do mandante: Éverson, Arthur e Leandro Carvalho
Melhores opções do visitante: Júlio César, Gum, Pedro, Gilberto, Sornoza, Richard e Ayrton Lucas


Vasco x Corinthians
(DOM 29/07 – Mané Garrincha – 11:00h)

O Vasco teve seu confronto da 15ª rodada adiado em razão da copa Sul-Americana. O time cruz-maltino foi até o Equador a aproximadamente 2.800 metros de altitude e foi superado pela LDU, no Estádio Casa Blanca, em Quito. O jogo foi marcado por inúmeras falhas defensivas do time carioca e Anangonó (2 vezes) e Jhojan Julio não desperdiçaram. O único gol do Vasco foi marcado por Thiago Galhardo, mas a continuidade no torneio está ameaçada, já que para avançar às oitavas de final, o Vasco jogará por uma vitória por dois gols de diferença, em São Januário, com a obrigação de não sofrer gols, no cenário mais favorável. Enquanto isso, os equatorianos podem até perder por um gol.
No Brasileirão, o time vem de uma vitória em casa diante do Grêmio e recebe em Brasília o Corinthians e precisa vencer na competição para subir na tabela. Atualmente o time carioca ocupa a 11ª colocação.
O Corinthians, por sua vez, mesmo com um considerável desmanche de sua equipe principal, venceu o Cruzeiro em sua Arena. Em uma noite inspirada do paraguaio Romero, o Corinthians venceu por 2×0 a equipe mineira. O goleiro Cássio também foi destaque da partida, já que salvou algumas vezes nas tentativas da Raposa. A vitória deixou o Corinthians com 22 pontos, na 8ª posição na tabela. 
O time paulista viaja até o Rio para enfrentar o Vasco e a cobrança sobre o técnico Osmar Loss e, principalmente, o presidente Andrés Sanchez é grande.

Palpite da Jéssica: Empate
Melhores opções do mandante: Yago Pikachu, Ríos e Andrey
Melhores opções do visitante: Cássio, Fágner, Gabriel, Romero e Clayson


Palmeiras x Paraná
(DOM 29/07 – Arena Palmeiras – 16:00h)

A derrota do Palmeiras diante do Fluminense por 1×0 resultou na demissão do técnico Roger Machado. O time palestrino tem um excelente elenco, mas vem jogando bem abaixo do esperado. O resultado diante do Fluminense encerrou uma invencibilidade de 13 jogos, que vinha desde 2016 contra adversários cariocas. O lateral Marcos Rocha, lesionado, foi substituído por Mayke no intervalo. As boas chances do Alviverde pararam no goleiro Júlio César e antes do apito final, o zagueiro Edu Dracena recebeu o cartão vermelho por conta de um carrinho por trás em Everaldo. 
Porém, não só de notícias ruins vive o Palmeiras. O clube anunciou que o técnico Felipão é o seu novo, porém já conhecido comandante. Com o técnico, chegam os auxiliares Carlos Pracidelli (ex-preparador de goleiros) e Paulo Turra (ex-zagueiro). Felipão, que está em Portugal, é aguardado na próxima semana. O ex técnico da seleção brasileira já teve duas passagens pelo Palmeiras e conquistou cinco títulos, dentre eles uma Libertadores e duas Copas do Brasil.
Já o Paraná, apesar de ter feito uma das suas melhores partidas no campeonato, perdeu por 2×0 para o Atlético MG, em Minas. O tricolor paranista permaneceu com 13 pontos e ainda afundado na zona de rebaixamento. Com um time modificado e um meio de campo mais compacto, o Paraná impôs muitas dificuldades ao Atlético-MG desde o início do jogo e apesar de ter menos posse de bola, foi o dono das principais chances do primeiro tempo. O grande destaque do jogo foi o goleiro Victor, maior pontuador do Cartola na rodada.
O confronto entre as duas equipes tem tudo pra ser um jogo crucial na rodada, já que o Palmeiras é tido como grande favorito para a maioria dos cartoleiros.

