O mercado fecha em:

Perguntas Frequentes sobre o CartolaFC

Saaaaaaaaaalve, Cartoleiros! Para mandar bem no CartolaFC e humilhar a concorrência, é preciso que não haja nenhuma dúvida. Buscando ajudá-los, como sempre, o Mix vem até aqui esclarecer aquelas dúvidas bobas mas que pegam no pé de todos os cartoleiros na hora de montar o time ou somar a pontuação. Pensando nisso, respondemos todas as dúvidas […]

Postado em: 25 de abril de 2015
Atualização: 7 de abril de 2018
Autor:
Tempo de leitura: 14 minutos
Saaaaaaaaaalve, Cartoleiros!
Para mandar bem no CartolaFC e humilhar a concorrência, é preciso que não haja nenhuma dúvida. Buscando ajudá-los, como sempre, o Mix vem até aqui esclarecer aquelas dúvidas bobas mas que pegam no pé de todos os cartoleiros na hora de montar o time ou somar a pontuação.
Pensando nisso, respondemos todas as dúvidas imagináveis. Confira!Atenção: este post foi feito em 2015, antes do CartolaFC apresentar as novas mudanças de interface. Não deixe de conferir este post atualizado!

 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O CARTOLA FC


DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo scouts e pontuação dos jogadores

1. Como são definidas as pontuações dos jogadores?

   2.  Um jogador bateu o pênalti na trave, ele ganha +3,5 pontos? E se ele errar o pênalti e fizer o gol no rebote, conta como pênalti perdido? 
   3.  O goleiro defendeu um pênalti. A pontuação ganha por ele varia se a defesa do pênalti foi difícil? E se o jogador chutar na trave ou para fora, conta como defesa de pênalti para o goleiro?
   4.  Um jogador recebeu dois cartão amarelos e um vermelho, ele perde quantos pontos? E se receber só 1 cartão amarelo e depois o vermelho direto?
    5.  Intercepção conta como roubada de bola? 
    6.  O que é roubada de bola? 
    7.  Cruzamento conta como passe errado? 
    8.  O que significa “Saldo de Gol (SG)”?
   9.  Meu zagueiro/lateral/goleiro foi substituído quando seu time ainda não havia sofrido gol. Se o time sofrer gol, ele perde SG? 
  10. Assistência para gol contra vale?

DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo Ligas

  
11.  Qual a diferença entre Liga Pública e Liga Privada? Como é a disputa nessas ligas?

12. Se uma rodada começar no final do mês, mas a última partida for no mês seguinte, a rodada conta pra que mês? 
13. Como criar ou participar de uma liga?
14. Se eu entrar numa liga durante o campeonato, entro zerado?
15. Se eu criar uma liga durante o campeonato, as pontuações das rodadas anteriores contam na classificação?

DÚVIDAS FREQUENTES gerais

  
16.  Como funciona o assistente técnico?    

  17.  Como se ganha cartoletas? 
18. O que é o Hall da Fama?
19. O que é mais importante: cartoletas ou pontos?
20. Qual o objetivo do Cartola FC?
21. O que significa o fechamento do mercado?
22. O que é “mitar”?
23.  Esqueci de escalar meu time para a próxima rodada. O que acontece? Faço 0 pontos?
24. Escalei um jogador que estava como provável, mas ele não jogou. Como reclamar com o Cartolafc? 

RESPOSTAS

1. Como são definidas as pontuações dos jogadores?

 

 

De acordo com os scouts já estipulados pelo site oficial do Cartola FC.

São eles:

Scouts de Defesa

Roubada de bola (RB) + 1,7
Falta cometida (FC) – 0,5
Gol contra (GC) – 6,0
Cartão amarelo (CA) – 2,0
Cartão vermelho (CV) – 5,0
Jogo sem sofrer gol (SG) – exclusivo para as posições de goleiro, zagueiro e lateral + 5,0
Defesa difícil (DD) – exclusivo para a posição de goleiro + 3,0
Defesa de pênalti (DP) – exclusivo para a posição de goleiro + 7,0
Gol sofrido (GS) – exclusivo para a posição de goleiro – 2,0

 

Scouts de ataque
Falta sofrida (FS)    + 0,5
Passe errado (PE) – 0,3
Assistência (A)                                                                                                                                 + 5,0
Finalização na trave (FT) + 3,5
Finalização defendida (FD) + 1,0
Finalização para fora (FF) + 0,7
Gol (G) + 8,0
Impedimento (I) – 0,5
Pênalti perdido (PP) – 3,5

