O mercado fecha em:

Banco de reservas no Cartola FC: como funciona a principal novidade de 2021

Demorou, mas chegou! Depois de muita espera, o banco de reservas, enfim, faz parte do Cartola FC

Postado em: 28 de abril de 2021
Atualização: 28 de abril de 2021
Tempo de leitura: 11 minutos

Fala, família cartoleira! Após muita insistência da equipe MIX e de você, cartoleiro/a, o Cartola FC, finalmente, vai contar com banco de reservas. Essa é a grande novidade da temporada de 2021 e já havia sido revelada, mas o funcionamento do banco foi apresentado hoje (27), junto com a abertura oficial do mercado.

No ano passado fizemos um post com uma sugestão de como deveria funcionar o banco de reservas no Cartola FC. O modelo que o Cartola FC implementou é bem parecido com o modelo que sugerimos, e tem tudo para agradar os cartoleiros ao longo da temporada.

O banco de reservas é um “SOS” para salvar os cartoleiros quando um dos jogadores titulares não entrar em campo durante a rodada. Nesses casos, caso você tenha escalado um jogador reserva, o desfalque do seu time titular será substituído pelo reserva que você escolheu da mesma posição.

A substituição sempre será automática. O próprio sistema do Cartola FC irá fazer a(s) mudança(s) quando necessária.

Regras gerais do banco de reservas no cartola fc 2021

1- O banco de reservas é opcional. Você NÃO é obrigado a escalar. Você escala quando quiser.

2- Você tem até 5 reservas. Um reserva para cada posição. Caso você opte por um esquema tático sem lateral, como o 3-4-3, por exemplo, você não poderá escalar um lateral reserva.

3- O valor do jogador reserva deve ser igual ou menor do que o valor do titular mais barato da posição.

4- Os reservas NÃO consomem o seu patrimônio. Ou seja, você não gasta nenhuma cartoleta para escalar o reserva. Na hora da substituição, a diferença de preço entre o jogador substituído e o reserva será devolvido para o seu patrimônio.

5- A troca ocorrerá automaticamente se um titular não entrar em campo durante toda a partida. Caso o titular entre em campo no decorrer da partida, mesmo que só tenha jogado 1 minuto, ele não será substituído.

6- Os reservas que entraram em campo e substituíram os jogadores que não jogaram, se tornam titulares ao final da rodada e o banco de reservas é esvaziado para a rodada seguinte.

Como salvar a escalação com o banco de reservas

Toda rodada é possível escalar o banco de reservas (se você quiser!). Diferentemente do time titular, o banco não fica salvo caso você esqueça de escalar o time de uma rodada para outra, ele sempre é esvaziado após a rodada.

Para escalar um reserva, é imprescindível que o valor dele seja menor ou igual ao valor do jogador titular que você escalou mais barato da posição. Caso contrário, você não conseguirá salvar a escalação.

Se você optar por um esquema com 3 zagueiros (sem laterias), o seu banco também NÃO terá lateral, assim como o seu time. Sendo assim, você só terá quatro opções de jogadores no banco, um atleta para cada posição (goleiro, zagueiro, meia e atacante).

Como serão feitas as substituições durante a rodada

Quando um jogador do seu time titular não entrar em campo, ele será substituído pelo reserva da sua posição que você escolheu. A substituição será feita de forma automática, então o cartoleiro não precisa fazer nenhuma ação depois que o mercado fechar.

Se mais de um jogador da mesma posição não jogar, apenas 1 deles será substituído (o outro será desfalque mesmo). E qual dos jogadores será substituído? O jogador que atender a ordem de prioridade abaixo:

1- Horário da partida: o jogador desfalque que tiver a partida do seu time realizada primeiro será substituído. Caso os jogos dos desfalques ocorram no mesmo horário, a substituição seguirá a ordem abaixo;
2- Jogador capitão
3- Jogador de maior valor
4- Ordem alfabética

Se o seu capitão do seu time não jogar e for substituído, a faixa é passada para o jogador reserva que o substituir!

O que acontece com o banco de reservas após a rodada

Quando o mercado reabrir, o banco será esvaziado e os jogadores reservas que substituíram seus titulares desfalques estarão no time titular, conforme explicou a equipe do Cartola FC:

“Quando a rodada acaba e o mercado é reaberto, os reservas que entraram em campo se tornam seus titulares e o banco é esvaziado para que você possa escalar novos atletas substitutos.

A diferença das cartoletas que houver na hora da(s) troca(s) voltará para o seu patrimônio.”

