O mercado fecha em:
Quero ser sócio

Os melhores jogadores do Flamengo para se escalar no Cartola FC 2020

5 de março de 2020 - Gustavo
Os melhores jogadores do Flamengo para se escalar no Cartola FC 2020

Última atualização: 10/03
(após Flamengo 3 x 0 Botafogo – Carioca)

Campeão da Copa Mickey. (2019)
Campeão Estadual. (2019)
Campeão Brasileiro. (2019)
Campeão da Libertadores. (2019)
Campeão da Recopa. (2020)
Campeão da Supercopa do Brasil. (2020)

O Flamengo é o atual Rei da América.

Não importa se é torneio de verão, supercopa ou a competição mais cobiçada do continente, a principal característica da equipe rubro-negra comandada pelo português é a sede insaciável pelas conquistas. Desde que desembarcou no Rio de Janeiro, o Mister assumiu um compromisso com o protagonismo, com os títulos. O Flamengo complacente com o “quase” e refém de frases como “perder para o Inter é absolutamente normal” ficou de vez no passado.

Sob a liderança de Jorge Jesus, o Mengão já levantou 5 taças e perdeu apenas 4 partidas – Bahia, Emelec, Santos e Liverpool (na prorrogação). Com um retrospecto tão impressionante e um começo de temporada vitorioso, o Flamengo se coloca em um patamar de favoritismo indiscutível no cenário nacional.

Se a versão de 2019 já assombrou o Brasil com tamanha superioridade, a de 2020 aparenta ser ainda mais aterrorizante. Em uma janela atípica para os campeões sulamericanos, que testemunham suas equipes serem desmanteladas pelos clubes europeus, chineses e árabes, o Flamengo perdeu apenas um titular – Pablo Marí – e se reforçou em quase todas as posições mais carentes do elenco.

Portanto, quando o assunto é Cartola FC 2020, não tenho a menor dúvida que o atual campeão brasileiro será o time que mais cederá jogadores para as “Seleções dos Cartoleiros” espalhados pelo Brasil. Nomes como Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol certamente estarão entre os jogadores mais escalados do CartolaFC.

Confira a seguir as estatísticas mais relevantes do Flamengo e os principais jogadores da equipe para o Cartola FC 2020:

DESEMPENHO NOS  CAMPEONATOS QUE DISPUTOU

DESEMPENHO GERAL

14 jogos: 11 vitórias / 2 empates / 1 derrota – 83,33% de aproveitamento
Gols marcados: 31
Gols sofridos: 11
Jogos sem marcar gol: 2
Jogos com SG (sem sofrer gol): 6

DESEMPENHO COMO MANDANTE

5 jogos: 4 vitórias / 1 derrota – 80% de aproveitamento
Gols marcados: 11
Gols sofridos: 3
Jogos sem marcar gol: 1
Jogos com SG (sem sofrer gol): 3

DESEMPENHO COMO VISITANTE

8 jogos: 6 vitórias / 2 empate – 83,33% de aproveitamento
Gols marcados: 17
Gols sofridos: 8
Jogos sem marcar gol: 1
Jogos com SG (sem sofrer gol): 2

* A partida contra o Athletico pela final da Supercopa do Brasil foi disputada em campo neutro, portanto os gols foram contabilizados somente no “Desempenho Geral”.

COPA LIBERTADORES
(apenas 1 partida disputada)
Junior Barranquilla 1 x 2 Flamengo

RECOPA SULAMERICANA
Campeão!
19/02 – Independiente del Valle 2 x 2 Flamengo
26/02 – Flamengo 3 x 0 Independiente del Valle

SUPERCOPA DO BRASIL
Campeão!
16/02 – Flamengo 3 x 0 Athletico

CAMPEONATO CARIOCA

10 jogos: 8 vitórias / 1 empate / 1 derrota – 83,33% de aproveitamento
Gols marcados: 21
Gols sofridos: 8
Jogos sem marcar gol: 2
Jogos com SG (sem sofrer gol): 4

