O mercado fecha em:

O Cartola FC era bem diferente: 10 coisas que só o cartoleiro raiz lembra

Na temporada em que o Cartola FC Mix completa 10 anos, decidimos testar a sua memória. Separamos 10 curiosidades sobre o Cartola FC que só os cartoleiros veteranos irão lembrar. Caso você tenha começado a jogar cartola recentemente, veja como o game evoluiu com o passar dos anos!

Postado em: 21 de julho de 2020
Atualização: 5 de agosto de 2020
Autor:
Tempo de leitura: 4 minutos

Salve, Salve Cartoleiro(a) Mix!

O Cartola FC 2020 começou cheio de novidades inéditas que prometem mudar bastante as estratégias dos cartoleiros, principalmente dos mais veteranos.

Pessoalmente, esta será a minha 14ª temporada, já que comecei a jogar em 2007. Faz tempo! De lá pra cá, o Cartola FC evoluiu bastante. Como tenho uma memória boa, decidi separar 10 coisas que só quem joga cartola há muito tempo lembra. Se liga:

Parciais cartola

Não existiam Parciais Ao Vivo. O Cartoleiro só sabia a sua pontuação quando o mercado abria na segunda-feira. O Cartola FC Mix, na época chamado “Império do Cartola”, foi a primeira página a disponibilizar scouts ao vivo.

Cada integrante da nossa equipe assistia a um jogo, selecionava os jogadores mais relevantes do confronto e, conforme observava o jogo, ia modificando as pontuações de forma manual e atualizando a página. Reza a lenda que os Cartoleiros da época viviam quebrando a tecla F5!

Redes sociais

O Cartola FC não era ativo nas redes sociais. Era complicado conseguir informação ou reclamar de algum erro. Tínhamos que sair caçando os perfis de pessoas que trabalhavam na Globo para tentar alguma coisa.

Sistema de valorização

Nem a Globo sabia como funcionava a valorização do Cartola FC nas primeiras rodadas. O Cartola FC Mix foi o primeiro lugar da internet a divulgar exatamente como funcionava o SISTEMA DE VALORIZAÇÃO nas primeiras rodadas, no post que ficou famoso e até hoje é chamado de “Como ganhar C$200 nas primeiras 5 rodadas”.

Inclusive, teve um ano que saiu uma matéria no Globoesporte falando para escalar jogadores DESvalorizados na segunda rodada. Nós alertamos inúmeras vezes que era para escalar jogadores valorizados, mas acabou que muita gente preferiu acreditar no Globoesporte e terminou a rodada com menos de C$100,00.

Assistente técnico

Todo cartoleiro tinha um Assistente Técnico. Para cada posição, você indicava 3 times na ordem de preferência. Caso algum jogador do seu time não estivesse provável quando o mercado fechasse, o assistente substituía aquele jogador por um jogador daquela posição de algum dos 3 times que você selecionou. Caso não conseguisse, ele substituía por um jogador aleatório, desde que você tivesse C$ suficientes.

Atrapalhava mais do que ajudava, pois além de você não selecionar o jogador substituto, mas sim o time (o substituto poderia ser qualquer jogador daquela posição), o critério era o status do jogador no mercado, e não se o jogador jogou de fato, então às vezes o assistente tirava um jogador que não estava provável, o jogador mitava com 20 pontos, e você chorava. Quem sabe um dia teremos o banco de reservas no Cartola FC, uma espécie de Assistente Técnico 2.0.

Assistente técnico no cartola fc

Hall da fama

Existia o Hall da Fama. Pensa num negócio que gerava confusão nos novatos. A galera começava a jogar Cartola achando que o objetivo era conquistar os emblemas do Hall da Fama, mas na verdade não tinha nenhuma finalidade.

Cada emblema do Hall da Fama era um desafio. Exemplo: “Conquistar SG com todos os defensores numa rodada”. Quem conseguisse, ganhava o (inútil) emblema. Um dos emblemas mais “sem-noção” foi “Escalar o Rogerio Ceni no jogo de despedida”.

Hall da fama no cartola fc

Mercado de jogadores

Sabe o mercado de jogadores, bonitinho, com a foto de cada jogador ao lado do nome? Antigamente não era assim. Só tinha a foto do escudo do clube ao lado do jogador. Para saber a fisionomia do jogador, tinha que pesquisar no google ou assistir aos jogos mesmo.

mercado de jogadores antigo do cartola fc

Os mais escalados

Narrador falar sobre Cartola FC na transmissão dos jogos? Nem pensar! Já comentamos que não sabíamos a pontuação oficial do jogador durante os jogos, mas outra coisa que não tínhamos noção era sobre a popularidade dos jogadores, quem eram os mais escalados.

Por isso que o nosso quadro Seleção Mix foi lançado em 2010 com enquetes para o pessoal votar nos seus escalados, justamente para saber em quem a galera estava apostando. Hoje em dia ainda temos esse quadro, pois apesar do Cartola disponibilizar os mais escalados, nosso filtro só leva em consideração os cartoleiros que levam o game mais a sério. São esses cartoleiros que você precisa derrotar, e não os nutellas que nem atualizam o time!

Participar de ligas

O Cartola FC não era popular. Ninguém da sua família entendia porque você assistia o confronto do lanterna vs vice-lanterna. Era difícil encontrar pessoas que jogavam, bem como participar de ligas privadas.

Premiação

A Liga Nacional tinha prêmio para os campeões da rodada, mês e campeão geral. Camisa de futebol, video-game…

Chat

Existia um chat no mercado no qual as pessoas iam trocando mensagem. Era um caos e não servia para muita coisa.

E você, lembra de mais alguma coisa que não está mencionada neste post? Deixe seu comentário!

Abraços!

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.