2. Um jogador bateu o pênalti na trave, ele ganha +3,5 pontos? E se ele errar o pênalti e fizer o gol no rebote, conta como pênalti perdido?
Bola na trave somente valerá +3,5 pontos em qualquer outra circunstância (cobrança de falta, chute, cabeceio e etc), menos na cobrança de pênalti. Se o jogador bateu o pênalti na trave, ele errou o mesmo, logo, perderá -3,5 pontos e não ganhará o bônus referente à finalização na trave. Do mesmo modo que, se o jogador chutar o pênalti para fora ou se o goleiro defender, ele não ganhará o bônus referente à finalização para fora e finalização defendida, respectivamente. Resumindo: não importa se o jogador bater o pênalti na trave, pra fora ou nas mãos do goleiro… -3,5 pontos para ele!
Se o jogador errar o pênalti e fizer o gol no rebote, ele ganha +4,5 pontos: -3,5 (pelo pênalti perdido) + 8 (pelo gol).

3. O goleiro defendeu um pênalti. A pontuação ganha por ele varia se a defesa do pênalti foi difícil? E se o jogador chutar na trave ou para fora, conta como defesa de pênalti para o goleiro?


Não importa se o goleiro ficou parado no centro do gol e o batedor do pênalti tentou uma cavadinha ou se o goleiro acertou o canto e fez uma defesaça. Não importa se ele defendeu com as mãos, com a cabeça, com o pé, com a barriga, com a canela… se defender o pênalti, o goleiro ganha +7,0 pontos.
Se o cobrador chutar na trave ou para fora, não conta como defesa para o goleiro, assim, o goleiro não ganha nenhum ponto. 

    4. Um jogador recebeu dois cartões amarelos e um vermelho, quantos pontos ele perde? E se receber só 1 cartão amarelo e depois o vermelho direto? 

Se ele tomar 1 cartão amarelo, perde -2,0 pontos, se tomar o segundo e consequentemente tomar o vermelho, automaticamente ele perderá -5,0 pontos (anula os dois cartões amarelos). Contudo, se o jogador receber um amarelo, e depois receber o vermelho direto sem a aplicação do segundo amarelo, o jogador perderá -7,0 pontos (-2 do cartão amarelo + (-5) do cartão vermelho).

5. Interceptação conta como roubada de bola? 


Interceptação é ato de tomar a bola quando o jogador adversário toca ou lança a bola para alguém. Este ato não conta pontos no cartola.   6. O que é roubada de bola?


Roubada de bola é quando o jogador tira a bola dos pés de seu adversário (não em toques, lançamentos ou cruzamentos como no caso da interceptação) e sai jogando.   7. Cruzamento conta como passe errado?


Não.   8. O que significa “Saldo de Gol (SG)”? 


É o Scout “Saldo de Gol”. Toda vez que um time não sofrer gol, o goleiro, os zagueiros e os laterais desse time (apenas os que jogaram, não é válido para quem ficou no banco) ganham 5 pontos. 

   9. Meu zagueiro/lateral/goleiro foi substituído quando seu time ainda não havia sofrido gol. Se o time sofrer gol, ele perde SG? 

Sim. Infelizmente o mesmo perde SG, assim como um jogador que entra em campo após seu time já ter sofrido o gol não possui mais SG.

10. Assistência para gol contra vale?


Ai Jesus… Jamais! 

  11. Qual a diferença entre Liga Pública e Liga Privada? Como é a disputa nessas ligas?
 

As Ligas Públicas são aquelas em que todos os cartoleiros participam automaticamente. São elas: a Liga Nacional (entre todos os cartoleiros do Brasil), a Liga do Time do Coração (entre todos os torcedores daquele time), a Liga do Patrocinador (entre todos que escolheram aquele patrocinador no uniforme) e a Liga Patrimônio (entre todos os cartoleiros do Brasil, a diferença é que é a única liga em que a classificação se dá pelo número de cartoletas).
As Ligas Privadas, como o nome sugere, são particulares. Qualquer um pode criar uma liga privada e chamar qualquer outro cartoleiro para participar. No entanto, existe um limite; não é permitido participar de mais de 6 ligas privadas.

A disputa das ligas no CartolaFC se dá através da pontuação geral, ou seja, a pontuação de todas as rodadas se somam e, ao final da rodada/mês/turno/campeonato, vence quem tiver mais pontos.

O Cartola FC Mix possui duas ligas privadas: a oficial e aberta a todos os cartoleiros, “Liga cartolafcmix.dev.br“, e a liga exclusiva para a mulherada, “Cartoleiras Mix 2015”. Além disso, organizamos ligas especiais e exclusivas, no formato mata-mata, como a Libertadores Mix e UEFA Mix. Essas ligas especiais possuem vagas limitadas, e as inscrições são anunciadas pelas nossas redes sociais. 

