O mercado fecha em:

NOVA COLUNA – ANÁLISE DOS JOGOS

Salve, salve, Cartoleiros! Aproveitaremos esses últimos cinco jogos para “testarmos” esse novo quadro. O objetivo, como o nome já diz, é analisar os jogos e apontar as melhores opções de cada clube. Além disso, há uma listagem dos jogadores mais relevantes para o CartolaFC e que são desfalques nas suas respectivas equipes. Seguem as análises: […]

Postado em: 12 de novembro de 2013
Atualização: 8 de junho de 2016
Autor:
Tempo de leitura: 6 minutos

Salve, salve, Cartoleiros!

Aproveitaremos esses últimos cinco jogos para “testarmos” esse novo quadro.
O objetivo, como o nome já diz, é analisar os jogos e apontar as melhores opções de cada clube. Além disso, há uma listagem dos jogadores mais relevantes para o CartolaFC e que são desfalques nas suas respectivas equipes. Seguem as análises:

Goiás x Ponte Preta – Serra Dourada

Eliminado na Copa do Brasil, o mandante terá foco total no Brasileiro e luta para conseguir uma vaga na Libertadores 2014. Já a visitante, Ponte Preta, está na vice-lanterna do campeonato e deve ir pro tudo ou nada contra o Goiás. Pela motivação da vaga na Libertadores e pela superioridade do time, aposto em uma vitória do time esmeraldino.
Boas opções do Goiás: Renan, William Matheus, Rodrigo, Eduardo Sasha e Renan Oliveira.
Desfalques: Walter e Hugo.
Boas opções da Ponte Preta: William.
Desfalques: Baraka.

Vitória x Cruzeiro – Barradão

O mandante, Vitória, não perde no campeonato desde o clássico contra o Bahia, na 27ª rodada; se encontra na 6ª posição e luta para conquistar uma vaga na Libertadores 2014. Entretanto, o Cruzeiro tem um time superior, deseja ampliar o seu aproveitamento no campeonato, e como é de praxe, deve ir pra cima do adversário. Jogadores ofensivos do time celeste estão sempre dentre as melhores opções. Aposto em uma vitória do Cruzeiro.
Boas opções do Vitória: Dinei e Marquinhos.
Desfalques: Maxi Bianccuchi.
Boas opções do Cruzeiro: Fábio, Egídio, Dedé, Nilton, Julio Baptista, Ricardo Goulart, Borges e Marcelo Oliveira.
Desfalques: Bruno Rodrigo, Ceará e Éverton Ribeiro.

Coritiba x Corinthians – Couto Pereira

Jogo morno entre dois times que nada mais almejam no campeonato. O Coritiba é extremamente irregular, por isso nunca se sabe o que esperar da equipe… Mas por jogar contra o Corinthians, provavelmente a partida terminará em empate. Em resumo: defesa fraca do Coritiba x ataque fraco do Corinthians. Ambas as defesas devem garantir o saldo de gol. 
Boas opções do Coritiba: Victor Ferraz, Carlinhos e Alex.
Desfalques: Chico, Robinho, Júnior Urso e Deivid.
Boas opções do Corinthians: Gil, Paulo André, Ralf e Pato.
Desfalques: Cássio, Fábio Santos e Paolo Guerreiro.

Santos x Bahia – Pacaembu

O time da Vila mais uma vez começou bem e perdeu o ritmo ao longo do jogo. Na última partida, contra o Vasco, estava ganhando de 2×0 e só não levou a virada por causa do “muralha” Aranha. Já o Bahia, não vence desde a 27ª rodada, vem de 3 empates consecutivos, e imagino que não vá aprontar contra o mandante. Aposto em uma vitória do Santista.
Boas opções do Santos: Aranha, Gustavo Henrique, Edu Dracena, Cicinho e Cícero.
Desfalques: Renê Júnior, Léo, Giva e Neilton.
Boas opções do Bahia: Fernandão.
Desfalques: Titi.

Criciúma x Atlético PR – Heriberto Hulse

O Criciúma Dortmund decepcionou na última rodada: venceu o Náutico por apenas 1×0. Aproveitarei esse momento pra fazer um desabafo: LINS NÃO É SELEÇÃO, LINS É ENGANAÇÃO!! Se não marca contra o Náutico, não marca contra ninguém mais (ziquei). Voltando… o mandante tem 60,1% de chance de cair pra série B e enfrenta o semi-finalista da Copa do Brasil, vice-líder do Brasileiro e embalado Furacão. Apesar de estar desfalcado por Manoel, Marcelo e Edershow, o Furacão é superior e deve vencer. 
Boas opções do Criciúma: Wellington Paulista e Lins. 
Desfalques: Serginho e Ivo.
Boas opções do Atlético PR: Weverton, Luiz Alberto e Paulo Baier de Munique.
Desfalques: Manoel, Éderson e Marcelo.

