Salve salve, Sócio Mix!

O Algoritmo FC será uma escalação totalmente fundamentada em estatísticas, ou seja, goleiro com mais defesas difíceis, laterais com muitas roubadas de bola e atacantes com mais gols, citando alguns exemplos, serão figurinhas carimbadas em nosso esquadrão. Para quem gosta, avalia e confia nos números, este quadro contribuirá bastante.

Provavelmente, sobretudo no começo do campeonato, alguns nomes não tão escalados pela maioria aparecerão por aqui, pois nossa fonte de consulta são os estaduais… e todos sabem que a qualidade é baixa. Entretanto, para seguir a proposta, é preciso se apegar aos fatos e torcer para que os números não nos enganem! Nas primeiras rodadas, a valorização será levada em conta visando o bem do time nas rodadas futuras.

Bora iniciar o ano mitando! Vamos para a escalação do Algoritmo FC na 1ª rodada do Brasileirão 2019! Lembrando que a equipe é uma prévia, podendo sofrer alterações no decorrer da semana.


ESQUEMA TÁTICO: 4-3-3  PREÇO DO TIME: C$82,00

GOLEIRO: DIEGO ALVES (FLAMENGO) – Certamente estará entre os mais escalados por ser o goleiro Bom e Barato deste ano. Com elencos recheados de estrelas, Flamengo e Cruzeiro se enfrentam no Maracanã em busca de começar o milionário Brasileirão 2019 com o pé direito. O fato é que ainda não se sabe ao certo como entrarão as duas equipes na partida, por estarem disputando simultaneamente a Libertadores. Titular ou não, o Cruzeiro deve dar trabalho ao Diego Alves, visto que Mano Menezes vem surpreendendo a todos com um time bem ofensivo (43 gols em 19 jogos em 2019). E se vier um pênalti a favor do Cruzeiro, 7 pontos são garantidos. Entra: CÉSAR (FLAMENGO)  – O jovem goleiro do Fla deve ser bastante exigido contra o forte ataque do Cruzeiro. Não sairá de campo com menos de duas defesas difíceis e quem sabe até o SG, já que o time de Abel só pensa na vitória após a derrota sofrida pela LDU no meio de semana.

LATERAL: GUGA (ATLÉTICO-MG) – Ainda um pouco desconhecido, o ex-lateral do Avaí inicia sua trajetória no Cartola FC custando apenas C$6,00. Este ano, ele já tem 3 assistências para gol em 15 jogos disputados. No ano passado, Guga foi o segundo jogador com mais desarmes (98) na Série B a ficou de fora de apenas duas partidas, sinal que é um lateral com baixo índice de cartões. Além dos desarmes, Guga se destacou com 3 gols, 3 assistências e 87 passes decisivos, além de 30% de aproveitamento nos cruzamentos. Contra o seu ex-clube Avaí, quem sabe faça valer a Lei do Ex e mite com SG, roubadas de bola e alguma participação em gol.

LATERAL: THIAGO CARLETO (CEARÁ) (CAPITÃO) – Quem jogou o game no ano passado certamente já o escalou em ao menos uma rodada. Tem um chute poderoso e sempre se dá bem com assistências. Em apenas 7 jogos com a camisa do Vozão, Carleto já possui 2 gols e 2 assistências. No ano passado, em 13 jogos disputados ele teve 5 participações em gols (2 gols e  3 assistências), 24 finalizações e 15 roubadas de bola, números que resultaram a ele uma média de 7,32 pontos. Com um preço razoável (C$8,00), é difícil deixá-lo de fora em uma partida em que o Ceará joga diante da sua torcida contra CSA, estreante na Série A. Entra: SAMUEL XAVIER (CEARÁ) – Confiante no SG do Vozão, Samuel Xavier foi o escolhido para substituir Carteto, que pode não jogar. O lateral direito do Ceará foi muito bem no game ano passado com 1 gol, 4 assistências e 33 roubadas de bola. Em 2019 ele já tem 2 gols e 3 assistências. A expectativa é que ele inicie o Cartola FC de 2019 mitando contra o estreante na série A CSA.