ESCALAÇÃO TITULAR / TRANSFERÊNCIAS

Esquema tático: 4-4-2
Goleiro: Diego Alves
Laterais: Rafinha e Filipe Luís
Zagueiros: Rodrigo Caio e Léo Pereira
Meias: Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta
Atacantes: Bruno Henrique e Gabigol

Quem chegou:
Goleiro:
Zagueiros: Léo Pereira (Athletico) e Gustavo Henrique (Santos)
Laterais:
Meias: Thiago Maia (Lille – FRA)
Atacantes: Pedro (Fiorentina – ITA), Michael (Goiás), Pedro Rocha (Cruzeiro) e Thiago (Náutico)

Quem saiu:
Goleiro:
Zagueiros: Pablo Marí (Arsenal – ENG) e Rhodolfo (Coritiba)
Laterais: Rodinei (Internacional)
Meias: Reinier (Real Madrid – ESP)
Atacantes:

HOMENS DAS BOLAS PARADAS

Faltas: Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Vitinho e Diego.
Escanteios: Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Vitinho
Pênaltis: Gabigol

ARTILHEIROS EM 2020

DESEMPENHO GERAL

10 gols – Gabigol (atacante)
4 gols
 – Bruno Henrique (atacante)
3 gols – Pedro (atacante) e Everton Ribeiro (meia)
2 gols 
– Michael (atacante) e Gerson (meia)
1 gol
 – Arrascaeta (meia), Diego (meia), Filipe Luís (lateral), João Lucas (lateral), Lucas Silva (atacante), Bill (atacante sub-20) e Rodrigo Muniz (atacante sub-20)

DENTRO DE CASA

3 gols 
– Gabigol (atacante)
2 gols – Gabigol (atacante) e Gerson (meia)
1 gol
 – Pedro (atacante), Everton Ribeiro (meia) e Michael (atacante)

FORA DE CASA

6 gols
 – Gabigol (atacante)
3 gols – Bruno Henrique (atacante)
2 gols 
– Everton Ribeiro (meia) e Pedro (atacante)
1 gol
 – Michael (atacante), Filipe Luis (lateral), Diego (meia)

* A partida contra o Athletico pela final da Supercopa do Brasil foi disputada em campo neutro, portanto os gols foram contabilizados somente no “Desempenho Geral”.

GARÇONS EM 2020

DESEMPENHO GERAL

4 assistências – Gabigol (atacante)
3 assistências
 – Diego (meia) e Gabigol (atacante)
2 assistências
 – Arrascaeta (meia), Vitinho (atacante), Michael (atacante), Pedro (atacante), Filipe Luis (lateral) e Ramon (lateral sub-20)
1 assistência – Renê (lateral), Bruno Henrique (atacante) e Everton Ribeiro (meia)

DENTRO DE CASA

1 assistência – Gabigol (atacante), Renê (lateral), Vitinho (atacante), Diego (meia) e Ramon (lateral sub-20)

FORA DE CASA

2 assistências
 – Gabigol (atacante), Arrascaeta (meia), Filipe Luis (lateral) Pedro (atacante), Michael (atacante) e Diego (meia)
1 assistência – Vitinho (atacante), Bruno Henrique (atacante), Everton Ribeiro (meia) e Ramon (lateral sub-20)

* A partida contra o Athletico pela final da Supercopa do Brasil foi disputada em campo neutro, portanto a assistência foi contabilizada somente no “Desempenho Geral”.

OLHO NELES! OS JOGADORES QUE PROMETEM NO CARTOLA FC 2020:

Como o Flamengo é uma das equipes mais “manjadas” do Brasileirão 2020, optei por mesclar as indicações com base em 2 perfis de jogadores: as unanimidades e as promessas menos comentadas.

Arrascaeta (MEI) – O maior pontuador da história do Cartola FC! Só isso… A temporada do Arraxca no Cartola FC 2019 foi incrível! O uruguaio sustentou ao longo de toda a competição uma média superior a 10 pontos por partida e conseguiu um duplo-duplo no campeonato – com 12 gols e 12 assistências. É títular indiscutível na equipe de Jorge Jesus e será, sem dúvida, o meia mais escalado do Cartola FC em 2020.

