O mercado fecha em:
Quero ser sócio

Dúvidas frequentes sobre o Cartola F.C

5 de junho de 2016 - Felipe Melo
Dúvidas frequentes sobre o Cartola F.C
Saaaaaaaaaalve, Cartoleiros!
 
Para mandar bem no CartolaFC e humilhar a concorrência, é preciso que não haja nenhuma dúvida. Buscando ajudá-los, como sempre, o Mix vem até aqui esclarecer aquelas dúvidas bobas mas que pegam no pé de todos os cartoleiros na hora de montar o time ou somar a pontuação. 
 
Pensando nisso, respondemos todas as dúvidas imagináveis. Confira!

 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O CARTOLA FC 2018

 

DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo scouts e pontuação dos jogadores
  1. Como são definidas as pontuações dos jogadores?
  2. Um jogador bateu o pênalti na trave, ele ganha +3,0 pontos? E se ele errar o pênalti e fizer o gol no rebote, conta como pênalti perdido? 
  3. O goleiro defendeu um pênalti. A pontuação ganha por ele varia se a defesa do pênalti foi difícil? E se o jogador chutar na trave ou para fora, conta como defesa de pênalti para o goleiro?
  4. Um jogador recebeu dois cartão amarelos e um vermelho, ele perde quantos pontos? E se receber só 1 cartão amarelo e depois o vermelho direto?
  5. O que é roubada de bola? 
  6. Quando a roubada de bola é contabilizada?
  7. Cruzamento conta como passe errado? 
  8. O que significa “Saldo de Gol (SG)”?
  9. Meu zagueiro/lateral/goleiro foi substituído quando seu time ainda não havia sofrido gol. Se o time sofrer gol, ele perde SG? E se meu zagueiro sair do banco e entrar no decorrer da partida, ele ganha SG se o time terminar a partida sem sofrer gols?
  10. Assistência para gol contra vale? E se o passe sofrer desvio, conta como assistência?

DUVÍDAS FREQUENTES envolvendo o Capitão

      11. O que é o Capitão?
      12. Como vai funcionar o Capitão no Cartola?

DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo Cartola PRO

      13.Como funciona o Cartola PRO?
14. Quais as diferenças do Cartoleiro PRO para o Cartoleiro FREE?
15. Quais são as premiações da Liga PRO?


DÚVIDAS FREQUENTES envolvendo Ligas
      16. Qual a diferença entre Liga Pública e Liga Privada? Como é a disputa nessas ligas?
17.Como funcionam as ligas mata-mata?
18.Se uma rodada começar no final do mês, mas a última partida for no mês seguinte, a rodada conta pra que mês?
19.Como criar ou participar de uma liga?
20.Se eu entrar numa liga durante o campeonato, entro zerado?
21.Se eu criar uma liga durante o campeonato, as pontuações das rodadas anteriores contam na classificação?


DÚVIDAS FREQUENTES gerais

     22. Como se ganha cartoletas?
23.O que é mais importante: cartoletas ou pontos?
24.Qual o objetivo do Cartola FC?
25.O que significa o fechamento do mercado?
26.O que é “mitar”?
27. Esqueci de escalar meu time para a próxima rodada. O que acontece? Faço 0 pontos?
28. Escalei um jogador que estava como provável, mas ele não jogou. Como reclamar com o CartolaFC?

RESPOSTAS

1. Como são definidas as pontuações dos jogadores?

De acordo com os scouts já estipulados pelo site oficial do Cartola FC.


São eles: 


Scouts de Defesa

Roubada de bola (RB) + 1,5
Falta cometida (FC) – 0,5
Gol contra (GC) – 5,0
Cartão amarelo (CA) – 2,0
Cartão vermelho (CV) – 5,0
Jogo sem sofrer gol (SG) – exclusivo para as posições de goleiro, zagueiro e lateral + 5,0
Defesa difícil (DD) – exclusivo para a posição de goleiro + 3,0
Defesa de pênalti (DP) – exclusivo para a posição de goleiro + 7,0
Gol sofrido (GS) – exclusivo para a posição de goleiro – 2,0

 

Scouts de ataque

Falta sofrida (FS)    + 0,5
Passe errado (PE) – 0,3
Assistência (A)                                                                                                                                 + 5,0
Finalização na trave (FT) + 3,0
Finalização defendida (FD) + 1,2
Finalização para fora (FF) + 0,8
Gol (G) + 8,0
Impedimento (I) – 0,5
Pênalti perdido (PP) – 4,0

 
2. Um jogador bateu o pênalti na trave, ele ganha +3,0 pontos? E se ele errar o pênalti e fizer o gol no rebote, conta como pênalti perdido?