  12. Se uma rodada começar no final do mês, mas a última partida for no mês seguinte, a rodada conta para que mês? 
 

Sempre para o mês em que a rodada começou. Por exemplo, se o primeiro jogo da rodada for no dia 31 de Maio, e o último for no dia 1 de junho, a pontuação dessa rodada contará para o mês de maio.

13. Como criar ou participar de uma liga?

Para criar uma liga: 


1) No menu do Cartola, clique em “Ligas” (entre as opções “MEU TIME” e “MERCADO”).
2) Ao descer um pouco a página, você visualizará um banner à direita da página com uma inscrição “Crie sua Liga”. Clique nela.
3) Escolha o nome da sua liga, e escreva uma descrição, que aparecerá para todos os participantes da sua liga.
4) Escolha o tipo da liga: aberta (qualquer um pode participar), moderada (só entra quem você aceita) e fechada (só entra quem receber convite).
5) Crie uma flâmula (um escudo) para a sua liga. Ela aparecerá ao lado do nome e da descrição.
6) Sua liga foi criada. Para acessar a sua classificação, é só clicar em “Ligas”, e descer a página até encontrar a liga que você criou. 



Para convidar cartoleiros para participarem da sua liga:

1) Clique em “Ligas”, desça a página e clique na liga que você criou. Quando abrir a página, no menu da direita, você verá uma opção de “convidar” destacada. Clica lá.
2) Agora é só inserir os e-mails dos seus amigos e mandar o convite! Conforme eles forem aceitando, seus times irão aparecendo na classificação da liga. 



Para moderar quem participa da sua liga, e aceitar convites alheios

1) Para aceitar/recusar o pedido de participação de alguém que quer participar da sua liga, acesse a “Página Inicial”. Ao lado do seu uniforme, você verá duas opções: “convites pendentes” e “pedidos de inscrição”. Clique em “pedidos de inscrição”.
2) Abrirá uma página com as pessoas que solicitaram a participação na sua liga (caso a sua liga seja moderada). Agora é só aceitar ou recusar o pedido das pessoas.
3) Na opção “convites pendentes”, você verá os convites de pessoas que te chamaram para participar de suas ligas. Você pode recusar ou aceitar o convite. 
Já para participar de uma liga do Cartola FC:

1) Clique em “Ligas”.
2) Ao lado de “minhas ligas”, você verá uma barra de pesquisa com a frase “busca por liga”. Clique e digite o nome da liga que você deseja participar.
3) Clique na liga que aparecer.
4) Embaixo do nome da liga, caso ela for aberta ou moderada, aparecerá a opção “solicitar participação”. É só clicar lá. Caso a liga seja aberta, você entrará na hora. Caso a liga seja moderada, você terá que esperar a aprovação do dono da liga.

14. Se eu entrar numa liga durante o campeonato, entro zerado?

Não. Você entrará com a sua pontuação geral. Exemplo: digamos que você entre numa liga antes da 10ª rodada. Assim que entrar, sua pontuação aparecerá com 0 pontos. No entanto, após a rodada, será atualizada e aparecerá a sua pontuação geral (da 1ª até a 10ª rodada). Caso a liga tenha sido criada depois da 1ª rodada, só contará a pontuação geral a partir da rodada em que ela foi criada. 

  15. Se eu criar uma liga durante o campeonato, as pontuações das rodadas anteriores contam na classificação? 

Caso você crie uma liga após a 1ª rodada, a pontuação das rodadas anteriores não contarão na classificação da liga. Assim, digamos que você crie uma liga na 4ª rodada. Desse modo, as pontuações da 1ª, 2ª e 3ª rodadas não serão contabilizadas nas pontuações da classificação dessa liga. 16. Como funciona o assistente técnico?

Ele fica localizado na barra superior ao lado de “ASSESSOR DE IMPRENSA” e serve para fazer as alterações automáticas caso seu time contenha algum jogador com status “suspenso”, “contundido” ou “nulo” quando o mercado fechar. “O recurso pode ser ativado a qualquer momento e permite que o sistema escale automaticamente o time do usuário, de acordo com os três setores do campo (defesa, meio-campo e ataque)”.
Assim, se o mercado fechar e você tiver algum jogador com um dos status citados acima, o assistente técnico – caso ativado – irá vender esse jogador, e usar as cartoletas da venda (não importa quantas cartoletas você ainda tenha restante no cofre, pois essas não serão utilizadas pelo assistente) para comprar outro jogador que esteja “provável”, de acordo com a relação de times escolhidas pelo cartoleiro. Lembrando que, ao ativar o assistente, você escolhe três times de preferência em cada setor, e o assistente tentará comprar jogadores dessas equipes (nós não recomendamos pois nem sempre o jogador que você tem certeza que vai jogar está confirmado no fantasy e não estando confirmado, automaticamente o assistente técnico exclui da sua seleção; portanto, é MUITO importante ir além das informações dadas no jogo e buscar fontes que confirmem qualquer suspeita sobre o status do jogador).

