O mercado fecha em:

Minha opinião sobre os protestos contra a Copa/Fifa. #VaiTerCopa

Apenas um desabafo. Fui para a Copa na África do Sul e foi a melhor viagem da minha vida. A atmosfera quando você saía na rua, seja para ir ao Shopping ou ao estádio, era incrível. Milhares de pessoas de diversos países frequentando os mesmos lugares. Quando brasileiros e argentinos se cruzavam, provocações de ambos os […]

Postado em: 12 de junho de 2014
Atualização: 8 de junho de 2016
Autor:
Tempo de leitura: 3 minutos

Apenas um desabafo. 

Fui para a Copa na África do Sul e foi a melhor viagem da minha vida. A atmosfera quando você saía na rua, seja para ir ao Shopping ou ao estádio, era incrível. Milhares de pessoas de diversos países frequentando os mesmos lugares. Quando brasileiros e argentinos se cruzavam, provocações de ambos os lados, a maioria através de cantos. Depois, se cumprimentavam e desejavam boa sorte. Uma rivalidade sadia. Um ambiente único!

A África do Sul, assim como o Brasil, também possui muitos problemas. Diria até que, considerando o país como um todo, os problemas sul-africanos são bem piores do que os nossos. Lá em 2010, foi difícil achar hotel, sofremos com o trânsito para chegar aos estádios, mas nada disso estragou a Copa. A Copa foi fantástica! O povo sul-africano nos recebeu de braços abertos e aproveitou a Copa até o fim. Não vi protestos nas ruas, assim como não ouvi ameaças de que não teria Copa. O povo sul-africano soube diferenciar uma coisa da outra.

A Copa é um evento mundial, e vários países desejam sediá-la. O Brasil foi privilegiado em ser o escolhido. Infelizmente, nossos políticos não aproveitaram a oportunidade para investir em infraestrutura. Mas não vamos confundir as coisas. A Copa do Mundo não acabou com o dinheiro do Brasil. Os bilhões investidos na Copa, comparados com os trilhões que o Brasil arrecada por ano, não são nada. Dinheiro para investir em saúde, educação e transporte tem de sobra, o que falta é iniciativa. O que falta é político competente. Protestar contra a Copa vai mudar os políticos?

Claro que foi desnecessário construir 12 estádios, até porque vários não terão utilidade depois. Mas por que ninguém protestou na época que o Brasil anunciou que iria construir 12 estádios ou na época que o Brasil anunciou que iria tentar sediar a Copa?

Virou modinha protestar agora, mas estão confundindo tudo. Esses protestos não tem nenhum fundamento. Os integrantes não possuem argumento. Muitos não sabem nem contra o que estão protestando. Outros vão lá só para tirar foto e postar no facebook. Ficar na rua gritando não vai mudar nada. Ninguém pesquisa sobre os problemas (saem repetindo o que o outro diz, sem nem saber se é verdade), ninguém apresenta números/estatísticas, ninguém apresenta soluções.

Os problemas do Brasil não são culpa da FIFA; já existiam antes da Copa, e continuarão existindo depois. Não vamos ser egoístas e manchar um evento que o mundo todo aprecia, por causa dos problemas do nosso país. Isso a gente tem que resolver entre nós, através de simples atos (como não furar fila) até atos importantíssimos como votar consciente (assistir debates políticos, pesquisar sobre os candidatos, etc).

A Copa também traz retorno (se não trouxesse, ninguém sediaria). Tem gente que diz que os únicos beneficiados com a Copa são os ricos. Balela. E a quantidade de empregos gerada antes e durante a Copa? E a quantidade de dinheiro movimentado no comércio paralelo, como venda de bandeirinhas e outros itens da Copa?

Gostar de futebol não é ignorância. O esporte é um meio de integração social, que muda a vida de milhões. Aproveitar a Copa também não é ignorância.

Ignorância é considerar toda forma de entretenimento como política de “pão e circo”. Já pensou que vida tediosa teríamos se todos pensassem assim?!

Por Felipe Melo

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.