Palpite da Jéssica: Palmeiras
Melhores opções do mandante: Dudu, Willian, Diogo Barbosa, Bruno Henrique e Moisés
Melhores opções do visitante: Thiago Rodrigues, Silvinho e Junior


Flamengo x Sport
(DOM 29/07 – Maracanã– 16:00h)

O rubro negro carioca não saiu do empate diante do Santos e até mesmo viu a liderança ser ameaçada. O Flamengo saiu na frente logo aos dois minutos de partida. Lucas Paquetá bateu escanteio, o atacante santista Bruno Henrique desviou na primeira trave e Éverton Ribeiro empurrou para o gol. Porém o árbitro assinalou gol contra do atacante do Santos. O empate dos donos da casa, veio com Gabigol, ainda na primeira etapa, após linda jogada do garoto Rodrygo. O confronto foi bastante equilibrado, mas com a derrota do São Paulo no Sul, o time carioca continua na liderança da competição.
O Sport perdeu mais uma, dessa vez o time pernambucano foi superado pelo Vitória e chegou a marca de 5 jogos sem vencer na série A. Sem vencer na competição desde o retorno pós Copa do Mundo, o Leão perdeu para o Vitória, no estádio Barradão e a pressão acerca do treinador Claudinei Oliveira é grande. O Sport caiu da 10ª para a 12ª colocação e soma 19 pontos, a 3 pontos do primeiro time do Z4. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Erick.
O confronto entre Flamengo e Sport é marcado pela eterna polêmica acerca do campeonato de 1987 e é marcado por uma intensa rivalidade. 

Palpite da Jéssica: Flamengo
Melhores opções do mandante: Diego Alves, Réver, Renê, Paquetá, Cuéllar e Guerrero
Melhores opções do visitante: Sander e Fellipe Bastos


Cruzeiro x São Paulo
(DOM 29/07 – Mineirão – 16:00h)

O Cruzeiro foi derrotado pelo Corinthians por 2×0 na Arena Corinthians. Mesmo sendo superior no 1º tempo, com a saída do volante Lucas Silva, a equipe paulista cresceu na partida e foi mais eficiente. Os grandes destaques foram o atacante paraguaio Romero, autor dos dois gols e o goleiro Cássio, responsável por inúmeras defesas. A equipe mineira caiu para a 5ª posição e deixou o G-4.
O São Paulo por sua vez, perdeu de virada para o Grêmio e viu escapar a chance de assumir a ponta da tabela. Com grande atuação individual do atacante Everton, autor de dois gols, os gaúchos bateram os paulistas de virada, por 2 a 1. Foi também a primeira derrota do tricolor paulista após cinco jogos de invencibilidade. O gol da equipe foi marcado por Diego Souza. 
Derrotados na última rodada, Cruzeiro e São Paulo fazem confronto direto em busca de redenção. Mas o técnico Mano Menezes já sinalizou a necessidade de rodar o elenco poupando jogadores do time titular, como fez contra o Corinthians, tendo em vista a maratona de jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores nos próximos dias. O volante Lucas Silva desfalca a equipe mineira, já que levou o terceiro cartão amarelo na derrota para o Corinthians. 
Já com relação ao Tricolor paulista, Arboleda, Éder Militão e o volante Hudson estão suspensos, o que obrigará o técnico Diego Aguirre a lançar mão de jogadores que ainda não foram devidamente testados, como 0 garoto Lucas Kal, recém promovido junto às categorias de base, que será o reserva imediato de Anderson Martins.
O São Paulo leva uma imensa vantagem no histórico de confrontos contra o Cruzeiro. Em 28 jogos foram 40 vitórias são-paulinas, contra 21 cruzeirenses e 21 empates. Já em duelos de mata-mata a supremacia muda de lado. A Raposa conquistou o título da Copa do Brasil de 2000 em cima do São Paulo, e eliminou os paulistas da competição em outras duas oportunidades, nos anos de 1993 e 2017. Na Copa Libertadores, a Raposa também levou a melhor em 2009 e 2015.
As duas equipes se enfrentaram quatro vezes na última temporada, e cada uma venceu duas vezes. Nenhum embate entre Cruzeiro e São Paulo termina empatado desde o primeiro turno do Brasileirão de 2014.

