O mercado fecha em:

Como funciona o banco de reservas no fantasy da Libertadores

O banco de reservas é composto por 1 goleiro e 3 jogadores de linha, que serão ordenados de acordo com a sua preferência. Há dois tipos de substituições que você pode fazer durante a rodada: automáticas e manuais. SUBSTITUIÇÕES AUTOMÁTICAS As substituições automáticas protegerão o seu time se algum titular não atuar por algum motivo. […]

Postado em: 21 de fevereiro de 2018
Atualização: 21 de fevereiro de 2018
Tempo de leitura: 2 minutos

O banco de reservas é composto por 1 goleiro e 3 jogadores de linha, que serão ordenados de acordo com a sua preferência. Há dois tipos de substituições que você pode fazer durante a rodada: automáticas e manuais.

SUBSTITUIÇÕES AUTOMÁTICAS

As substituições automáticas protegerão o seu time se algum titular não atuar por algum motivo. É preciso definir a ordem dos reservas no banco e, caso algum jogador do seu time não jogue, ele será automaticamente substituído pelo primeiro reserva, desde que seja respeitado um esquema tático válido.

Por exemplo, digamos que você esteja jogando num 3-5-2 e coloque a ordem dos reservas com um meia de 1° reserva, um defensor como 2° reserva e outro defensor como 3° reserva. Caso um dos seus defensores não jogue, não será o meia pré-estabelecido como primeira opção no banco que será o substituto, pois o time ficaria no esquema 2-6-2, e esse esquema não existe. Assim, o defensor que está como 2° reserva entraria no seu time.

O fantasy sempre manterá uma tática válida. Embora seja óbvio, é válido mencionar que os goleiros apenas trocam entre si.

SUBSTITUIÇÕES MANUAIS

Durante a rodada, é possível substituir um jogador que já tenha atuado (desde que ele não tenha sido expulso) por um do banco que ainda não jogou. Assim, se algum jogador do seu time decepcionar, você pode trocá-lo por alguém do banco. Essa substituição só pode ser feita antes do jogo do jogador que está no banco começar. Você também pode mudar o capitão, desde que ele não tenha sido expulso.

Exemplo: imagine que na terça-feira, Defensor x Grêmio, Luan some poucos pontos. No seu banco, você tem Henrique Dourado que jogará contra o River Plate no dia seguinte. Assim, você efetua a substituição manual e passa a torcer para o Ceifador superar o atacante gremista na pontuação. Uma vez no banco, após sair do time titular, o camisa 7 do tricolor gaúcho não poderá mais ser adicionado no plantel principal durante a rodada.

As substituições automáticas deixam de estar em vigor assim que a primeira substituição manual é realizada. Ou seja, após executar alguma troca por conta própria, você deverá triplicar a sua atenção e dedicação na rodada para filtrar imediatamente possíveis ausências no time titular, pois se algum jogador do seu time não jogar, ele não será substituído automaticamente por alguém do banco.

Dica: sempre deixe no banco os jogadores que irão jogar por último, e vá acompanhando o andamento da rodada. Caso algum jogador do seu time não faça uma boa pontuação, troque ele por um jogador do banco que ainda irá jogar.

Torcedor do Sport Club do Recife e treinador do PeloSportTudo 87 FC