O mercado fecha em:
Quero ser sócio

Como jogar o fantasy da Copa do Mundo

26 de maio de 2018 - Felipe Melo
Como jogar o fantasy da Copa do Mundo

Salve, Salve Galera!

Para participar do fantasy da Copa do Mundo, baixe o aplicativo Real Fevr ou entre no site. O passo a passo de como se cadastrar e montar o seu time se encontra ao final deste post.

O fantasy da Copa do Mundo possui uma dinâmica completamente diferente do que o Cartola do Brasileirão. Segue abaixo algumas dessas diferenças:

Inicialmente, é preciso saber que o seu plantel será composto por 15 jogadores: 2 goleiros, 5 defensores, 5 meias e 3 atacantes. Seu time titular será composto por 11 jogadores, e 4 jogadores ficarão no banco de reservas. Detalhe: não existe diferença entre lateral e zagueiro, ambos são considerados defensores, então você pode escalar 5 laterais se quiser.

Após escolher os 15 jogadores, você terá que definir qual será o time titular. Os esquemas disponíveis são: 3-4-3, 3-5-2, 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, 5-3-2 e 5-4-1.

Fique atento, pois o número de jogadores que você pode escalar do mesmo clube é limitado. Entretanto, este número aumenta com o decorrer da Copa do Mundo:

  • Fase de grupos e Oitavas-de-Final: 3
  • Quartas-de-Final: 4
  • Semifinal: 6
  • Final: 12

Seu banco de reservas será composto por 4 jogadores. É preciso saber gerenciar as opções disponíveis e distinguir a diferença e as vantagens entre as substituições automáticas e manuais.

A cada rodada, o número de transferências que você pode fazer no seu time é limitado. Antes da 1ª rodada, pode mudar quantas vezes você quiser. Contudo, após a 1ª rodada, um limite é aplicado de acordo com a fase do campeonato:

  • Fase de grupos: 2 transferências
  • Oitavas-de-final: 16
  • Quartas-de-final: 8
  • Semifinal (1º jogo): 8
  • Final: 8

Se você extrapolar esse limite, você perderá 4 pontos para cada mudança adicional. Caso você não utilize todas as transferências, você pode acumular no máximo duas para a próxima rodada. Ou seja, digamos que você não use nenhuma das 2 mudanças permitidas na 2ª rodada da fase de grupos. Então você poderá fazer 4 mudanças na 3ª rodada (2 acumuladas na 2ª mais as 2 da 3ª). Durante a competição, você pode usar o WILDCARD apenas uma vez. Pense bem quando for aplicar o WILDCARD, pois ele permite que você faça quantas mudanças quiser naquela rodada, sem perder pontos.

Para escalar o seu time, você terá um patrimônio à sua disposição de R$100M. O preço dos jogadores só começa a alterar após a 1ª rodada. As variações de preço ocorrem de acordo com a procura e oferta no mercado, ou seja, quantos mais pessoas estiverem escalando um jogador, mais caro ele irá ficar. No entanto, cada jogador sofrerá oscilações de preço máximas (valorização ou desvalorização) de $0.1M por dia, até um máximo de $0.3M entre rodadas.

Os scouts dos jogadores são contabilizados da seguinte forma:

SCOUTS DE ATAQUE

SCOUTGOLEIRODEFESAMEIAATACANTE
Jogar 0-59 minutos1111
Jogar 60-90 minutos2222
Gol6654
Assistência3333
Pênalti Falhado-2-2-2-2
Chute no gol01 para cada 2 chutes1 para cada 2 chutes1 para cada 2 chutes

SCOUTS DE DEFESA

SCOUTGOLEIRODEFESAMEIAATACANTE
Jogo sem sofrer gol4410
Cartão amarelo-1-1-1-1
Cartão vermelho-3-3-3-3
Gol contra-2-2-2-2
Chutes bloqueados01 para cada 2 bloqueios1 para cada 2 bloqueios1 para cada 2 bloqueios
Bolas recuperadas01 para cada 5 recuperações1 para cada 5 recuperações1 para cada 5 recuperações
Gols sofridos-1 para cada 2 gols-1 para cada 2 gols00
Pênalti cometido-1-1-1-1
Defesas1 para cada 2 defesas000
Pênalti defendido5555

Algumas curiosidades sobre os scouts:

  • Gols sofridos: só é contabilizado enquanto o jogador estiver em campo. No entanto, em caso de expulsão, os gols sofrido pelo seu time até final da partida serão contabilizados para a pontuação total do jogador.
  • Assistência: mesmo se o passe não tiver sido intencional, conta como assistência. Contudo, se existir um toque num jogador adversário que altere significativamente a trajetória da bola, então não será dada a assistência. Além disso, se um chute é bloqueado por um adversário, defendido pelo goleiro ou acertar na trave, sobrando a bola para um companheiro que marca o gol, então será dada a assistência para o jogador que chutou. Também vale destacar que nos lances em que um jogador dá um passe ou chuta para o gol, e leva um adversário a fazer um gol contra, será considerada uma assistência. Por último, o jogador que sofre o pênalti terá a assistência se o pênalti for convertido, desde que não seja ele próprio que bata o pênalti.
  • Jogo sem sofrer gol: só é atribuído a um goleiro, defesa ou meia sempre que jogue 60 ou mais minutos, desde que, nesse período, o seu time não tenha sofrido gols.