Bola na trave somente valerá +3,0 pontos em qualquer outra circunstância (cobrança de falta, chute, cabeceio e etc), MENOS na cobrança de pênalti. Se o jogador bateu o pênalti na trave, ele errou o mesmo, logo, perderá -4,0 pontos (Scout Pênalti Perdido) e não ganhará o bônus referente à finalização na trave. Do mesmo modo que, se o jogador chutar o pênalti para fora ou se o goleiro defender, ele não ganhará o bônus referente à finalização para fora e finalização defendida, respectivamente. Resumindo: não importa se o jogador bater o pênalti na trave, pra fora ou nas mãos do goleiro… -4,0 pontos para ele!
Se o jogador errar o pênalti e fizer o gol no rebote, ele ganha +4,0 pontos: -4,0 (pelo pênalti perdido) + 8 (pelo gol). 

3. O goleiro defendeu um pênalti. A pontuação ganha por ele varia se a defesa do pênalti foi difícil? E se o jogador chutar na trave ou para fora, conta como defesa de pênalti para o goleiro?

Não importa se o goleiro ficou parado no centro do gol e o batedor do pênalti tentou uma cavadinha ou se o goleiro acertou o canto e fez uma defesaça. Não importa se ele defendeu com as mãos, com a cabeça, com o pé, com a barriga, com a canela… se defender o pênalti, o goleiro ganha +7,0 pontos. 
Se o cobrador chutar na trave ou para fora, não conta como defesa para o goleiro, assim, o goleiro não ganha nenhum ponto. 

4. Um jogador recebeu dois cartões amarelos e um vermelho, quantos pontos ele perde? E se receber só 1 cartão amarelo e depois o vermelho direto? 


Se ele tomar 1 cartão amarelo, perde -2,0 pontos, se tomar o segundo e consequentemente tomar o vermelho, automaticamente ele perderá -5,0 pontos no total (anula os dois cartões amarelos). Contudo, se o jogador receber um amarelo, e depois receber o vermelho direto sem a aplicação do segundo amarelo, o jogador perderá -7,0 pontos (-2 do cartão amarelo + (-5) do cartão vermelho). 
5. O que é roubada de bola?
Roubada de bola é o ato de recuperar a bola que antes estava com o adversário, com algum esforço do jogador que está retomando a posse da mesma. Em 2018, a pontuação do scout passará de 1,7 para 1.5 pontos. Vale lembrar, que até ano passado um jogador que roubasse a bola e depois sofresse falta, só teria computada a falta sofrida, porém, esse ano a regra mudou, sendo assim, se o jogador roubar a bola e em seguida sofrer a falta, terá os dois scouts contabilizados.
6. Quando a roubada de bola é contabilizada?
– Clássica – quando o jogador toma a posse da bola de seu adversário e fica com ela. Também é computada se a bola ficar de posse de algum companheiro do time do jogador que roubou a mesma.
– Interceptação de passe certo – quando o jogador faz uma ação para interceptar um passe CERTO, isto é, que iria na direção de seu adversário. É imprescindível que o jogador faça algum movimento – seja uma esticada de perna ou deslocamento – para ficar com a bola. Se a bola apenas sobrar de graça ou se for um passe errado, NÃO COMPUTAMOS.
– Antecipação – quando o jogador toma a frente de seu adversário e recupera a bola para o seu time, evitando que se complete um passe certo do adversário. Também é considerada roubada quando o jogador não chega a tomar a frente com o corpo mas consegue desviar a bola para seu time com um movimento de pé, cabeça, peito…

– Sofrendo falta – diferentemente de 2017, a partir deste ano vamos considerar roubada de bola (RB) nos lances em que o jogador sofre a falta no exato instante em que toma a bola – apesar de não concretizá-la por causa da falta. Assim, passaremos a contabilizar Falta sofrida (FS) + RB nestes casos.

 

7. Cruzamento conta como passe errado?

Não.

 

8. O que significa “Saldo de Gol (SG)”? 


É o Scout “Saldo de Gol”. Toda vez que um time não sofrer gol, o goleiro, os zagueiros e os laterais desse time (apenas os que jogaram, não é válido para quem ficou no banco) ganham 5 pontos. 

