O mercado fecha em:

Cartola FC anuncia 1ª mudança para a temporada 2021

Em live realizada hoje (15), a equipe do Cartola FC revelou uma novidade em relação ao mercado do fantasy game

Postado em: 15 de abril de 2021
Atualização: 16 de abril de 2021
Tempo de leitura: 3 minutos

Já nos preparativos para o Campeonato Brasileiro, o Cartola FC promoveu uma live nesta quinta-feira (15), às 11h, com Cassius Leitão e convidados, no seu canal no Youtube, para anunciar a 1ª novidade do ano de 2021.

A novidade tem a ver com horário de fechamento do mercado. Na temporada passada, os(as) cartoleiros(as) tinham que escalar seus times até uma hora antes da primeira partida da rodada.  A partir de agora, o fechamento do mercado será 30 minutos antes do primeiro jogo da rodada.


Exemplo: Se o primeiro jogo de uma rodada está marcado para às 19h, o mercado vai fechar às 18h30 e não mais às 18h.


Mas o que “apenas” meia hora a mais para escalar o time muda na vida do(a) Cartoleiro(a)?

Isso interfere mais no primeiro jogo ou nos primeiros jogos da rodada, já que os times divulgam a escalação oficial da equipe uma hora antes da partida, aproximadamente.

Rodadas do fim de semana: Essa mudança deve impactar, na maioria das vezes, em apenas um jogo, já que a abertura da rodada é feita com um jogo isolado e o segundo jogo da rodada acontece em um intervalo de tempo muito grande.

Situação hipotética rodada fim de semana:

Fechamento do mercado – 16h30
Jogo 1 – time A x time B – 17h (divulgação das escalações oficiais às 16h, aproximadamente)
Jogo 2 – time C x time D – 19h (divulgação das escalações oficiais às 18h, aproximadamente)

Nesse cenário hipotético, iríamos saber as escalações oficiais de dois times, já que o intervalo de tempo entre as partidas é muito grande (2h).

Rodadas do meio de semana: O impacto tende a ser maior. Normalmente, mais de um jogo abre a rodada na quarta-feira. Com isso, são mais times revelando a escalação antes do fechamento do mercado.

Outro ponto importante é que, em algumas ocasiões, os horários dos jogos são bem próximos, o que ajudaria a saber mais escalações antes do mercado fechar.

Situação hipotética rodada meio de semana:

Fechamento do mercado – 18h30
Jogo 1 – time A x time B – 19h (divulgação das escalações oficiais às 18h, aproximadamente)
Jogo 2 – time C x time D – 19h (divulgação das escalações oficiais às 18h, aproximadamente)
Jogo 3 – time E x time F – 19h15 (divulgação das escalações oficiais às 18h15, aproximadamente)

Nesse cenário hipotético, iríamos saber a escalação oficial de 6 times, o que seria excelente. Na temporada passada, na grande maioria das vezes, as escalações saíam depois do fechamento do mercado ou muito perto disso e, por isso, não havia tempo hábil para mudanças.


Opinião: Achei a mudança muito boa. Quanto mais tarde o mercado fechar, melhor. Pelo menos duas escalações oficiais estarão disponíveis antes do fechamento do mercado o que pode facilitar bastante a vida dos(as) cartoleiros(as).

Além disso, são mais 30 minutos “sagrados” em que pode sair uma informação relevante do tipo: algum jogador sentiu no aquecimento, outro não foi relacionado, provável time que joga no dia seguinte, etc.

Resumindo, quanto mais tempo para escalar e obter mais informações, melhor!


Lembrando que o Cartola FC já anunciou que terá mais mudanças para esse ano e que serão divulgadas em lives nos dias 19/04, 22/04 e 27/04. A última data também deve ser a de abertura do mercado! Por isso, fique ligado cartoleiro(a), está chegando a hora!

Abraço, Luca Tremonti!

Torcedor do Fluminense, carioca e 25 anos. Cartoleiro desde 2008. Técnico do Itnomert City. Jogos do Campeonato Brasileiro sempre vão ter a minha preferência.