ZAGUEIRO: RODRIGO MOLEDO (INTER) – Em 2019, a defesa do Inter saiu de campo sem ser vazada 11 vezes em 21 jogos disputados. Mesmo a partida sendo fora de casa contra a Chape, Moledo é um excelente nome visando pontuação e, consequentemente, valorização. Em 2018 o zagueiro do Inter foi um dos destaques da posição com muitas roubadas de bola (46) e uma média de 5,78 pontos. Entra(e sai): PEDRO GEROMEL (GRÊMIO) – Por opção técnica! O Grêmio tem somente 5 gols sofridos no ano, sendo 1 no estadual e 4 na Libertadores. Das 22 partidas disputadas em 2019, a defesa gremista foi vazada em apenas 5 jogos, ou seja, ficou DEZESSETE JOGOS SEM SOFRER GOL. Nesta rodada será um duelo interessantíssimo entre Renato Gaúcho e Sampaoli, mas e expectativa é que o Grêmio saia com mais um SG em casa no ano e Geromito com um bom número de roubadas de bola, quesito no qual ele se destaca desde que chegou ao time gaúcho. Como custa razoáveis C$10,00, ainda tem uma boa possibilidade de valorização. Entra: Bruno Alves (SÃO PAULO) – Unanimidade, vem jogando muito e ainda tem um preço bem acessível. Bem provável que garanta muitas roubadas de bola assim como foi no ano passado.

ZAGUEIRO: LÉO PEREIRA (ATHLETICO) – Tem feito partidas seguras e tem levado vantagem na maioria das jogadas contra os atacantes adversários, o que pode fazer dele um bom nome visando roubadas de bola. Com a equipe considerada titular, o Furacão não sofreu gols jogando em casa e teve apenas um gol sofrido diante do Tolima fora de casa na primeira rodada da Libertadores. Isso mostra o poderio defensivo da equipe paranaense jogando sob seus domínios e contra o Vasco pelo Brasileirão não deverá ser diferente, uma vez que a equipe carioca tem sofrido ofensivamente nas últimas partidas. Portanto, custando razoáveis C$7,00, Léo Pereira é um bom nome visando SG, algumas roubadas de bola e uma boa valorização.

MEIA: LUAN (ATLÉTICO-MG) (CAPITÃO)– O menino maluquinho agora é meio-campo no Cartola FC. Desde o ano passado, Luan vem atuando na meiuca do Galo e em 2019 tem bons números na função. Ao todo são 9 participações em gols neste ano, sendo 2 gols marcados e 7 assistências distribuídas. Ano passado, ele se destacou bastante nas roubadas de bola, com um total de 88 roubadas de bola em 36 partidas disputadas no Brasileirão 2018. Logo, fazendo um combo de participações em gols e roubadas de bola, Luan passa a ser um grande nome na rodada, já que o Galo é bastante favorito contra o Avaí no Horto.

MEIA: PATRICK (INTERNACIONAL) – O volante, meia, ala e lateral esquerdo Patrick terminou o Cartola FC 2018 entre os maiores ladrões de bola com 104 RB’s. Sem dúvidas, foi um dos grandes destaques do game no ano passado e em 2019 tem tudo para se dar bem novamente. Até aqui, ele possui 2 gols e 2 assistências neste ano, porém serão as roubadas de bola que farão de Patrick um grande nome entre os meias para se escalar. Contra a Chape fora de casa a tendência é que ele seja bastante eficiente nos desarmes e quem sabe até consiga um gol ou assistência para fechar com boa pontuação. O Inter deve poupar e Patrick provavelmente não joga. Entra: CUELLAR (FLAMENGO) – Cuellar está roubando bola de você e mais 99 pessoas. O volante rubro-negro continua jogando um absurdo. Contra a LDU no meio de semana, segundo alguns scouts, era para ele ter feito em torno de 12 pontos basicamente com roubadas de bola. Em 2018 ele fechou o Brasileirão com 99 roubadas de bola e este ano não será diferente. Contra o Cruzeiro no Maraca, Cuellar tem tudo para sair de campo com ao menos 5 RB’s, conseguindo então uma boa pontuação e valorização, uma vez que inicia o game custando somente C$8,00.