17. Como se ganha cartoletas?

Parece meio complexo, e realmente é. O esquema para ganhar cartoletas é muito mais difícil do que você imagina, talvez porque as três primeiras rodadas vão além de somente escalar jogadores que fizeram poucos pontos na rodada anterior. Confira o regulamento para obter cartoletas no início do jogo aqui. PS: este regulamento ainda não foi atualizado para o ano de 2015, porém, a partir dele você consegue entender como funciona o esquema de valorização das 3 primeiras rodadas.
A partir da 4ª rodada, o mercado estabiliza e permanece o mesmo até a última rodada. Se o jogador for mal na anterior e ter uma boa estimativa de ir bem na rodada atual, logo, ele será uma boa opção para valorização e consequentemente o ganho de cartoletas.

Ex: Alexandre Pato fez -2 na rodada anterior; qualquer pontuação acima disso ocasionará na valorização do jogador.

Ao contrário desse exemplo, se o jogador foi bem na rodada anterior e não repetir o feito na rodada atual, logo, o mesmo será uma opção ruim, causando desvalorização e consequentemente a perda de cartoletas.

Ex: Alexandre Pato faz 20 pontos na rodada anterior; qualquer pontuação abaixo disso, ocasionará na desvalorização do jogador.

18. O que é Hall da Fama?


Sua “sala de troféus”. É um “extra” do jogo, não interfere na pontuação. Na medida em que vai atingindo metas (conquistas) pré-definidas, o cartoleiro é recompensado com insígnias que vão sendo colocadas como troféus no seu Hall da Fama. São 37 desafios a serem conquistados e distribuídos em três categorias diferentes: base, profissional e super craque. O que você ganha se conseguir completar todos? Um “parabéns”!  19. O que é mais importante: cartoletas ou pontos?

 

O principal objetivo do CartolaFC é pontuar o máximo possível. Para pontuar bem, é preciso escalar um bom time e, normalmente, os melhores jogadores são os mais caros. Assim, é mais fácil pontuar bem com frequência quando se tem muitas cartoletas (a partir de C$180,00) para comprar os melhores jogadores.
No entanto, em 2013 a liga pública “Patrimônio” foi criada, a única liga do jogo onde a classificação se dá pelo número de cartoletas que o jogador possui. Essa liga “Patrimônio” animou uma minoria a jogar CartolaFC para ganhar o máximo de cartoletas possíveis, sem se preocupar com a pontuação.

20. Qual o objetivo do Cartola FC?

 

Além da interação entre pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, o objetivo do Cartola FC é obter mais pontos que seu adversário no final do Campeonato/turno/mês e etc, de acordo com a especificação da liga que cada um participa.

 

21. O que significa o fechamento do mercado? 

O mercado sempre fecha 2 horas antes da 1ª partida da rodada. Após o mercado fechar, não é mais possível alterar a escalação do seu time para a atual rodada. Após todos os jogos da rodada, o mercado é reaberto para você realizar mudanças para a próxima rodada.

22. O que é “MITAR”?

Mandar MUITO bem na rodada. Existem dois tipos de cartoleiros: Pato ou Mito. Em que categoria você se encaixa?!

23. Esqueci de escalar meu time para a próxima rodada. O que acontece? Faço 0 pontos? 

Não, seu time será o mesmo da rodada anterior, e você terá sua pontuação contabilizada.

24. Escalei um jogador que estava como provável, mas ele não jogou. Como reclamar com o CartolaFC? 

Reclamar? Não dá… Só senta, aceita e engole o choro! Hahahaha

————————————————————————————————————————–

E aí, galera. Dúvidas esclarecidas?
Caso ainda tenha alguma dúvida, continuem acessando nosso site; e se mesmo assim a mesma não for saciada, deixe um comentário aqui, na nossa página oficial do facebook ou através do nosso twitter.

Beijinhos e até mais!

Por: Maria Gabriela Schincariol (Twitter: @schincariolgabi)
Time: Schincariol EC.

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.