9. Meu zagueiro/lateral/goleiro foi substituído quando seu time ainda não havia sofrido gol. Se o time sofrer gol, ele perde SG? E se meu zagueiro sair do banco e entrar no decorrer da partida, ele ganha SG se o time terminar a partida sem sofrer gols?


Sim. Infelizmente o mesmo perde SG, assim como um defensor que entra em campo após seu time já ter sofrido o gol não possui mais SG. Se um defensor entrar em campo no decorrer do jogo e seu time terminar a partida sem sofrer gols, ele ganha SG.
10. Assistência para gol contra vale? E se o passe sofrer desvio, conta como assistência?

Assistência para gol contra NÃO vale. Já se o passe sofrer um leve desvio (zagueiro raspou de cabeça, por exemplo), sem alterar significativamente o destino final da bola, então conta como assistência. No entanto, digamos que o jogador cruzou a bola, a bola bateu num zagueiro e mudou de direção completamente. Neste caso, NÃO é considerado como assistência.
11. O que é o Capitão?

O jogador escalado pelo cartoleiro como capitão terá a pontuação dobrada, seja ela positiva ou negativa. Assim, se o seu capitão fizer 5,00 pontos na rodada, a pontuação dobra, passando a valer 10,00. Mas se fizer -5,00, não tem chororô… -10,00 de prejuízo pra entubar.
A escolha é OBRIGATÓRIA, ou seja, não é possível salvar a sua escalação sem selecionar o capitão, que só NÃO PODE ser o técnico.
Ah, para ninguém confundir: o capitão do Cartola FC NÃO tem qualquer ligação com os capitães reais dos times do Brasileirão.

12. Como vai funcionar o Capitão no Cartola?

Primeiramente, você precisará escolher o seu capitão, e o fará desta maneira:
Na versão web, ao passar o cursor sobre o jogador desejado no campinho do seu time, clique na letra “c”. Pronto, capitão escolhido! Na versão para celular, clique sobre o jogador selecionado, e a letra “c” aparecerá, indicando que aquele cara é o seu capitão.
Isso não custará nenhuma cartoleta a mais. O preço do jogador não muda após ser escolhido como capitão. A valorização dele também não sofre nenhuma alteração.
E vale lembrar: você é o técnico do seu esquadrão no Cartola FC. Portanto, fica a seu critério mudar o capitão do seu time no fantasy game quando desejar.
Escalou um jogador, o colocou como capitão e o mesmo não jogará? Vida que segue, o capitão não tem substituto e você não terá a pontuação deste jogador dobrada.

 

13. Como funciona o Cartola PRO?

O pacote oferecido pelo CartolaFC custa R$49,90 a temporada. Quem assinar, será considerado um Cartoleiro PRO. 
Vantagens do Cartoleiro Pro: poderá participar de 6 ligas privadas, poderá criar ligas mata-mata e terá mais opções de uniformes e escudos. O cartoleiro Pro também irá participar da Liga PRO, que premiará os melhores da rodada, do mês e o melhor do ano com vale-compras. Por último, quem for Pro terá uma degustação de 7 dias no Premiere Play, além de concorrer a um sorteio para ir assistir a final da Copa América em 2019.
14. Quais as diferenças do Cartoleiro PRO para o Cartoleiro FREE?


Além das vantagens do Cartoleiro PRO citadas na pergunta acima, o Cartoleiro FREE só pode participar de 1 liga privada. Além disso, enquanto o Cartoleiro PRO poderá criar e participar de ligas mata-mata, o Cartoleiro FREE apenas poderá participar de ligas mata-mata se for convidado por algum Pro, não podendo criá-las. Assim, o FREE poderá ser convidado a participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo.

15. Quais são as premiações da Liga PRO?

Como brevemente citado na pergunta 11, a Liga PRO premiará os melhores da rodada, do mês e o melhor do ano com vale-compras. Ao todo, serão mais de R$533 mil em prêmios. Os prêmios serão destinados aos 30 melhores de cada rodada, ao melhor de cada mês e aos 3 melhores do ano. Abaixo você pode conferir o esquema de premiação disponibilizado pelo Cartola. 

premiação cartola pro

16. Qual a diferença entre Liga Pública e Liga Privada? Como é a disputa nessas ligas?


As Ligas Públicas são aquelas em que todos os cartoleiros participam automaticamente. São elas: a Liga Nacional (entre todos os cartoleiros do Brasil), a Liga do Time do Coração (entre todos os torcedores daquele time), a Liga do Patrocinador (entre todos que escolheram aquele patrocinador no uniforme) e a Liga Patrimônio (entre todos os cartoleiros do Brasil, a diferença é que é a única liga em que a classificação se dá pelo número de cartoletas).

