O mercado fecha em:

Melhor opção de goleiro bom e barato no Cartola FC 2020

O Cartola FC já anunciou que a temporada 2020 do fantasy game terá algumas mudanças no que diz respeito aos scouts dos jogadores. Conforme publicado, as mudanças foram justificadas da seguinte maneira: “Para se alinhar ao padrão internacional das principais empresas de estatísticas de futebol, alguns fundamentos que contam pontos no fantasy game sofreram alterações […]

Postado em: 9 de julho de 2020
Atualização: 9 de julho de 2020
Tempo de leitura: 6 minutos

O Cartola FC já anunciou que a temporada 2020 do fantasy game terá algumas mudanças no que diz respeito aos scouts dos jogadores. Conforme publicado, as mudanças foram justificadas da seguinte maneira: “Para se alinhar ao padrão internacional das principais empresas de estatísticas de futebol, alguns fundamentos que contam pontos no fantasy game sofreram alterações nos critérios de avaliação.”

Além disso, a novidade é que, todos os scouts do Cartola FC serão fornecidos pela empresa Footsats e também serão utilizados nas transmissões de futebol, reportagens e dados estatísticos dos canais Globo.

Essa contextualizada é importante porque dentre os scouts que sofreram mudanças, dois deles afetam diretamente os goleiros, são eles: defesa difícil e passe incompleto (antigo passe errado).

Defesa difícil: A DD agora valerá 4 pontos, 1 a mais do que nos outros anos. Por outro lado, o rigor na análise será maior nesse tipo de lance, portanto, menos defesas difíceis serão assinaladas em relação aos últimos anos.

Passe incompleto: O scout de passe errado não era computado para goleiros em tiro de meta, reposição de bola (com a mão ou pé) e chutão com a bola em jogo. Agora, com a mudança, essas três situações serão incluídas no critério de passe incompleto, que passa a valer -0,10 pontos em vez de -0,30. Mesmo em lances que haja disputa de bola e a bola sobre para o adversário, será contabilizado passe incompleto.

Depois de explicadas essas duas mudanças, vamos as análises dos goleiros que disputam o Bom e Barato. Vale lembrar que o mais votado, na enquete oficial do Cartola FC, vai custar C$ 5 na abertura do mercado.


SANTOS (CAP)

BRASILEIRÃO 2019
Jogos: 29
Defesas difíceis: 36 (108 pontos)
Passes errados: 22
Jogos com SG: 12
Média de pontos por jogo: 5,09
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Fortaleza (fora)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Goiás (casa)

E se já fosse com os scouts do Footstats em 2019…Santos teria feito 21 DD’s, isso daria um total de 84 pontos acumulados, 24 pontos a menos em relação ao scout da equipe do Cartola FC. O goleiro do Athletico fez um ótimo ano de 2019, sendo um dos principais jogadores na campanha do título da Copa do Brasil. Além disso, foi convocado para seleção brasileira pelo Tite. Em 2020, sofreu uma lesão no joelho no jogo da Supercopa do Brasil e desde então está se recuperando. É bem provável que ele volte aos gramados a tempo de jogar a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão vai enfrentar o Fortaleza fora de casa. Como o Athletico vem bem modificado em relação ao ano passado, é bem provável que o goleiro seja mais exigido, mas por outro lado, provavelmente, será mais complicado de segurar o SG. Por isso, talvez, Santos, mesmo sendo um ótimo goleiro, não seja a melhor opção de goleiro do Bom e Barato.