Gabigol (ATA) – Como o próprio fez questão de informar, “se vocês não gostaram da versão de 2019 se preparem… porque a de 2020 está insuportável”. Desde então, o camisa 9 já balançou a rede 9 vezes e deu 3 assistências. Embora seja cedo para afirmar, o artilheiro vem demonstrando maior desenvoltura atuando distante do gol, seja com dribles ou passes verticais. É provável que seja novamente o artilheiro da competição e um dos 3 maiores pontuadores do Cartola FC 2020.

Bruno Henrique (ATA) – Após um ano de 2018 frustrante, Bruno Henrique foi elevado ao status de “OTO PATAMAR”, rs. Na minha opinião, o principal jogador do Flamengo na temporada. Além de ter sido vice-artilheiro do Brasileirão, foi decisivo nos momentos cruciais do Flamengo em 2019. Com relação ao Cartola FC, suas maiores pontuações ocorreram na ausência de Gabigol. Acredito que esta deve ser uma das principais novidades de 2020, pois na temporada atual temos observado com frequência o Gabigol criando as jogadas pelas beiradas para conclusão do Bruno. Continuará sendo um dos jogadores mais escalados do Cartola em 2020.

Filipe Luis (LAT) – Aqui começam as promessas menos comentadas! Em 2020, temos visto com maior frequência jogadas ofensivas do lateral da seleção brasileira. Já são 2 assistências e 1 gol na temporada. Se você considerar que o Filipe Luis já é um jogador bastante regular defensivamente com roubadas de bola e SG, a partir do momento que ele se tornar eficaz ofensivamente, pode se tornar um dos principais laterais do fantasy game.

Thiago Maia (MEI) – Ainda é cedo para cravar se o Thiago Maia será ou não titular em 2020, já que a concorrência com Arão é uma das mais acirradas do elenco. A razão pela qual o meio-campista figura entre as promessas do Cartola FC 2020 são as roubadas de bola. Desde a saída do Cuéllar, talvez seja o principal jogador do atual elenco do Flamengo essa característica.

Vitinho (ATA) – Embora ainda não tenha feito gol em 2020, já são 2 assistências e um envolvimento maior com as partidas. A tendência para essa temporada é que Vitinho seja um jogador ainda melhor no Cartola FC. O atacante é um dos casos curiosos de jogadores que pontuam bem no game e, ao mesmo tempo, são criticados pela torcida – muitas vezes de forma injusta, frisa-se. Vitinho deve continuar finalizando bastante de média distância e deve aumentar o número de gols e assistências nessa temporada.

Michael (ATA) – É a contratação do Flamengo que mais tem tido oportunidades de atuar. Seu estilo eletrizante já seduziu a arquibancada e parece estar conquistando o Mister, que tem elogiado o talento incrível do atacante e enfatizado a importância de evolução do jogo coletivo. Além do gol e das duas assistências, o baixinho já criou diversas chances claras de gol nesse começo de temporada. Acredito que Michael será uma das armas secretas dos Cartoleiros em 2020, até mesmo quando iniciar a partida no banco de reservas.

Pedro (ATA) – Provavelmnte, é o atacante com a melhor média de gols do Flamengo na temporada. Nos poucos minutos que esteve em campo, Pedro fez 3 gols e deu 2 assistências. O entrosamente com Gabigol aconteceu de forma quase instantânea. Fiquem atentos a estreia do atacante, pois é provável que seja um dos jogadores mais baratos do ataque rubro-negro, com alto potencial de valorização.

E você, acompanhou o Flamengo nesse início de temporada?

Também está confiante no bicampeonato?

Forte abraço,
Gustavo Rocha

Gustavo

Um dos fundadores do Cartola FC Mix e comandante do Luanda Sul 2005. Apreciador do futebol bem jogado, mas não deixa de assistir nem CSA x Avaí caso tenha escalado algum jogador. Entende que o Cartola FC é um jogo de consistência, embora um pouco de sorte seja sempre bem-vinda.

Dicas