Dúvidas frequentes sobre o banco de reservas do cartola fc

1- Para que serve o banco de reserva?

Serve como um “SOS”, ou seja, amenizar a decepção do/a cartoleiro/a que escalar um jogador que, por algum motivo, não entrar em campo. Dando ele a possibilidade de reposição.

2- É obrigatório escalar o banco de reservas?

Não! O banco de reservas é opcional! Você escala se quiser até cinco jogadores, 1 por posição do seu esquema tático.

3- Preciso escalar todas as opções de banco ou posso escolher apenas as posições que eu quiser?

Você pode escalar as posições como quiser! Um, dois, três, até cinco jogadores. Você preenche as posições como bem entender.

4- Quando eu posso escalar 5 jogadores no banco e quando posso escalar apenas 4?

Isso depende do seu esquema tático. Nos esquemas táticos com zagueiros e laterais (442, 433, etc) você vai poder escolher até 5 jogadores no banco (goleiro, lateral, zagueiro, meia e atacante).

Nos esquemas táticos com 3 zagueiros sem laterais (343, 352), você vai poder escolher até 4 jogadores no banco (goleiro, zagueiro, meia e atacante), porque seu time titular não tem lateral.

5- Posso escalar meu banco todo com jogadores da mesma posição (4 ou 5 atacantes) ou misto (3 atacantes e 2 meias, por exemplo)?

Não! Você tem direito a um jogador por posição, mas não é obrigado a escalar todas as posições, como explicado na resposta da pergunta 3.

6- Eu que tenho que fazer a substituição no meu time?

Não! Você precisa escolher o reserva e salvar a posição. Após isso, a troca é feita de forma automática, caso um dos seus jogadores titulares não entrar em campo.

7- Se o meu titular entrar no decorrer do jogo a pontuação dele conta?

Sim! Não importa se o seu titular (no time do Cartola FC) jogar 1 segundo, 1 minuto, 5 minutos, 30 minutos, etc. Se ele entrar em campo, com a bola rolando, independente do tempo, vai valer a sua pontuação e ele não será substituído pelo jogador do banco.

Exemplo: Escalei o Marinho e ele começou no banco e entrou aos 43 minutos do segundo tempo (poderia ser qualquer tempo). Ele não será substituído, e a pontuação dele vai contar para o seu time.

8- Posso escalar o jogador que eu quiser no banco?

Não! O reserva tem que ter preço igual ou menor do que o jogador mais barato da posição.

Exemplo: Meu ataque é Marinho (C$ 23), Gabigol (C$ 22) e Fred (C$12). Meu reserva (se eu quiser escalar) atacante deve custar 12 ou menos cartoletas.

9- Se eu escalar o jogador mais barato da posição, tenho direito a escolher um jogador para o banco?

Não, pois não existe nenhum jogador com o mesmo preço ou mais barato do que ele.

10- O patrimônio inicial (da 1ª rodada) vai aumentar por causa do banco de reservas?

Não! Todo mundo vai começar com C$ 100.

11- Como uso meu patrimônio para escalar o banco de reservas?

O banco de reservas não vai interferir no seu patrimônio. O patrimônio vai ser para escalar seus 11 jogadores e o técnico. Se uma substituição ocorrer, seu patrimônio só se altera no momento da troca, com a volta da diferença de cartoletas dos atletas.

Exemplo: Marinho (C$ 23) não entrou em campo e foi substituído pelo meu reserva Yuri Alberto (C$ 6). Assim, quando a substituição for feita, C$ 15 vão retornar para o meu patrimônio, que é a diferença de preço entre eles. Lembrando que tudo isso vai acontecer com o mercado fechado, então você não terá como mexer nesse “dinheiro a mais disponível”. É só por uma questão de “estética” digamos assim.

12- Como fica a questão da valorização dos jogadores? Todos valorizam, titulares e reservas?

Não! Apenas o jogador que jogar. Se o titular jogar, seu time valoriza de acordo com o preço do titular. Se o titular não jogar e entrar o reserva, valoriza de acordo com o preço do reserva. Caso o titular e o reserva joguem, vale só a valorização do titular que interfere no seu patrimônio. Quem não joga, não valoriza nem desvaloriza no seu time.

Exemplo 1: Marinho (C$ 23) é meu titular, jogou e fez 20 pontos. A valorização do meu time vai ser de acordo com a pontuação e preço do Marinho, mesmo que o reserva jogue.

