Salve, cartolerio(a) Mix!

A temporada de 2025 será muito longa e muitas vezes você vai precisar pensar diferente dos seus adversários para tirar alguma vantagem, seja para tirar ou abrir uma diferença.

Neste quadro vamos citar diferentes formas de pensar fora da caixa, com objetivo único de ousadia e alegria, mas que podem render muitos pontos.

São 6 tipos de “apostas” que serão citadas por aqui toda rodada, justamente para te dar opções e visões diferentes de como apostar, mas quem sabe não colocamos mais uma bônus em alguma rodada específica, hein? E aí, tá preparado para pensar fora da caixa e mitar também? Aproveite com moderação!

Vamos lá para a rodada 19!

Obs: As primeiras rodadas são essenciais para ganhos de cartoletas. Isso faz toda a diferença no meio pro final do campeonato. Porém aqui estaremos visando apenas pontuar de uma forma diferente, com times e jogadores que não passam pela sua cabeça na hora de analisar a rodada. Então, o foco principal é pontuação e não estaremos ligando muito para preço de jogadores neste momento.


Desempenho na rodada 18:

Ferrolho: Santos “SG certo” não conseguiu o saldo de gols e Atlético-MG “SG ousado” não conseguiu;
Jogadores fora do top 20: Raphael Veiga -0.40 pontos, Rollheiser 0.20 pontos e Chico da Costa 8.10 pontos;
Faixa de capitão: Neymar 20.30 pontos;
Goleiro: Rossi 2.90 pontos;
Banco de luxo: Willian José 1.30 pontos;
Furada: Alan Patrick 0.00 pontos – não jogou


Ferrolho: fechando a defesa

Quem não lembra daquela “figurinha” virtual que você ganhava ao acertar todos os jogadores da sua defesa que não tomaram gol? Pois é, aqui o intuito é fechar a zaga toda de um time visando o saldo de gols dessa equipe.

Irei indicar dois times toda rodada. Apesar de todo equilíbrio e competitividade do Brasileirão, escalar toda zaga de um time não é algo muito normal, por isso um time indicado será “certo” de garantir o SG e o outro será uma aposta mais fora do radar.

Cruzeiro: Volta a jogar em casa depois de uma vitória maiúscula fora de casa contra o Botafogo e sem sofrer gol. Enfrenta um Santos que é um time, hoje, desorganizado e apesar de ter Neymar não é muito forte ofensivamente. Acredito numa vitória do Cruzeiro com SG.

Bahia: Vai enfrentar o Fluminense em casa que após a saída do Árias tem muita dificuldade para fazer gol. Além disse, Renato deve poupar jogadores por conta do desgaste. Na Arena Fonte Nova o Bahia é favorito para vencer e tem boas chances de não sofrer gol.


Jogadores fora do top 20

É natural que a gente fique de olho nos 20 jogadores mais escalados da rodada e muitas vezes isso faz com que nossa opinião seja moldada por esse ranking, que nada mais é o que a maioria está pensando. Por isso, toda rodada irei indicar 3 jogadores fora do top 20 dos mais escalados. Justamente para citar nomes que podem mitar e que você não pensou na hora de escalar seu time.

Willian José (ATA): Enfrenta um Fluminense, muito provavelmente misto ou reserva, em casa. Além disso, com uma zaga desfigurada. Bahia em casa é forte e Willian José terá chance de fazer gol.

Luciano Juba (LAT): O Bahia está sendo pouco visado nesta rodada e é uma ótima opção para diferenciar. Juba é ofensivo e tem boas chances de SG também. Vale a aposta.

Alysson (ATA): O garoto do Grêmio tem ótima média básica e enfrenta o lanterna em casa. Tem tudo para pontuar bem podendo ter pelo menos um scout decisivo.


Hora da faixa de capitão

Normalmente nosso capitão é do time que tem o confronto mais fácil, e muitas vezes ele é o mais escalado da rodada. Aqui irei indicar um jogador que pode tranquilamente usar a faixa de capitão e não está sendo muito visado.

Braithwaite (ATA): O Grêmio vai enfrentar o lanterna em casa e que sofre muitos gols. Mesmo sem passar muita confiança, o time é favorito para vencer e conta com seu artilheiro para sair com os 3 pontos. Braithwaite provavelmente terá chances de marcar e ainda é o cobrador de pênaltis do time.


Goleiro faz a diferença…

Dizem que todo time campeão precisa de um bom goleiro e no Cartola FC não é diferente. Uma das posições mais difíceis de se escalar também é uma que deve ter uma grande margem de diferenciação nos times, afinal só podemos escalar um. Para 2025 a pontuação de defesa aumentou para 1.3 e isso vai impactar diretamente no fantasy game. Aqui irei indicar um goleiro que tem potencial de estar na seleção da rodada e não está sendo muito visado. Seja por SG, seja por defesas ou os dois.

Cássio: Cruzeiro voltou a vencer, e bem fora de casa. O time mais uma vez saiu de campo sem sofrer gol e agora enfrenta o Santos com Mineirão lotado. A tendência é de boa vitória celeste e acredito no saldo de gol também, mas não muitas defesas do Cássio.


Banco pode resolver campeonatos

A grande mudança para o Cartola FC 2025 é a estreia do reserva de luxo. Agora, se seu reserva for melhor que qualquer titular daquela posição, ele entra no seu time e seu titular, de pontuação mais baixa, sai. Ou seja, muitos reservas vão entrar em campo. Escalar o banco virou uma obrigação e vai precisar de estratégia também. Por isso, irei indicar um reserva de luxo ousado, que tem chance de mitar e vai entrar em campo pelo seu time.

Willian José (ATA): Quem não optar por ele de titular, vale a aposta no banco! Reforçando, o Flu não tem Thiago Silva e Ignácio disponíveis e deve poupar jogadores. O Bahia é bem favorito e Willian José, provavelmente, terá chances de marcar.


Furada: Mais escalado não é sinônimo de pontuar bem

Por último, irei indicar 1 jogador entre os 11 mais escalados que pode ser descartado. A tendência é que os 11 mais escalados enfrentem adversários piores e tenham mais chance de mitar. Porém, nem sempre isso é a realidade e certamente terão outros jogadores bons também para entrarem no lugar destes. Aqui só será citado para ficarmos de olho quem pode não render bem, mas não será citado jogador para o seu lugar.

Gustavo Gómez (PAL): Recém eliminado o Palmeiras terá de dar uma resposta para sua torcida, mas enfrenta um Ceará que vem de uma vitória e um empate contra Cruzeiro e Flamengo respectivamente, e marcando gol. Não é um time bobo e pode marcar, além disso o alviverde não vem jogando bem e há outras opções melhores para zaga nesta rodada.

OBS: Não irei citar jogadores que são/podem ser dúvida porque podem ser poupados e estão entre os 11 mais escalado.


E aí, cartoleiro(a) Mix, curtiu o novo quadro? Te ajudou a pensar fora da caixa nesta rodada? Partiu mitar de um jeito diferente!

Abraços!