As Ligas Privadas, como o nome sugere, são particulares. Qualquer um pode criar uma liga privada e chamar qualquer outro cartoleiro para participar. As ligas privadas incluem as ligas clássicas (competição de pontos corridos) e as ligas mata-mata. O Cartoleiro FREE (não pago) pode criar ou participar de até 2 ligas clássicas e pode participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo caso seja convidado por um Pro. Já o Cartoleiro PRO pode criar ou participar de até 5 ligas clássicas e criar ou participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo. 

A disputa das ligas clássicas no CartolaFC se dá através da pontuação geral, ou seja, a pontuação de todas as rodadas se somam e, ao final da rodada/mês/turno/campeonato, vence quem tiver mais pontos. 

O Cartola FC Mix possui uma liga clássica oficial aberta a todos os cartoleiros, “Liga cartolafcmix.com“. Além disso, organizamos ligas especiais e exclusivas, no formato fase de grupos + mata-mata, como a Libertadores Mix e UEFA Mix. Essas ligas especiais possuem vagas limitadas, e as inscrições são anunciadas pelas nossas redes sociais. 

 

17Como funcionam as ligas mata-mata?

As ligas mata-mata poderão ter de 4 a 32 times (irão durar de 2-5 rodadas), e só podem ser criadas por Cartoleiros PRO. Os cartoleiros em geral (FREE e PRO) poderão participar de até 5 ligas mata-mata ao mesmo tempo. Caso um cartoleiro já participe de 5 ligas mata-mata, ele poderá participar de outra quando uma das ligas terminar. Os confrontos do mata-mata são definidos através de um sorteio!

 

18. Se uma rodada começar no final do mês, mas a última partida for no mês seguinte, a rodada conta para que mês? 

Sempre para o mês em que a rodada começou. Por exemplo, se o primeiro jogo da rodada for no dia 31 de Maio, e o último for no dia 1 de junho, a pontuação dessa rodada contará para o mês de maio.

 

19. Como criar ou participar de uma liga?

Para criar uma liga: 

1) No menu do Cartola, clique em “Ligas”. 
2) Ao descer um pouco a página, você visualizará à direita da página um retângulo escrito “+ Criar Liga”. Clique nele. 
3) Escolha o tipo de liga, clássica (pontos corridos) ou mata-mata (apenas Cartoleiro Pro pode criar).
4) Escolha o nome da sua liga, e escreva uma descrição, que aparecerá para todos os participantes da sua liga.

5) Escolha o tipo da liga: pública (qualquer um pode participar), moderada (só entra quem você aceita) e privada (só entra quem receber convite). 
6) Crie uma flâmula (um escudo) para a sua liga. Ela aparecerá ao lado do nome e da descrição. 
6) Clique em “Criar Liga”. Sua liga foi criada. Para acessar a sua classificação, é só clicar em “Ligas”, e descer a página até encontrar a liga que você criou. 



Para convidar cartoleiros para participarem da sua liga

1) Clique em “Ligas”, desça a página e clique na liga que você criou. Quando abrir a página, ao lado do número de participantes, terá a opção “Gerenciar”. Clica lá. 

2) Agora clica em “convidar a galera”. Agora é só buscar seus amigos e enviar os convites. Conforme eles forem aceitando, seus times irão aparecendo na classificação da liga. 


Para moderar quem participa da sua liga, e aceitar convites alheios

1) Para aceitar/recusar o pedido de participação de alguém que quer participar da sua liga, acesse o menu e clique em “Ligas”. Desça a página e clique na liga que você quer gerenciar os pedidos. 

2) Ao lado do número de participantes, clique em “Gerenciar”. Agora clica em “gerenciar pedidos”.
3) Abrirá uma página com as pessoas que solicitaram a participação na sua liga (caso a sua liga seja moderada). Agora é só aceitar ou recusar o pedido das pessoas. 

4) Para aceitar convites alheios, clique em “Ligas” no menu. Os convites que você receber estarão acima das ligas que você participa.  


Para participar de uma liga do Cartola FC:

1) Clique em “Ligas”. 
2) Ao carregar a página, você verá uma barra de pesquisa com a frase “busca por liga”. Clique e digite o nome da liga que você deseja participar. 
3) Clique na liga que aparecer. 
4) Ao lado do “número de participantes”, terá a opção “participar” se a liga for pública ou “solicitar entrada” se a liga for moderada. É só clicar lá. Caso a liga seja pública, você entrará na hora. Caso a liga seja moderada, você terá que esperar a aprovação do dono da liga.