Palpite da Jéssica: Empate
Melhores opções do mandante: Arrascaeta, Dedé, Robinho e Rafael Sóbis
Melhores opções do visitante: Diego Souza, Nenê, Everton, Rojas e Reinaldo


Internacional x Botafogo
(DOM 29/07 – Beira Rio – 16:00h)

Inter perdeu para o América-MG e deixou o G4. Com 26 pontos, caiu para o quinto lugar. Destaque positivo para o gol do estreante Jonatan Alvez. Após 10 jogos, comissão e jogadores veem perda de série invicta como aprendizado e confiam em retomada. A derrota impediu que Odair Hellmann empatasse com o recorde recente de Muricy Ramalho. Em 2005, o ex-treinador e hoje comentarista conseguiu uma invencibilidade de 11 jogos. Confronto equilibrado nos últimos 5 jogos contra o Botafogo: duas vitórias para cada time e um empate.
Vaiado no primeiro tempo,o lateral-direito Marcinho marcou um golaço na etapa final e garantiu a primeira vitória sob o comando de Marcos Paquetá. O clube carioca não fez uma partida maravilhosa, mas foi superior à Chapecoense durante a maior parte do tempo e mereceu o placar de 1 a 0.O Botafogo agora é 10º colocado com 20 pontos. Em campo, Paquetá reviveu uma velha formação do time com dois laterais-esquerdos ao mesmo tempo: Moisés & Gilson ao melhor estilo Diogo Barbosa & Victor Luís, dupla que fez sucesso no Botafogo em 2016. Lateral jogando avançado é sempre interessante no CartolaFC.

Palpite do Luís: Internacional 
Melhores opções do mandante: Víctor Cuesta, Zeca e Patrick
Melhores opções do visitante: Moisés, Matheus Fernandes e Leonardo Valencia


Atlético PR x Vitória
(DOM 29/07 – Arena da Baixada – 16:00h)

Após perder para o Cruzeiro no Mineirão, o Furacão folgou no Brasileirão, mas atuou pela Sula. Atuando em seus domínios, o CAP mostrou raça para bater o Peñarol por 2 a 0, atuando por algum tempo com um a menos e após perder um pênalti no ínicio do jogo. Os gols foram marcados por Cirino e Pablo. Tiago Nunes será forçado a mexer na escalação do Atlético-PR para o duelo com o Vitória. Ao todo, são cinco desfalques: o goleiro Santos, o zagueiro Thiago Heleno, o volante Lucho González, o meia Guilherme e o atacante Bergson. Os recém-contratados Reginaldo, Márcio Azevedo e Wellington estão regularizados e ficam à disposição do comandante rubro-negro.O Atlético-PR é o vice-lanterna, com 10 pontos.
Com gol solitário de Erick, Vitória bateu o Sport e se afastou da zona de rebaixamento. Atacante marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra . Com 18 pontos, subiu três posições e agora é o 13º. Com desconforto na coxa, zagueiro Aderllan é vetado de partida no Domingo. Outro desfalque certo será o meia-atacante Luan. Em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o confronto é equilibrado entre os rubro-negros de Curitiba e Salvador: 14 vitória para o Furacão e 13 para o Leão.

Palpite do Luís: Atlético-PR
Melhores opções do mandante: Paulo André, Jonathan e Pablo
Melhores opções do visitante: Ronaldo e Neílton


Santos x América
(DOM 29/07 – Vila Belmiro – 19:00h)

Rodrygo desequilibrou e deixou Gabriel na boa para empatar a partida diante do Flamengo. O empate em 1 a 1 acabou definido na primeira etapa, numa partida com poucas emoções, e não foi bom para ninguém. Santos é o 15º colocado com 16 pontos. Ainda sem treinador e sem contar com os reforços Bryan Ruiz e Carlos Sánchez, a expectativa é a de que o time da Vila Belmiro cresça na competição quando todos estiverem em ação. Na história do Brasileirão, Santos perdeu apenas uma vez para o América-Mg. Como mandante, são 7 jogos com 5 vitórias, 2 empates e 5 SG’s.
Juninho e Giovanni marcaram sobre o Inter, que fez o clube voltar a vencer após 5 jogos. A vitória fez o América-MG saltar três posições e deixar a zona de rebaixamento. Agora é o 13º, com 18 pontos. O treinador Adilson Batista, que fez sua estreia no comando do clube mineiro, ressaltou a qualidade do meia Ruy ao afirmar que ele foi um dos melhores em campo. Para vencer o Santos, Adilson e Ruy terão que quebrar um retrospecto totalmente desfavorável ao América: Em 10 jogos, apenas 1 vitória e 7 derrotas.