MEIA: FERNANDO SOBRAL (CEARÁ) – Até o momento é a aposta do Algoritmo FC. Bem desconhecido, Fernando Sobral é uma surpresa no Ceará neste início de 2019. Em 11 jogos disputados, ele possui 5 participações em gols, sendo 1 gol marcado e 4 assistências distribuídas. Contra o CSA em casa, Sobral pode manter a boa fase e valorizar bastante, visto que custa apenas C$4,00.

ATACANTE: RONY (ATHLETICO) – Rony é aquele jogador de lado que faz os laterais até sonharem com ele posteriormente ao jogo. Muito rápido, sofre muitas faltas e aos poucos tem melhorado no quesito finalização. Tem uma assistência no ano, porém não se tem dados de quantas faltas sofreu durante a Libertadores, porém garanto que foram muitas por todos os jogos que vi do Furacão na competição. O Vasco, seu adversário na primeira rodada do Brasileirão, vem sofrendo com os atacantes de lado. Contra o Flamengo foram dois, mas seriam três se não fosse a falha do VAR, gols sofridos e contra o Santos pela Copa do Brasil, Soteldo e Rodrygo só não fizeram chover. Portanto, custando uma pechincha (C$6,00), Rony deve se dar bem na estreia e não decepcionará os cartoleiros.

ATACANTE: RICARDO BUENO (CEARÁ) – É disparado o artilheiro do Ceará no ano com 7 gols marcados. Além dos gols, Ricardo Bueno se destaca com 3 assistências distribuídas. Contra o CSA em casa, a expectativa é que ele não passe em branco e valorize bastante, já que inicia o game custando somente C$4,00.

ATACANTE: YONY GONZÁLEZ (FLUMINENSE) (?) – É o jogador com maior participações em gols na equipe de Fernando Diniz. São 14 no total (8 gols e 6 assistências) em 20 partidas jogadas em 2019. O atacante colombiano tem tudo para iniciar o Brasileiro jogando bem no Maracanã contra o Goiás. Por jogar em casa, o Flu é favorito e Yony deve sair de campo mais um gol e/ou assistência na conta. Está como dúvida, mas deve jogar Yony ainda se encontra como dúvida, pois Pedro pode entrar como titular em seu lugar. Então, ele dará lugar a outro atacante. Entra: ALEXANDRE PATO (SÃO PAULO) – Mais conhecido como Rei das Estreias, Pato volta ao São Paulo visando melhorar o futebol apresentado pelo clube paulista. Quem conhece, sabe que Pato costuma ter participações em gols nas estreias pelos clubes e seleção por onde passou: Internacional, Milan, Seleção Brasileira, Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villareal e Tianjin Quanjin. Na volta ao São Paulo contra o fraco Botafogo no Morumbi, Pato deve ter ao menos alguma assistência ou gol, conseguindo assim uma boa pontuação e valorização.

TÉCNICO: TIAGO NUNES (ATHLETICO) Com a equipe considerada titular, o Athletico está 100% jogando na Arena da Baixada. Foram 3 jogos pelas Libertadores, entre eles uma goleada sobre o todo poderoso Boca Juniors (3×0). Ao todo, o Furacão possui um saldo positivo de 8 gols jogando em casa, sendo 8 gols marcados e 0 gols sofridos. Caso entre com a equipe completa, Tiago Nunes deve conseguir uma boa pontuação, pois o CAP é favoritíssimo em casa contra o conturbado Vasco da Gama.

E aí, o que achou da escalação? Deixe seu comentário e fique ligado que até o fechamento do mercado poderemos ter alterações. Abraço e boa sorte a todos!

Por: Augusto Franco
Instagram: @eng.augustoranco