Salve, cartolerio(a) Mix!

A temporada de 2025 será muito longa e muitas vezes você vai precisar pensar diferente dos seus adversários para tirar alguma vantagem, seja para tirar ou abrir uma diferença.

Neste quadro vamos citar diferentes formas de pensar fora da caixa, com objetivo único de ousadia e alegria, mas que podem render muitos pontos.

São 6 tipos de “apostas” que serão citadas por aqui toda rodada, justamente para te dar opções e visões diferentes de como apostar, mas quem sabe não colocamos mais uma bônus em alguma rodada específica, hein? E aí, tá preparado para pensar fora da caixa e mitar também? Aproveite com moderação!

Vamos lá para a rodada 1!

Obs: As primeiras rodadas são essenciais para ganhos de cartoletas. Isso faz toda a diferença no meio pro final do campeonato. Porém aqui estaremos visando apenas pontuar de uma forma diferente, com times e jogadores que não passam pela sua cabeça na hora de analisar a rodada. Então, o foco principal é pontuação e não estaremos ligando muito para preço de jogadores neste momento.


Ferrolho: fechando a defesa

Quem não lembra daquela “figurinha” virtual que você ganhava ao acertar todos os jogadores da sua defesa que não tomaram gol? Pois é, aqui o intuito é fechar a zaga toda de um time visando o saldo de gols dessa equipe.

Irei indicar dois times toda rodada. Apesar de todo equilíbrio e competitividade do Brasileirão, escalar toda zaga de um time não é algo muito normal, por isso um time indicado será “certo” de garantir o SG e o outro será uma aposta mais fora do radar.

São Paulo: Deve ir a campo com o que tem de melhor e sua zaga completa titular. É um dos favoritos da rodada e acredito que seja um dos melhores times para fechar a defesa toda nesta primeira rodada.

Fluminense: O Fortaleza vem de quatro jogos sem vencer e não vive um bom momento. O Flu não é dos melhores times, mas tem um técnico que preza pela defesa e ano passado fez o time se tornar uma das melhores defesas do campeonato após estar entre as piores. Acredito que fechar a zaga do tricolor carioca seja uma aposta válida e ousada para primeira rodada.


Jogadores fora do top 20

É natural que a gente fique de olho nos 20 jogadores mais escalados da rodada e muitas vezes isso faz com que nossa opinião seja moldada por esse ranking, que nada mais é o que a maioria está pensando. Por isso, toda rodada irei indicar 3 jogadores fora do top 20 dos mais escalados. Justamente para citar nomes que podem mitar e que você não pensou na hora de escalar seu time.

Erick Pulga (ATA): Um dos melhores jogadores da Série B de 2024, o atacante ex-Ceará ainda não é muito conhecido, mas vem brilhando pelo Bahia neste início de ano. Mesmo contra um adversário difícil tem tudo para ir bem jogando em casa e está custando pouco.

Vinicinho (ATA): Atacante pouco conhecido. Ele ponta de velocidade, mas vem sendo um dos principais jogadores do RB Bragantino neste início de ano. Tem um confronto acessível, contra o Ceará em casa, e acredito que será muito acionado durante a partida. Custa somente C$ 6 e pode surpreender muito.

Jean Carlos (MEI): Principal jogador do Juventude no ano é o artilheiro da equipe, com 3 gols, e líder em assistências com duas. Além disso, é o cara das bolas paradas e gosta muito de finalizar. Não está sendo muito visado e joga contra o Vitória em casa, onde o Juventude é muito forte. Acredito que possa brilhar neste duelo.

Obs: Jean Carlos é dúvida, caso ele comece no banco Mandaca, do Juventude, entrará no seu lugar.


Hora da faixa de capitão

Normalmente nosso capitão é do time que tem o confronto mais fácil, e muitas vezes ele é o mais escalado da rodada. Aqui irei indicar um jogador que pode tranquilamente usar a faixa de capitão e não está sendo muito visado.

Luiz Araújo (ATA): Apesar de ser mais reserva, do que titular, iniciou as últimas partidas e deve seguir nos onze iniciais deste sábado. É um atacante de lado, mas que participa muito do jogo finalizando, desarmando e sofrendo faltas também. Tem 4 gols e duas assistências no ano. O adversário é muito difícil, mas o Flamengo costuma se impor dentro de casa e criar muitas oportunidades. Está entre os 3 atacantes mais escalado, mas fora do top 5 de capitães mais escalado.


Goleiro faz a diferença…

Dizem que todo time campeão precisa de um bom goleiro e no Cartola FC não é diferente. Uma das posições mais difíceis de se escalar também é uma que deve ter uma grande margem de diferenciação nos times, afinal só podemos escalar um. Para 2025 a pontuação de defesa aumentou para 1.3 e isso vai impactar diretamente no fantasy game. Aqui irei indicar um goleiro que tem potencial de estar na seleção da rodada e não está sendo muito visado. Seja por SG, seja por defesas ou os dois.

Léo Jardim: Ano passado trabalhou muito e rendeu muitos pontos no Cartola FC, e esse ano não deve ser diferente. Porém, para mitada ser maior ainda, o Vasco necessita segurar mais saldo de gols. Na estreia vai enfrentar o Santos sem Neymar e acredito num jogo equilibrado com o goleiro vascaíno podendo ser o grande diferencial. Vejo potencial para surpreender fazendo defesas, conquistando o SG e podendo figurar na seleção da rodada.


Banco pode resolver campeonatos

A grande mudança para o Cartola FC 2025 é a estreia do reserva de luxo. Agora, se seu reserva for melhor que qualquer titular daquela posição, ele entra no seu time e seu titular, de pontuação mais baixa, sai. Ou seja, muitos reservas vão entrar em campo. Escalar o banco virou uma obrigação e vai precisar de estratégia também. Por isso, irei indicar um reserva de luxo ousado, que tem chance de mitar e vai entrar em campo pelo seu time.

Vinicinho (ATA): Não teve coragem de escalar como titular? Não tem problema, basta ele pontuar melhor que um dos seus titulares para entrar em campo. Como precisa ser um jogador relativamente barato, Vinicinho se encaixa neste requisito e é um aposta ousada e que pode mitar nesta primeira rodada.


Furada: Mais escalado não é sinônimo de pontuar bem

Por último, irei indicar 1 jogador entre os 11 mais escalados que pode ser descartado. A tendência é que os 11 mais escalados enfrentem adversários piores e tenham mais chance de mitar. Porém, nem sempre isso é a realidade e certamente terão outros jogadores bons também para entrarem no lugar destes. Aqui só será citado para ficarmos de olho quem pode não render bem, mas não será citado jogador para o seu lugar.

Richard Ríos (MEI): É o terceiro meia mais escalado e apesar de ser bom jogador não me passa muita confiança para esta rodada, ainda mais por enfrentar o Botafogo em casa. Acredito que temos muitas opções melhores para meias para ocupar a sua vaga.

OBS: Não contei o Lucas porque já saiu que será desfalque do São Paulo e deve sair dos mais escalados. No momento desta postagem ele é o segundo meia mais escalado.


E aí, cartoleiro(a) Mix, curtiu o novo quadro? Te ajudou a pensar fora da caixa nesta rodada? Partiu mitar de um jeito diferente!

Abraços!