 

20. Se eu entrar numa liga durante o campeonato, entro zerado?

Não. Você entrará com a sua pontuação geral a partir da rodada em que a liga foi criada. Exemplo: digamos que você entre numa liga antes da 10ª rodada. Assim que entrar, sua pontuação aparecerá com 0 pontos. No entanto, após a rodada, será atualizada e aparecerá a sua pontuação geral (da 1ª até a 10ª rodada). Caso a liga tenha sido criada depois da 1ª rodada, só contará a pontuação geral a partir da rodada em que ela foi criada.

 

21. Se eu criar uma liga durante o campeonato, as pontuações das rodadas anteriores contam na classificação? 

Caso você crie uma liga após a 1ª rodada, a pontuação das rodadas anteriores não contarão na classificação da liga. Assim, digamos que você crie uma liga na 4ª rodada. Desse modo, as pontuações da 1ª, 2ª e 3ª rodadas não serão contabilizadas nas pontuações da classificação dessa liga. 
22. Como se ganha cartoletas?Parece meio complexo, e realmente é. O esquema para ganhar cartoletas é muito mais difícil do que você imagina, talvez porque as três primeiras rodadas vão além de somente escalar jogadores que fizeram poucos pontos na rodada anteriorA partir da 4ª rodada, o mercado estabiliza e permanece o mesmo até a última rodada. Jogadores desvalorizados têm tendência a valorizar, enquanto jogadores valorizados têm tendência a desvalorizar. Logo, se o jogador for mal na anterior e tiver uma boa estimativa de ir bem na próxima rodada, ele será uma boa opção para valorização e consequentemente o ganho de cartoletas.
     
Ex: Ricardo Oliveira fez -2 na rodada anterior; qualquer pontuação acima disso ocasionará na valorização do jogador.

Ao contrário desse exemplo, se o jogador foi bem na rodada anterior e não repetir o feito na rodada atual, logo, o mesmo será uma opção ruim, causando desvalorização e consequentemente a perda de cartoletas.

Ex: Ricardo Oliveira faz 20 pontos na rodada anterior; qualquer pontuação abaixo disso, ocasionará na desvalorização do jogador.
23. O que é mais importante: cartoletas ou pontos?
O principal objetivo do CartolaFC é pontuar o máximo possível. Para pontuar bem, é preciso escalar um bom time e, normalmente, os melhores jogadores são os mais caros. Assim, é mais fácil pontuar bem com frequência quando se tem muitas cartoletas (a partir de C$180,00) para comprar os melhores jogadores.

No entanto, em 2013 a liga pública “Patrimônio” foi criada, a única liga do jogo onde a classificação se dá pelo número de cartoletas que o jogador possui. Essa liga “Patrimônio” animou uma minoria a jogar CartolaFC para ganhar o máximo de cartoletas possíveis, sem se preocupar com a pontuação.
24. Qual o objetivo do Cartola FC?

Além da interação entre pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, o objetivo do Cartola FC é obter mais pontos que seu adversário no final do Campeonato/turno/mês e etc, de acordo com a especificação da liga que cada um participa.
25. O que significa o fechamento do mercado? 

O mercado sempre fecha 2 horas antes da 1ª partida da rodada. Até o mercado fechar, você pode realizar quantas mudanças você desejar no seu time. No entanto, após o mercado fechar, não é mais possível alterar a escalação do seu time para a atual rodada. Após todos os jogos da rodada, o mercado é reaberto para você realizar mudanças para a próxima rodada.

26. O que é “MITAR”? 

Mandar MUITO bem na rodada. Existem dois tipos de cartoleiros: Pato ou Mito. Em que categoria você se encaixa?!

27. Esqueci de escalar meu time para a próxima rodada. O que acontece? Faço 0 pontos?

Não, seu time será o mesmo da rodada anterior, e você terá sua pontuação contabilizada.

28. Escalei um jogador que estava como provável, mas ele não jogou. Como reclamar com o CartolaFC? 

Reclamar? Não dá… Só senta, aceita e engole o choro! Hahahaha


E aí, galera. Dúvidas esclarecidas?
Caso ainda tenha alguma dúvida, continuem acessando nosso site; e se mesmo assim a mesma não for saciada, deixe um comentário aqui, na nossa página oficial do facebook ou através do nosso twitter.

Tamo junto!

Felipe Melo

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.

Dicas