TIAGO VOLPI (SAO)

BRASILEIRÃO 2019
Jogos: 37
Defesas difíceis: 53 (159 pontos)
Passes errados: 30
Jogos com SG: 14
Média de pontos por jogo: 4,57
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Goiás (fora)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Fortaleza (casa)

E se já fosse com os scouts do Footstats em 2019…Tiago Volpi teria feito 31 DD’s, isso daria um total de 124 pontos acumulados, 35 pontos a menos em relação ao scout da equipe do Cartola FC. Tiago Volpi é um dos líderes do elenco são paulino. Em 2020, brilhou em alguns jogos salvando o time da derrota. Pelo estilo de jogo do Fernando Diniz, Volpi vai atuar bastante com os pés e isso vai interferir bastante sua performance no scout de passes incompletos. É bem capaz que seja exigido nos contra-ataques dos adversários. Na 1ª rodada o São Paulo enfrenta o Goiás fora de casa. A princípio, Volpi tem mais chances de obter o saldo de gol do que o Santos, por exemplo. Por outro lado, pode ser menos exigido e isso impactar na sua pontuação final. Dentre os três concorrentes, não é uma opção ruim, mas acredito que não seja a ideal para o quadro Bom e Barato.

VANDERLEI (GRE)

BRASILEIRÃO 2019
Jogos: 6
Defesas difíceis: 15 (45 pontos)
Passes errados: 4
Jogos com SG: 3
Média de pontos por jogo: 7,97
Adversário na 1ª rodada no Brasileirão 2020: Fluminense (casa)
Adversário na 2ª rodada no Brasileirão 2020: Ceará (fora)

E se já fosse com os scouts do Footstats em 2019…Vanderlei teria feito 7 DD’s, isso daria um total de 28 pontos acumulados, 17 pontos a menos em relação ao scout da equipe do Cartola FC. Mito do Cartola FC em edições anteriores, Vanderlei foi pouco utilizado em 2019, principalmente, por não ser muito bom com os pés. Essa foi a justificativa do técnico Sampaoli para que o Santos contratasse Everson. Por ser pouco utilizado no ano passado, Vanderlei se transferiu para o Grêmio esse ano e é titular no time de Renato Portaluppi. Com o novo critério de pontuação, sua deficiência com os pés pode afetar sua performance no fantasy game. Por outro lado, se agarrar a mesma coisa dos outros anos tem tudo pra ser um ótimo pontuador. Na 1ª rodada o Grêmio enfrenta o Fluminense em casa. A tendência é que o goleiro não seja muito exigido, já que os times de Odair Hellmann fora de casa não costumam ter bom desempenho. Nos dois jogos mais importantes fora de casa do Flu, em 2020, o time não venceu e também não marcou gol. Acredito que Vanderlei, dentre os três candidatos, é o que tem mais chance de sair com saldo de gol. Por outro lado, pode ser o menos exigido, dos três, na 1ª rodada. Será uma boa opção se custar C$ 5 na rodada de abertura.


Analisando as três opções, acredito que a melhor delas é o Vanderlei, do Grêmio. Nas primeiras rodadas, muitos cartoleiros(as), estão focados na valorização dos jogadores para ganharem cartoletas. Na minha opinião, é melhor apostar em goleiros que tenham mais chance de saldo de gol, o que já é uma garantia de 5 pontos, do que goleiros que devem pontuar na rodada por causa de defesas difíceis. Nesse caso, Vanderlei é um velho conhecido dos cartoleiros(as), o que lhe dá um voto de confiança maior já que muitos(as) já mitaram com ele. Por último, a zaga (e o time também) do Grêmio, na minha opinião, são melhores do que o do São Paulo e do CAP. O trabalho já dura mais de 3 anos, a zaga já é bastante entrosada e uma das melhores do Brasil há um bom tempo e isso pode ajudar o Vanderlei a ter a melhor pontuação dos três.

E pra você, cartoleiro(a)? Qual deve ser o goleiro Bom e Barato? Vote na enquete abaixo e na enquete oficial do goleiro bom e barato no Cartola FC.


Deixe o seu comentário para a gente debater!

Torcedor do Fluminense, carioca e 24 anos. Cartoleiro desde 2008. Técnico do Itnomert City. Jogos do Campeonato Brasileiro sempre vão ter a minha preferência.