Atlético MG x Internacional – Independência
Com vaga garantida na Libertadores 2014, o Atlético MG usa o Campeonato Brasileiro apenas como “teste” para o Mundial. Já o Internacional, que chegou a ser considerado o melhor time do Campeonato Brasileiro, encontra-se numa posição desconfortável e não almeja mais nada no campeonato. Enfim, um jogo que não muda muita coisa na tabela, mas que vale para os jogadores do Galo se firmarem como titulares no Mundial, e para os Colorados… bom, nada. Por jogar em casa, por ter uma defesa mais sólida, e encarar um time sem cinco dos seus titulares, aposto em uma vitória do Atlético.

Boas opções do Atlético MG: Réver, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tardelli e Fernandinho. 
Desfalques: Ronaldinho Gaúcho, Richarlyson e Victor. 
Boas opções do  Internacional: Willians e D’Alessandro.
Desfalques: Leandro Damião, Forlan, Juan, Alex e Gabriel.

Fluminense x Náutico – Maracanã
Após ter entrado pela primeira vez no Z4 nesse ano, o Fluminense demitiu o técnico Vanderlei Luxembrugo e joga sua partida mais importante da temporada. O fato do adversário ser o Náutico coloca uma pressão gigantesca por vitória em cima do Fluzão. Dito isso, não tem como perder para o Timbu. Nem do Criciuma, em casa, o Náutico conseguiu ganhar.

Boas opções do Fluminense: Rafael Sóbis
Desfalques: Carlinhos, Fred, Diguinho, Ronan
Boas opções do  Náutico: Maikon Leite
Desfalques: Auremir, William Alves, Maranhão, João Filipe e Rogério. 



Grêmio x Vasco – Arena do Grêmio
Finalmente o time de Renato Gaúcho vem pagando o preço pela sua extrema covardia. Quando dizia que o Grêmio jogava um futebol covarde, a alegação era de que o time se encontrava em 2º lugar no Brasileirão e era o favorito na Copa do Brasil. Só esqueçaram de avisar que para passar de fase é necessário fazer gols. Tendo dito isso, acredito que o Tricolor entrará com uma postura completamente diferente para essa partida. Deixar de fazer 3 pontos contra o Vasco é praticamente dar adeus a classificação.

Boas opções do Grêmio: Alex Telles, Werley, Rhodolfo, Kleber e Barcos
Desfalques: Gabriel e Vargas
Boas opções do Vasco: …
Desfalques: Dakson, Juninho, Yótun, Felipe Soutto

Botafogo x Portuguesa – Maracanã
Apesar dos fortíssimos indícios de que o Botafogo vai botafoguear novamente em relação a vaga na Libertadores, eu ainda acredito no alvinegro. Não pela força da equipe, pelo talento dos jogadores, mas pela tabela mais fácil. Jogo muito importante para as pretensões do Botafogo e, jogando em casa, com o possível apoio de sua torcida, a equipe alvinegro tem tudo para conseguir somar mais 3 pontos

Boas opções do Botafogo: Edilson, Seedorf, Rafael Marques e Elias
Desfalques: Cidinho, Lodeiro e Lucas
Boas opções do  Portuguesa: Gilberto
Desfalques: Bergson e Diego Viana

São Paulo x Flamengo
Dois times que mostraram grande força de recuperação no 2º turno, mais uma vez reforçando a tese de que os verdadeiros grandes são incaíveis. Apesar do jogo ser no Estado de SP, ele não será disputado no Morumbi (por conta de uma punição), logo, campo quase-neutro. Com as duas equipes focadas em seus respectivos torneios de mata-mata, prevejo um jogo morno. São Paulo tentando se impor, e o Flamengo explorando sua velocidade nos contra-ataques.

Boas opções do São Paulo: Antônio Carlos, Ganso, LF9 e Ademilson
Desfalques: Thiago Carleto
Boas opções do Flamengo: Wallace, Elias, Paulinho e Hernane
Desfalques: Felipe, Cáceres, Gonzales, João Paulo 

Como o quadro é novo, gostaríamos de contar com a opinião de vocês! Comentem sobre o que acharam da coluna, se o conteudo é relevante e o que podemos melhorar. Agradecemos desde já a participação de vocês!

Boa rodada a todos!


Abraços,

Deborah Silva e Gustavo Rocha

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.