Exemplo 2: Marinho é meu titular, não entrou em campo e Yuri Alberto (C$ 6) que era meu reserva o substituiu e fez 15 pontos. A valorização vai ser de acordo com a pontuação e preço do Yuri Alberto.

13- Como acontecem as substituições na prática?

Se um dos seus jogadores não entrar em campo, ele será substituído automaticamente. A troca vai ocorrer assim que o seu reserva da posição entrar em campo.

14- O que acontece caso dois jogadores da mesma posição não joguem?

Só um deles será substituído, o outro será desfalque. E qual dos 2 será substituído? O jogador que seguir a seguinte ordem de prioridade:

1- Horário da partida: o jogador desfalque que tiver a partida do seu time realizada primeiro será substituído. Caso os jogos dos desfalques ocorram no mesmo horário, a substituição seguirá a ordem abaixo;
2- Jogador capitão
3- Jogador de maior valor
4- Ordem alfabética

Exemplo: Se eu tiver o Marinho, que joga sábado às 19h, e ele não jogar, entra o atacante do banco de reservas. Caso eu tenha o Gabigol (além do Marinho), que joga domingo 16h, e ele também não jogar, eu fico com um jogador a menos no time.

Se nesse exemplo, o Gabigol for meu capitão, eu vou jogar a rodada sem capitão porque o Gabigol foi o 2º atacante a desfalcar meu time e meu atacante reserva já entrou no time no lugar do Marinho (jogo do Santos foi antes do jogo do Flamengo no exemplo).

Caso o capitão fosse o Marinho, como ele seria o 1º desfalque, o jogador do banco herdaria a faixa de capitão.

15- Se o jogo do meu jogador reserva for antes do jogo do meu titular que não jogou, a substituição irá acontecer?

Sim! Se o seu reserva já tiver jogado antes do jogo do seu jogador titular que nãõ entrou em campo, a troca será feita automaticamente.

16- Se o meu capitão não jogar eu posso escolher para quem vai a faixa?

Não! A faixa vai automaticamente para o jogador reserva da posição que entrar no seu lugar.

Exemplo: Meu capitão é o Guilherme Arana e ele não jogou, neste caso a faixa vai automaticamente para o Moisés que era meu reserva e substituiu o Arana.

17- Tem algum cenário que eu posso dar o azar e jogar a rodada sem capitão?

Sim!

Exemplo: Um dos meus laterias é o Calegari. O Fluminense jogou no domingo, às 16h e ele nem entrou em campo. Com isso ele foi automaticamente substituído pelo Moisés que é o meu reserva da posição. Mas às 19h de domingo, o Atlético-MG jogou e o meu capitão Guilherme Arana não entrou em campo. Com isso, não tenho mais jogador lateral no banco para substituí-lo. Dessa forma, na rodada em que isso ocorrer, vou jogar sem capitão.

18- Meu titular não entrou em campo, mas tomou amarelo no banco. Ele fica com -2 ou poderá ser substituído?

Ele terá direito de ser substituído caso seja o 1º da posição a ter ausência confirmada (regra da ordem cronológica), e nesse caso você não perderá os 2 pontos do cartão amarelo. Se ele for o seu 2º desfalque seguindo a ordem de prioridade explicada na pergunta 14, ele não será substituído, então como ele continuará no seu time titular, vai contar os -2 pontos do cartão amarelo.

19- O que acontece com o banco de reservas após a reabertura do mercado?

Quando o mercado é reaberto, o banco de reservas é esvaziado, e o seu time titular fica com os titulares que jogaram e os reservas que foram utilizados.

20- Preciso escalar o banco toda rodada ou ele fica salvo para sempre?

Precisa escalar se você quiser. Depois de toda rodada o banco de reservas é esvaziado automaticamente e precisa ser escalado novamente de acordo com a vontade de cada cartoleiro/a.

O que esperar do banco de reservas no Cartola FC

O banco de reservas do Cartola FC para a temporada de 2021 tem suas regras, que podem parecer complexas, mas são tranquilas de serem compreendidas.

Acredito que é questão de tempo e prática para que todo mundo não tenha mais dúvidas sobre como utilizar o banco de reservas.

A mudança tem tudo, na minha opinião, para melhorar o Cartola FC e minimizar a ausência de jogadores em todos os times do fantasy game, principalmente nesses tempos difíceis de pandemia com um calendário conturbado que aumentam as chances de desfalques.

Abraços, Luca Tremonti!

Torcedor do Fluminense, carioca e 25 anos. Cartoleiro desde 2008. Técnico do Itnomert City. Jogos do Campeonato Brasileiro sempre vão ter a minha preferência.