Dados atualizados até o dia 26/03 (após a partida Nova Iguaçu 1×0 Vasco válida pelo Campeonato Carioca).
No Brasileirão passado, o Vascão conseguiu se livrar de mais um rebaixamento na sua história apenas na última rodada após a vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino em São Januário. A equipe comandada por Ramón Díaz se reergueu após um primeiro turno vexatório, onde chegou a ter apenas 9 pontos conquistados nos 13 primeiros jogos disputados na competição.
O ano de 2024 se iniciou com a expectativa de que fosse um ano diferente, onde o time pudesse dar mais alegria ao torcedor. Chegaram poucas contratações e, em apenas dois meses, dois titulares (Jair e Paulinho) romperam o ligamento, algo que abalou bastante o sistema da equipe. O time principal começou a temporada com um torneio amistoso no Uruguai, onde venceu o San Lorenzo e o Deportivo Maldonado, ambos por 1 tento a 0.
Enquanto isso, no estadual o Vasco iniciou jogando com seu “3º time” recheado de jovens. Após três jogos, o time principal voltou e se classificou em 3º, ficando atrás de Flamengo e Nova Iguaçu. A “Laranja Mecânica” eliminou e também foi o único time que venceu o Gigante da Colina na temporada (2 a 0 nas classificatórias e 1 a 0 no segundo jogo da semifinal).
Na Copa do Brasil, o Vasco passou tranquilo pelo Marcílio Dias, porém sofreu contra o Água Santa em São Januário, onde vencia pelo placar de 2 a 0 e sofreu a virada aos 44 minutos do segundo tempo. Aos 49 minutos o iluminado Lucas Piton empatou e nas penalidades o Vasco conseguiu a classificação após Léo Jardim brilhar mais uma vez.
Após a eliminação para o Nova Iguaçu, os bastidores foram bem movimentados em São Januário e o diretor-executivo Alexandre Mattos foi demitido. Até a estreia, o Gigante da Colina terá amistosos de preparação e a expectativa é que até lá cheguem alguns reforços para suprir as carências da equipe principalmente após as lesões de jogadores importantes. Além disso, espera-se que o Gigante da Colina não sofra sustos quanto a rebaixamento novamente e ainda belisque uma vaga em alguma competição internacional para 2025.
Confira as estatísticas do Vasco no ano de 2024 e os principais nomes para se escalar no Cartola FC.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Carioca: Eliminado na semifinal para o Nova Iguaçu
Copa do Brasil: Classificado para a terceira fase
Números da Equipe
15 Jogos: 7 Vitórias – 6 Empates – 2 Derrotas (60% de aproveitamento)
Gols marcados: 27 – Média de 1,80 por partida
Gols sofridos: 16 – Média de 1,07 por partida
Jogos sem sofrer gol: 6 (40%)
Jogos sem marcar gol: 4 (27%)
Escalação base
Goleiro: Léo Jardim
Laterais: Paulo Henrique e Lucas Piton
Zagueiros: João Victor, Medel e Léo
Meias: Galdames, Sforza (Zé Gabriel) e Payet
Atacantes: Adson (Clayton) e Vegetti
Quem chegou: Adson (MEI), João Victor (ZAG), Rojas (ZAG), David (ATA), Keiller (GOL), Galdames (MEI), Sforza (MEI), VIctor Luis (LAT), Clayton (ATA);
Quem saiu: Marlon Gomes (MEI), Gabriel Pec (ATA), Figueiredo (ATA), Sebástian Ferreira (ATA), Robson Bambu (ZAG), Gabriel Dias (LAT), Alex Teixeira (MEI), Ivan (GOL), Riquelme (LAT), Capasso (ZAG), Barros (MEI), Jefferson (LAT), Luca Orellano (MEI), Miranda (ZAG), Alexander (GOL).
Homens das bolas paradas
Artilheiros em 2024
Garçons em 2024
Olho neles: os 4 jogadores que prometem no Cartola FC 2024
Vegetti (ATA) – É o artilheiro do Vaso na temporada com 6 gols marcados. Além disso, tem 2 assistências em 11 jogos, o que dá a ele uma média de 0,73 participação em gol por partida. É o cobrador de pênaltis da equipe.
Lucas Piton (LAT) – Tem 3 gols e 1 assistência em 12 partidas disputadas, números que para a posição de lateral é bastante relevante. Esteve entre os laterais mundiais com mais cruzamentos certos no mundo até o mês de fevereiro.
E você Cartoleiro e Cartoleira Mix? Está acompanhado o Vascão até aqui? A equipe lhe inspira confiança para a temporada 2024?
Deixe suas sugestões, críticas e elogios nos comentários! Compartilhe com a gente a sua opinião!
Forte abraço!!