O mercado fecha em:

Manual do CartolaFC 2015 – os 12 mandamentos

Quem diria, hein… Uma simples brincadeira que é o Cartola FC, tornou-se algo tão sério. Tão sério a ponto de ter um manual de como jogar. Pra quem não nos conhece, somos Gustavo e Felipe, os 2 idealizadores do projeto Cartola FC Mix. Somos amantes do game e entendemos perfeitamente a dinâmica do jogo. Desenvolvemos […]

Postado em: 14 de abril de 2015
Atualização: 7 de abril de 2018
Autor:
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem diria, hein…

Uma simples brincadeira que é o Cartola FC, tornou-se algo tão sério. Tão sério a ponto de ter um manual de como jogar.

Pra quem não nos conhece, somos Gustavo e Felipe, os 2 idealizadores do projeto Cartola FC Mix. Somos amantes do game e entendemos perfeitamente a dinâmica do jogo. Desenvolvemos um manual para que você possa brilhar no jogo em 2015.

1. O lanterna, com zaga mais vazada, costuma ser o jogo-chave da rodada. 
Ano passado era o Criciúma. Sofria muitos gols e perdia a maioria dos jogos. É sempre bom apostar em jogadores ofensivos que enfrentarão times tão inseguros defensivamente como era o Criciúma do ano passado.

2. Evite monopolizar a defesa
Colocar 5 jogadores do mesmo time na defesa é quase um suicídio. Em um campeonato tão equilibrado, as chances do seu time sofrer gol(s) em uma partida são grandes, mesmo que seja contra times pequenos. Assim, é bom manter um equilíbrio e variar as equipes dos defensores.

3. Não escale jogadores só baseado no Saldo de Gol (SG) 
Como todos sabem, jogadores do setor defensivo que não sofrem gol ganham +5 pontos. Porém, há jogadores, especialmente nas laterais, que se destacam pelas roubadas de bola e assistência. Evite escalar jogadores baseando-se somente no critério SG, pois se seu time toma gol… já era. Outro ponto essencial é escalar zagueiros que são bons no jogo aéreo, já que marcam gol de vez em quando.

4. Confie no seu instinto
Sim, é verdade, o cartoleiro tem um sexto sentido. Se você está com um pressentimento especial que “aquele” jogador vai pontuar bem, não deixe de escalá-lo por opinião alheia. Sempre incentivamos que os cartoleiros sigam seu instinto, afinal, essa é a graça do jogo.

5. Escale as unanimidades da rodada
A não ser que você esteja muito desconfiado (e se tiver não escale, pois você estaria quebrando o 4º mandamento), escale a(s) unanimidade(s). Se ele(s) for(em) mal, o Cartola FC inteiro vai chorar junto com você. Se mitar(em), você não vai ficar pra trás na rodada.

6. Ganhando no detalhe
Não adianta inventar muito. Se você quer apostar em um time que terá um jogo muito complicado, evite escalar mais de 2 jogadores desse time. O Cartola FC muitas vezes se ganha no detalhe. Note, é bom arriscar, mas não loucamente. Uma das posições mais ignoradas e que mais faz diferença, é o goleiro. A pontuação de um meia ou atacante é mais regular. Já o goleiro, não! Pode variar de -8 até +29. Assim, aquele velho ditado popular nunca foi tão verdade: “todo bom time começa com um bom goleiro!”.

7. Aumente seu patrimônio
É impossível jogar Cartola FC em alto nível com menos de 170 cartoletas, ainda mais em 2015, que terá muitos jogadores de qualidade e os preços estarão absurdos. É muito fácil ganhar cartoletas, basta seguir o quadro “Ficando Rico” aqui no CartolaFC Mix. Em média, o time valoriza 9 cartoletas por rodada. Também não deixe de conferir o quadro que lançaremos em breve sobre como aumentar seu patrimônio no Cartola FC nas primeiras 5 rodadas!

8. Fique atento às novidades da semana
A coisa mais desagradável que tem no Cartola FC é você escalar um jogadores de 30 cartoletas que foi vetado da partida no dia anterior. Não confie muito no “provavél” do Cartola FC. Se está na dúvida, visite o CartolaFC Mix e siga o twitter @_CartolaFC, ele atualiza todos os últimos desfalques, além de dicas pontuais para cada rodada.

9. Assista aos jogos 
Não tem graça nenhuma escalar seu time e apenas conferir a sua pontuação no dia seguinte aos jogos. O grande barato do CartolaFC é acompanhar e torcer por uma boa performance do seu jogador ao vivo. Assim, compre algumas grades de cerveja (se for maior de idade) e chame seus amigos para passar o domingão assistindo aos jogos da rodada, torcendo pelos seus jogadores e secando os dos rivais!

10. Cartola FC acima do seu clube 
Isso não significa que você tem que levar o Cartola FC mais a sério que o seu clube, de jeito nenhum. Significa que você não deve escalar 6 jogadores do seu time quando o mesmo está mal, e tem opções melhores para a posição. Por exemplo: se você é torcedor do Paysandu, não escale o Tonhão e o Xunda podendo escalar o Fred. Para ser sincero, a ideia é que você tenha coragem até para escalar jogadores que joguem contra o seu time, quando isso for conveniente, mas, isso requer um pouco mais de frieza.

11. Futebol é Futebol, Cartola FC é Cartola FC 
Não adianta você escalar um jogador porque ele corre muito, ocupa bem o meio-campo e acerta muitos passes. Isso não dá ponto. Você tem que estar atento aos scouts do Cartola FC. Por mais que o Willians (Cruzeiro) faça faltas, ele compensa nas roubadas de bola, logo, é um jogador que vale a pena. O critério “roubada de bola” muitas vezes é decisivo na rodada.

12. Mais importante de todos: Acompanhe o Cartola FC Mix.
Não é marketing, não é caô. Aqui você tem um leque imenso de dicas e opiniões. Temos 5 ou mais escalações por rodada para satisfazer a todos. Temos aquele timaço de 200 cartoletas para os mais ricos, temos uma escalação com 99 cartoletas, temos time para valorizar. Esse é o melhor blog sobre Cartola FC, entendendo isso, você já está 12 passos à frente do seu rival.

Leia, releia e guarde esse manual. Nem todos tem acesso, mas quem tem, brilhará no Cartola FC 2015!

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.