Como se cadastrar e escalar o time no REAL FEVR

PELO APLICATIVO

Baixe o aplicativo Real Fevr. Assim que você fizer o download, terá que fazer o cadastro. Pode ser através da conta do Facebook ou Google. Caso não tenha ambas, faça a inscrição utilizando o seu email.

Após entrar, selecione a opção World Fantasy.

Selecione a opção “JOGAR CLÁSSICO”.

Antes de iniciar a escolha dos jogadores, é preciso criar o nome e uma sigla para o seu esquadrão, além de escolher o seu time favorito na Competição e selecionar o seu País de residência.

Pronto! Escolha os 15 jogadores e não esqueça de clicar na opção SALVAR O TIME.

Na imagem acima, no canto superior esquerdo, caso você clique em “auto complete”, o Fantasy completará automaticamente o time.

Ao fazer o login no aplicativo, a página inicial será a da figura abaixo:

Ao clicar no nome do seu time abaixo da imagem da “World Fantasy”, abrirá uma página com o seu time:

 

Nessa página, você define a sua formação tática, os seus 11 titulares e os 4 reservas, além de selecionar o seu capitão e vice-capitão. Durante a rodada, você fará as substituições no seu time nessa seção. Para realizar alguma modificação, basta clicar sobre um jogador e selecionar a opção desejada (“substituir”, “capitão” e “vice-capitão”). Nunca esqueça de clicar em “SALVAR” ao terminar de fazer as suas alterações. 

Como é possível ver no fundo da página, existem três abas principais: time, transferências e ligas. A aba de transferências é o mercado. Nela, é possível comprar e vender jogadores. Basta clicar sobre o jogador e selecionar a opção desejada (“transferir” e “remover”).

Na aba de ligas, é possível conferir as ligas das quais você participa. Ao clicar sobre o nome de alguma liga, abrirá o ranking da mesma. Se clicar na opção “+”, é possível criar uma liga ou entrar numa liga já existente.

 

PELO COMPUTADOR

1 ) INSCRIÇÃO

Acesse o site do Real Fevr. É possível entrar com sua conta do Facebook ou Google. Caso não tenha nenhuma das duas, inscreva-se usando a sua conta de email.

 

2 ) SELECIONE O CAMPEONATO

Clique em “joga clássico” no World Fantasy.

 

3 ) CRIAR TIME

Chegou a hora de dar vida ao futuro campeão do fantasy da Copa! Dê um nome ao seu esquadrão, crie uma sigla, coloque uma imagem (não é obrigatório), escolhe o seu time favorito na competição e selecione o seu país de residência.

4 ) ESCALE O SEU TIME

Agora, você pode montar o seu time manualmente ou escolher a opção “Auto-Time” que o fantasy montará uma equipe no mesmo instante. Se estiver com pressa, seleciona a opção “auto-time”, pois depois você pode voltar com mais tempo para alterar o seu time.

 

Para facilitar na montagem do elenco, há um filtro para encontrar os jogadores de sua preferência. A pesquisa pode ser feita pelo nome do jogador, pelo time, ordenada pelo preço e de acordo com a posição. Também é possível optar pelo Auto-Time.

5) CRIAR UMA LIGA PRIVADA

Se quiser, você pode criar uma liga privada para convidar os seus amigos. Será gerada uma página com um token, que é a senha da sua liga. Você precisa compartilhar o token com os seus amigos para que eles consigam entrar na liga.

6) COMO NAVEGAR NO REAL FEVR

Ao fazer o login, existem três principais opções no menu esquerdo:

  • Time: aqui você define a sua formação tática, os seus 11 titulares e os 4 reservas, além de selecionar o seu capitão e vice-capitão. Durante a rodada, você fará as substituições no seu time nessa seção. Nunca esqueça de clicar em “GRAVAR TIME” ao terminar de fazer as suas alterações. 
  • Transferências: é o mercado. Nele você pode comprar e vender jogadores. Nunca esqueça de clicar em GUARDAR TIME ao terminar de fazer as suas mudanças. 
  • Ligas: aqui você pode conferir as ligas das quais você participa, além de criar uma liga nova ou entrar numa liga já existente. Ao clicar em uma das ligas, abrirá o ranking. Para entrar numa liga, no canto direito, clique na opção “JUNTAR A LIGA”. Você precisará de um token, que é uma senha. O token da nossa liga oficial é “6xBrasil” (sem aspas). O campeão ganhará uma camisa oficial do Hexa da Seleção Brasileira!

Chegou a hora de mostrar que você é um treinador a nível mundial. Vamos invadir o Fantasy da Copa e acompanhar o Brasil rumo ao Hexa!!

Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário aí embaixo.

Até a próxima!

Felipe Melo

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.