O mercado fecha em:

Com muitas mudanças, Cartola FC anuncia novidades para a posição de goleiro

Em live na última segunda-feira (19), foram reveladas três alterações nos scouts dos goleiros que interferem diretamente na pontuação dos ‘camisa 1’ do Cartola FC

Postado em: 20 de abril de 2021
Atualização: 20 de abril de 2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Na última segunda-feira (19), em uma live realizada no canal do Cartola FC no Youtube, Cassius Leitão, com a presença de convidados, revelou grandes novidades em relação a posição de goleiro.

Devido à insatisfação dos cartoleiros e cartoleiras na temporada passada em relação aos critérios que eram adotados (além de outros motivos), o Cartola FC resolveu passar por transformações e anunciou três grandes mudanças diretamente relacionadas ao scout dos goleiros. Vamos a elas!


1ª mudança

NÃO HÁ MAIS DEFESA DIFÍCIL NO CARTOLA FC. Isso mesmo, a defesa difícil foi retirada do fantasy game para a temporada de 2021. Antes, quando um goleiro realizava uma defesa com dificuldade ele ganhava 4,00 pontos. Agora, o goleiro pontua toda vez em que defender uma finalização do adversário e valerá 1,00 ponto.

Lembrando que, o goleiro também vai pontuar se praticar uma defesa evitando gol contra e se em uma situação específica, um jogador de linha for para o gol, ele não ganha ponto se fizer alguma defesa.

Mas nem tudo são flores. É claro que o Cartola FC queria reduzir ao máximo a questão da subjetividade das defesas e acredito que vá conseguir isso, mas nem toda a bola que chegará ao goleiro será considerada defesa!

É preciso que o goleiro, de fato, pratique uma defesa e isso pode gerar discussão em alguns casos. Vamos aos tipos de lance que NÃO SERÃO CONTABLIZADOS COMO DEFESA:

1- Goleiro apenas evita a saída da bola para tiro de meta após uma finalização errada ou incompleta, sem perigo de gol

2- Goleiro apenas evita a saída de bola para escanteio após uma finalização bloqueada ou amortecida

3- Goleiro apenas pega a sobra de uma finalização bloqueada, em que a bola chega sem força, quase parando

4- Goleiro intercepta um cruzamento ou passe para a área

5- Goleiro sai do gol para ficar com a bola após um passe incompleto, evitando a sequência da jogada; tipo de lance que , na maioria das vezes, acontece pelo alto, e o goleiro deixa a meta para ir até a bola, não é a bola que vai até o goleiro.

Na prática, o que muda para os cartoleiros e cartoleiras?

A defesa vai ocorrer com muito mais frequência do que a defesa difícil, portanto é justa essa redução no valor do scout. Para a escalação de um goleiro, acredito que, a análise de cada cartoleiro/a vai sofrer por mudanças e adaptações também.

Até a temporada passada, muita gente fugia dos goleiros que enfrentavam ataques muito fortes ou de goleiros que estavam em times com muitos gols sofridos.

Com o novo critério de scout, o goleiro que vai enfrentar um time que chuta muito já passa a ser uma boa opção. Isso também vale para o goleiro que está em um time que tem dificuldades defensivas e que é atacado bastante.

Outros fatores de análise ainda vão aparecer, mas sem dúvidas é uma mudança bastante significativa e que, obviamente, vai impactar diretamente na pontuação dos ‘camisa 1’ do Cartola FC.

Assim, dificilmente vai ter um goleiro que vai mitar muito.


2ª mudança

Além do critério e pontuação de defesa que foi alterado, o fator do gol sofrido também passou por mudanças para esse ano. Até a temporada passada, o gol sofrido valia -2,00 pontos. A partir de 2021, o gol sofrido passa a valer -1,00 ponto.

Essa novidade, na minha visão, se complementa diretamente com o que muda para os cartoleiros e cartoleiros na prática, citado no tópico anterior.

A estratégia na hora de escalar o goleiro vai mudar mais ainda, já que o gol sofrido terá menor peso e por isso um goleiro que pode ter muito trabalho, mas que também estava sujeito a levar gols deve ser vistos com bons olhos a partir de agora.

Além disso, dificilmente um goleiro vai negativar muito.


3ª mudança

Depois de constantes cobranças e reclamações por parte dos cartoleiros e cartoleiras, o passe incompleto não vai existir mais para os goleiros!

Na temporada passada qualquer chutão pra frente, tiro de meta ou algo do tipo que não chegava no seu companheiro de equipe, era considerado passe incompleto para os goleiros e cada vez que isso acontecia, ele perdia -0,10 ponto.

Portanto, muitos goleiros perdiam mais de 1,50 ponto (15 PI) só por causa disso. Em 2020, só o Marcelo Lomba perdeu 39,40 pontos (394 PI) por causa de passe incompleto (exemplo do Cartola FC).

É importante destacar que, o passe incompleto continua normal para os jogadores de linha. Só a posição de goleiro não será mais impactada por esse scout.


Situação esporádica

Se durante alguma partida um jogador de linha for para o gol, ele pontua da seguinte maneira:

1- NÃO será computada a pontuação de DEFESA

2- PASSES INCOMPLETOS serão computados normalmente

3- Ganhará os 7,00 pontos de PÊNALTI DEFENDIDO, caso consiga essa façanha

4- Perderá 1,00 ponto a cada GOL SOFRIDO

5- Só ganhará o bônus de saldo de gols (5,00 pontos) caso esteja registrado no mercado do Cartola FC como lateral ou zagueiro, e o seu time não levar gol na partida


Exemplo do Cartola FC

O fantasy game vem passando por mudanças e na minha visão mudanças que vão melhorar o Cartola FC. Mesmo que custe algumas rodadas pra nos adaptarmos, acho que no geral as mudanças serão positivas para todos.

Para exemplificar um pouco essa melhoria, o Cartola FC pegou os scouts dos goleiros da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 e adaptou para os scouts que vão passar a valer a partir dessa temporada.

“Na rodada #38, 12 goleiros fizeram pontuação positiva, e oito deles negativaram, para um total de 50,10 pontos (média de 2,50 pontos por goleiro).

Na projeção com os novos scouts, teríamos apenas três arqueiros negativando, um zerado e os 16 restantes com pontuação positiva – total de 86,00 pontos (média de 4,30 pontos por goleiro). Claro que esse quadro comparativo vai variar rodada a rodada, mas a tendência é de que a média dos goleiros aumente nesta temporada.”


Opinião final

Acredito que, sem dúvidas, a média dos goleiros vai aumentar e deve ser de mais de 4,00 pontos (ou perto disso). Como citei anteriormente, imagino que as negativadas bruscas, de -6,00 pontos em diante serão cada vez mais raras. Assim como as mitadas de mais de 12,00/13,00 pontos também.

Isso tudo, na minha visão, deve nivelar o Cartola FC já que muitas vezes a pontuação do goleiro era o fiel da balança para um time que ia bem e um time que ia mal.

Agora ficamos no aguardo de mais novidade que estão por vir e serão anunciadas em breve pelo Cartola FC! Está chegando a hora cartoleiros/as!

Um abraço, Luca Tremonti!

Torcedor do Fluminense, carioca e 25 anos. Cartoleiro desde 2008. Técnico do Itnomert City. Jogos do Campeonato Brasileiro sempre vão ter a minha preferência.