O mercado fecha em:

Gabarito dos goleiros: compare o desempenho dos goleiros do Cartola 2020 com as novas regras de 2021

Depois das novidades apresentadas pelo Cartola FC em relação aos scouts dos goleiros, a equipe MIX resolveu fazer um comparativo de como foi a pontuação dos goleiros em 2020 e como seria em 2021

Postado em: 22 de maio de 2021
Atualização: 27 de maio de 2021
Tempo de leitura: 12 minutos

Salve, Salve Cartoleiro Mix!

Como você já sabe, o Cartola FC passou por diversas mudanças para temporada de 2021. Dentre elas, novidades nos scouts do fantasy game. Com isso, a posição que sofreu mais alterações, sem dúvidas, foi a de goleiro.

Resumindo as mudanças de forma rápida:

1- Não existe mais defesa difícil.
2- Agora, o goleiro pontua com defesa e todas valem 1 ponto, independente da dificuldade (há casos que não será considerado defesa).
3- O gol sofrido agora vale -1 ponto. Antes valia -2 pontos.
4- O passe incompleto não será mais contabilizado para goleiro (segue sendo contabilizado para as demais posições).

Além de impactar diretamente na pontuação dos arqueiros, essas mudanças vão impactar na estratégia dos cartoleiros e cartoleiras na hora de escalar o seu “camisa 1”.

Por causa disso, decidimos fazer um Gabarito dos Goleiros em 2020 para descobrir o impacto dessas mudanças e, assim, definir novas estratégias para mitar com goleiros em 2021.

Neste post, você vai poder comparar as pontuações dos goleiros em 2020 com as pontuações que os goleiros teriam feito com as novas regras de 2021.

Antes de começarmos as análises, gostaríamos de esclarecer 4 coisas:

  1. Todas as tabelas contam com os mesmos 24 goleiros e todos eles atuaram, no mínimo, 10 vezes. Goleiros com menos de dez jogos não entraram nas tabelas.
  2. Outro ponto importante é que nas três primeiras tabelas, só contabilizamos os jogos que valeram ponto para o Cartola FC 2020. Na última tabela, levamos em consideração todos os jogos.
  3. As tabelas fazem comparações em relação as defesas difíceis/defesas e gols sofridos e tem a cereja do bolo na última delas, na qual levamos em consideração o SG também. Ou seja, analisamos os principais scouts dos goleiros, não levamos em consideração os scouts secundários, como cartão amarelo e falta sofrida, por exemplo.
  4. Por último, todos os números foram tirados do site do Footstats.

Prepare-se! Você vai ficar impressionando com o que você está prestes a descobrir. Vamos começar!

Comparativo entre defesas difíceis e defesas

J = Jogos | DD = Defesas Difíceis em 2020 | D = Defesas em 2020

Pts20 = Pontos com Defesa difícil no Cartola 2020 

Pts21 = Pontos com Defesa com as regras do Cartola 2021

DPts = Diferença de pontuação (Pts21 – Pts20)

Obs: clique na coluna desejada para ordenar a tabela do maior pro menor ou do menor pro maior.

Se estiver pelo celular, coloque o celular de lado para expandir a tabela!

Generated by wpDataTables
Generated by wpDataTables

Como era de se esperar, sem levar em consideração a dificuldade do lance, o número de defesas é 3 vezes maior que o número de defesas difíceis. Por conta disso, o Cartola FC reduziu a pontuação do scout de defesa de 4 pontos para 1 ponto para diminuir o impacto na pontuação.

Dessa forma, a pontuação somada dos goleiros foi 19% menor levando em consideração as novas regras de defesa. Na média, isso representa um impacto na pontuação dos goleiros com defesa de -0,73 pontos a menos por rodada.

Individualmente, apenas 5 goleiros teriam saldo positivo de pontos de defesa nos critérios atuais. Os outros 19 goleiros fariam menos pontos com defesas do que na temporada passada.

É importante analisar que o parâmetro de DD’s do ano passado não deve ser levado em conta nas análises deste ano, porque um goleiro que fez muitas DD’s não necessariamente terá um número relevante de defesas para o Cartola FC e um goleiro com poucas DD’s não necessariamente terá um número baixo de defesas.

Por exemplo, em 2020, Luan Polli foi o 9º maior pontuador com defesa difícil. Porém, levando em consideração os novos critérios, Luan Polli teria sido o maior pontuador com defesas entre os goleiros, já que ele fez 5 vezes mais defesas do que defesas difíceis.

Por outro lado, João Paulo foi o 4º maior pontuador com defesa difícil em 2020, mas apenas o 15º maior pontuador levando em consideração os novos critérios. Isso se deve ao fato dele ter feito cerca de 2 vezes mais defesas do que defesas difíceis, e por conta de defesa valer 4 vezes menos que defesa difícil, o impacto na sua pontuação foi um prejuízo de 62 pontos. Ou seja, nesse caso o ônus é bem maior que o bônus.

Gostou do conteúdo até aqui? As próximas análises considerando jogos sem sofrer gol (SG) e Gol sofrido são exclusivos para Sócio Caveira. Para conferir, seja sócio!

Fala aí mito!!! Esse quadro é exclusivo. Se você já é Sócio, faça o log in para acessar o conteúdo.

Torcedor do Fluminense, carioca e 25 anos. Cartoleiro desde 2008. Técnico do Itnomert City. Jogos do Campeonato Brasileiro sempre vão ter a minha preferência.