Palpite do Luís: Santos
Melhores opções do mandante: Victor Ferraz, Rodrygo e Gabriel
Melhores opções do visitante: Juninho e Christian


Chapecoense x Grêmio
(DOM 29/07 – Arena Condá – 19:00h)

O Verdão do Oeste lutou contra o Botafogo e, apesar do esforço, perdeu mais uma partida. Agora, o time está na zona de rebaixamento com 16 pontos. Para enfrentar o tricolor gaúcho, o meia Yann Rollim está regularizado. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo no último jogo, Wellington Paulista retorna ao time titular. Com três empates e uma derrota, o time de Chapecó precisa vencer para sair da fase ruim. Para isso acontecer, precisa reverter o retrospecto negativo na Arena Condá diante do Grêmio: em 5 jogos, venceu apenas uma vez e perdeu três.
O Grêmio venceu o São Paulo de virada. Com dois gols de Everton, o clube gaúcho atingiu a quarta posição no Campeonato Brasileiro. Com planejamento alinhado para a série de decisões em mata-matas, Renato Gaúcho escalará time reserva no fim de semana. A novidade nos 11 titulares deve ser a presença do mito Marinho.

Palpite do Luís: Empate
Melhores opções do mandante: Eduardo e Bruno Pacheco 
Melhores opções do visitante: Marinho 


Bahia x Atlético MG
(SEG 29/07 – Fonte Nova – 20:00h)

Após aplicar uma sonora goleada no Ba x Vi, o Bahia abriu vantagem na segunda fase da Sul-Americana. Um dos destaques da partida foi o atacante Gilberto, que fez sua terceira partida com a camisa do Tricolor de Aço e marcou seu terceiro gol. O outro tento foi anotado por Régis, em cobrança de pênalti. Enderson Moreira, diante do Galo, não contará com o zagueiro Lucas Fonseca e o meio campista Zé Rafael, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Para a zaga, Enderson tem duas opções: Everson e Grolli. No setor intermediário, uma diversidade um pouco maior. Marco Antônio, Régis, Vinícius e Élber. Pelos 10 últimos jogos válidos pelo Brasileirão, os baianos perderam duas, venceram uma e empataram 7 vezes com os mineiros.
Com várias defesas difíceis do Victor, Atlético-MG venceu o Paraná e pulou para terceiro lugar na tabela. O volante Matheus Galdezani e o meia Luan, que cumpriram suspensão diante do Paraná, voltam a ficar à disposição para o jogo em Salvador. Por outro lado, torção no tornozelo esquerdo tira Fábio Santos do confronto contra o Bahia. Sem Fábio Santos, Thiago Larghi tem duas opções. Se optar por mais experiência, o treinador deve improvisar Juninho no setor. Caso prefira um jogador da posição, o escolhido deverá ser Carlos Gabriel, revelação da base alvinegra.

Palpite do Luís: Empate  
Melhores opções do mandante: Gilberto
Melhores opções do visitante: Chará e Ricardo Oliveira 


É isso, pessoal. Mais um Giro da rodada ficando por aqui! Críticas, opiniões e até mesmo sugestões quanto ao quadro serão sempre bem-vindas e estamos disponíveis para quaisquer dúvidas. A sua participação é muito importante pra nós da Equipe Mix!

Boa sorte a todos e até a próxima rodada! 
Luís Gustavo e Jéssica Sales.

25 anos, pós graduada em Direito, sócio torcedora fanática pelo Cruzeiro e mineira, uai. Comandante do Jehnial FC, defende a ideologia de que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive jogando Cartola! Afirma que sabe muito bem o que é impedimento, ok?