O mercado fecha em:

Melhor opção de lateral bom e barato no Cartola FC 2020

Salve, salve Cartoleiros e Cartoleiras Mix! Infelizmente o tal do Covid-19 adiou a volta no nosso querido Cartola FC. Porém, as mudanças nos bastidores do game ficaram a todo vapor, destaques para alterações em relação aos passes errados, assistências, finalizações e defesas difíceis. Esta publicação tem o intuito de ajudar na escolha do lateral que […]

Postado em: 8 de julho de 2020
Atualização: 19 de julho de 2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Salve, salve Cartoleiros e Cartoleiras Mix!

Infelizmente o tal do Covid-19 adiou a volta no nosso querido Cartola FC. Porém, as mudanças nos bastidores do game ficaram a todo vapor, destaques para alterações em relação aos passes errados, assistências, finalizações e defesas difíceis.

Esta publicação tem o intuito de ajudar na escolha do lateral que terá seu valor inicial de C$5, o que é muito importante devido a valorização na primeira rodada. É importante saber os critérios de valorização para entender como ganhar cartoletas nas primeiras rodadas. Já adianto que vale muito a pena, pois nada melhor que sair na frente do seu adversário em patrimônio, podendo escalar jogadores mais caros logo que possível.

Em relação aos laterais vale enfatizar, as mudanças nas análises de passes errados, assistências e finalizações, que são quesitos que influenciam diretamente e constantemente na pontuação final dos alas.

Passes errados: A partir de agora será Passe Incompleto, e não mais passe errado. Além disso valerá -0,10, e não -0,30 como anteriormente. Fiquem atentos quanto aos laterais que costumam cruzar mal e/ou de qualquer maneira, pois pelo menos neste ano contará como passe incompleto. A tendência é que tenhamos vários passes incompletos, principalmente para os laterais.

Assistências: Este ano, teremos novos critérios para o scout assistência no Cartola FC. Casos em que o gol sai após um passe que foi levemente desviado ou  após uma sobra de domínio errado, a assistência será para o jogador que executou o passe. Isso pode ajudar bastante nos laterais que costumam chegar bem no ataque para cruzamentos certeiros. Já em gols em que os passes sofrem desvios acentuados, mesmo que sejam involuntários tanto do adversário quanto de um companheiro de time, o lance não contabiliza assistência.

Finalizações: Pode-se destacar três importantes mudanças no scout Finalização no Cartola FC que podem contribuir bastante para os laterais que finalizam bastante e também cobram faltas. Agora, finalização interceptada em cima da linha por um “jogador de linha” adversário passa a ser contabilizada FD, mesmo que a defesa não tenha sido executada pelo goleiro e nem contabilizada. Por fim, passa a contabilizar finalização na trave (FT) as finalizações que são defendidas pelo goleiro e posteriormente tocam a trave ou travessão, lance que anteriormente se considerava FD.

Já com as mudanças ligadas diretamente aos laterais explicadas, vamos as três opções de laterais que estão na enquete Bom e Barato. Ambos jogadores têm jogos fora de casa na primeira rodada, o que não contribui muito ao se analisar o quesito valorização inicial.


GILBERTO (FLUMINENSE)

 BRASILEIRÃO 2019

Jogos: 31
Gols: 0
Assistências: 3
Roubadas de bola: 38
Finalizações: 23
Passes errados: 91
Jogos com SG: 10
Média de pontos: 3,56
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Grêmio  (Fora de casa)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Palmeiras  (Casa)

NÚMEROS EM 2020

Jogos: 15
Gols: 3
Assistências: 2

Gilberto oscilou bastante em 2019 com grandes mitadas e várias partidas ruins, sendo muito criticado pela torcida tricolor. Neste ano ele tem se destacado com 5 participações em gols em 15 jogos. Entre os três jogadores participantes da votação, GIlberto é o que tem o maior número de participações em gols em 2020, porém Fluminense tem uma parada duríssima fora de casa contra o Grêmio na primeira partida do Brasileirão, e por isso talvez Gilberto não seja uma boa opção para Bom e Barato. Além disso, o Tricolor tem outra pedreira na segunda rodada em casa, pois enfrenta o Palmeiras.


MOISÉS (INTERNACIONAL)

BRASILEIRÃO 2019

Jogos: 30
Gols: 0
Assistências: 2
Roubadas de bola: 76
Finalizações: 17
Passes errados: 52
Jogos com SG: 10
Média de pontos: 4,71
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Coritiba (Fora de casa)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Santos (Casa)

NÚMEROS EM 2020

Jogos: 15
Gols: 0
Assistências: 2

Analisando os números de Moisés no ano passado é possível notar que ele se destacou bastante em roubadas de bola e não teve um número muito alto de passes errados. Logo, dá para perceber o porquê de ter fechado o ano com uma média relativamente bola, chegando quase em 5 pontos. Em relação a primeira partida do Brasileirão de 2020, é possível notar que ele possa ter a partida menos complicada em relação aos outros concorrentes do Bom e Barato. Na segunda rodada tem um jogo em casa, mas que pode não ser tão simples, já que o Santos tem um bom setor ofensivo.


SAMUEL XAVIER

BRASILEIRÃO 2019

Jogos: 33
Gols: 0
Assistências: 3
Roubadas de bola: 47
Finalizações: 21
Passes errados: 74
Jogos com SG: 8
Média de pontos: 3,26
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Sport (Fora de casa)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Grêmio (Casa)

NÚMEROS EM 2020

Jogos: 13
Gols: 2
Assistências: 1

Em 2019, Samuel Xavier foi um dos destaques do Vozão. Mesmo assim ele não teve uma boa regularidade de pontuação e fechou o ano com apenas 3,26 pontos de média. Este ano já tem 3 participações em gols em 13 partidas, porém joga fora de casa na primeira rodada em um clássico nordestino contra o Sport. Na segunda partida joga em casa, mas a parada é dura contra o Grêmio e, por isso, talvez não seja uma boa opção de Bom e Barato.


Analisando as três opções para laterais, acredito que a melhor seja Moisés (Internacional), uma vez que possa ter as primeiras partidas menos difíceis e ser o lateral com maior perspectiva de boas pontuações principalmente com roubadas de bola e SG. O Internacional possui melhor elenco em relação a Fluminense e Ceará, e isso dá uma segurança a mais para se escalar jogadores defensivos no Cartola FC.

E para você, qual lateral deve começar o ano custando apenas C$5? Vote na enquete abaixo e na enquete oficial do lateral bom e barato no Cartola FC. Não esqueça de deixar o seu comentário!


Por: Augusto Franco
Instagram: eng.augustofranco

Botelhense, Engenheiro Civil, 26 anos. "Eu levo a Cruz de Malta no meu peito desde que eu nasci!" Currículo no Cartola FC: 15º em 2009 e 169º em 2015 na Liga Nacional.