Salve, cartoleiro(a) Mix!
A temporada de 2026 começa bem mais cedo que o normal e será muito longa. Por isso, muitas vezes, você vai precisar pensar diferente dos seus adversários para tirar alguma vantagem, seja para tirar ou abrir uma diferença.
Neste quadro vamos citar diferentes formas de pensar fora da caixa, com objetivo único de ousadia e alegria, mas que podem render muitos pontos.
São 6 tipos de “apostas” que serão citadas por aqui toda rodada, justamente para te dar opções e visões diferentes de como apostar, mas quem sabe não colocamos mais uma bônus em alguma rodada específica, hein? E aí, tá preparado para pensar fora da caixa e mitar também? Aproveite com moderação!
Vamos lá para a rodada 17!
Obs: As primeiras rodadas são essenciais para ganhos de cartoletas. Isso faz toda a diferença no meio pro final do campeonato. Porém aqui estaremos visando apenas pontuar de uma forma diferente, com times e jogadores que não passam pela sua cabeça na hora de analisar a rodada. Então, o foco principal é pontuação e não estaremos ligando muito para preço de jogadores neste momento.
Desempenho na rodada 16:
Ferrolho: Palmeiras “SG certo” não conseguiu o saldo de gols e Flamengo “SG ousado” não conseguiu;
Jogadores fora do top 20: Cassierra 1.60 pontos, Jajá 8.40 pontos e Garro 13.40 pontos;
Faixa de capitão: John Kennedy 10.00 pontos;
Goleiro: Everson 0.30 pontos;
Banco de luxo: Cuello 6.00 pontos;
Furada: Gabriel Brazão -0.40 pontos
Ferrolho: fechando a defesa
Quem não lembra daquela “figurinha” virtual que você ganhava ao acertar todos os jogadores da sua defesa que não tomaram gol? Pois é, aqui o intuito é fechar a zaga toda de um time visando o saldo de gols dessa equipe.
Irei indicar dois times toda rodada. Apesar de todo equilíbrio e competitividade do Brasileirão, escalar toda zaga de um time não é algo muito normal, por isso um time indicado será “certo” de garantir o SG e o outro será uma aposta mais fora do radar.
Cruzeiro: Mesmo de olho no jogo da Libertadores no meio de semana, é o principal favorito da rodada para vencer e sair de campo com SG.
Vitória: Vem fazendo bons jogos em casa e conquistando pontos importantes. Enfrenta o Inter e pode surpreender mais uma vez com SG e 3 pontos no Barradão.
Jogadores fora do top 20
É natural que a gente fique de olho nos 20 jogadores mais escalados da rodada e muitas vezes isso faz com que nossa opinião seja moldada por esse ranking, que nada mais é o que a maioria está pensando. Por isso, toda rodada irei indicar 3 jogadores fora do top 20 dos mais escalados. Justamente para citar nomes que podem mitar e que você não pensou na hora de escalar seu time.

Calleri (ATA): Enfrenta o Botafogo dentro de casa e mesmo não passando por um bom momento o adversário vem com a zaga bem mexida. É a chance de um novo recomeço.
Renê (ATA): Vem de boas partidas e pontuações. Tomou a titularidade e vem correspondendo. O Inter não é um time que passa confiança e ele pode pontuar muito bem novamente.
Gabriel Paulista (ZAG): Seu companheiro de zaga está no top 20, mas ele tem certa regularidade e a terceira maior média dentre os prováveis.
Hora da faixa de capitão
Normalmente nosso capitão é do time que tem o confronto mais fácil, e muitas vezes ele é o mais escalado da rodada. Aqui irei indicar um jogador que pode tranquilamente usar a faixa de capitão e não está sendo muito visado.

Andrés Gómez (ATA): Muito regular com média básica e quando faz gol acaba mitando. Acredito em um jogo aberto contra o RB Bragantino e ele com boas chances de marcar.
Goleiro faz a diferença…
Dizem que todo time campeão precisa de um bom goleiro e no Cartola FC não é diferente. Uma das posições mais difíceis de se escalar também é uma que deve ter uma grande margem de diferenciação nos times, afinal só podemos escalar um. Para 2025 a pontuação de defesa aumentou para 1.3 e isso vai impactar diretamente no fantasy game. Aqui irei indicar um goleiro que tem potencial de estar na seleção da rodada e não está sendo muito visado. Seja por SG, seja por defesas ou os dois.

Lucas Arcanjo: Vem trabalhando bastante e ainda pode sair com SG. Ótima aposta visando o bom momento do goleiro do Leão.
Banco pode resolver campeonatos
A grande mudança para o Cartola FC 2025 é a estreia do reserva de luxo. Agora, se seu reserva for melhor que qualquer titular daquela posição, ele entra no seu time e seu titular, de pontuação mais baixa, sai. Ou seja, muitos reservas vão entrar em campo. Escalar o banco virou uma obrigação e vai precisar de estratégia também. Por isso, irei indicar um reserva de luxo ousado, que tem chance de mitar e vai entrar em campo pelo seu time.

Alesson (ATA): É um atacante bastante regular e por mais que o Mirassol enfrente o terceiro colocado, o Flu costuma sofrer gol todo jogo e ele pode participar com scout decisivo.
Furada: Mais escalado não é sinônimo de pontuar bem
Por último, irei indicar 1 jogador entre os 11 mais escalados que pode ser descartado. A tendência é que os 11 mais escalados enfrentem adversários piores e tenham mais chance de mitar. Porém, nem sempre isso é a realidade e certamente terão outros jogadores bons também para entrarem no lugar destes. Aqui só será citado para ficarmos de olho quem pode não render bem, mas não será citado jogador para o seu lugar.

Weverton (GRE): Acredito que não terá muito trabalho e se tomar um gol não irá pontuar alto. Sem Neymar o Santos tende a ser menos ofensivo, o que pode ajudar na questão do SG também.
OBS: Não irei citar jogadores que são/podem ser dúvida porque podem ser poupados e estão entre os 11 mais escalado.
E aí, cartoleiro(a) Mix, curtiu o novo quadro? Te ajudou a pensar fora da caixa nesta rodada? Partiu mitar de um jeito diferente!
Abraços!