Dados atualizados até o dia 10/04 (após a partida Coritiba 3×0 Goiás válida pelo Campeonato Brasileiro)
O tradicional Coritiba está de volta à Série A, depois de uma temporada. Com uma boa campanha e a terceira colocação na série B do ano passado, o time chega para 2022 com o objetivo de se manter na elite.
Para o ano de 2022, o time vem bastante diferente, com um elenco que possui muitos nomes bastante conhecidos, e que pelo menos no papel, pode se mostrar competitivo, porém sem muitos destaques individuais.
Nesta temporada, o time disputa apenas o Campeonato Paranaense e a Copa do Brasil até o momento, e segue vivo em ambas as competições. Confira abaixo as estatísticas do Coxa e os principais nomes para se escalar no Cartola este ano.
Desempenho nos campeonatos que disputou
Campeonato Paranaense: Campeão diante do Maringá
Copa do Brasil: Terceira fase
Números da Equipe
20 Jogos: 13 Vitórias – 5 Empates – 2 Derrotas (73% de aproveitamento)
Gols marcados: 36 – Média de 1,8 por partida
Gols sofridos: 15 – Média de 0,75 por partida
Jogos sem sofrer gol: 7
Jogos sem marcar gol: 2
Escalação base
Goleiro: Alex Muralha
Laterais: Guillermo de los Santos (Warley) e Egídio (Guilherme Biro)
Zagueiros: Henrique e Luciano Castán
Meias: Andrey, Gustavo Bochecha/Willian Farias (Bernardo), Thony Anderson
Atacantes: Léo Gamalho, Igor Paixão (Neilton), Alef Manga.
Quem chegou: Egídio (LAT), Warley (LAT), Guillermo de los Santos (ZAG), Andrey (MEI), Régis (MEI), Pablo García (MEI), Tonny Anderson (MEI), Clayton (ATA), Neilton (ATA), Nathan Fogaça (ATA) e Alef Manga (ATA).
Quem saiu: Wilson (GOL), Moisés (ATA), Copete (ATA), Arthur (GOL), Diego Monteiro (GOL), Kazu (LAT), Romário (LAT), Nathan Ribeiro (ZAG), Wellington Carvalho (ZAG), Jhony Douglas (MEI), Valdeci (MEI), Rafinha (MEI), Guilherme Azevedo (ATA), Waguininho (ATA), William Alves (ATA) e Dalberto (ATA).
Homens das bolas paradas
Faltas: Thony Anderson (MEI), Régis (MEI), Egídio (LAT)
Escanteios: Igor Paixão (ATA), Thony Anderson (MEI), Egídio (LAT), Régis (MEI)
Pênaltis: Léo Gamalho (ATA)
Artilheiros em 2022
10 gols – Léo Gamalho (ATA)
7 gols – Igor Paixão (ATA) e Alef Manga (ATA)
2 gols – Andrey (MEI), Henrique (ZAG), Luciano Castán (ZAG) e Clayton (ATA)
1 gol – Egídio (LAT), Guillermo de los Santos (ZAG), Robinho (MEI), Warley (LAT) e Luizão (ATA)
Garçons em 2022
7 assistências – Igor Paixão (ATA)
2 assistências – Egídio (LAT), Régis (MEI), Alef Manga (ATA), Thony Anderson (MEI), Guillermo de los Santos (ZAG) e Warley (ZAG)
1 assistência – Léo Gamalho (ATA), Pablo Garcia (MEI), Robinho (MEI), Luciano Castán (ZAG) e Val (MEI)
Olho neles: os jogadores que prometem no Cartola FC 2022
Léo Gamalho (ATA) – O experiente atacante está de volta ao CartolaFC! Léo Gamalho fez uma ótima temporada no ano passado, com 25 gols e 6 assistências, e neste ano já vem despontando como referência do ataque do Coritiba, com 8 gols e 1 assistência até o momento. Será sempre um bom nome para se escalar em partidas favoráveis para o Coxa.
Igor Paixão (ATA) – Um jovem jogador que vem mostrando muita evolução! Na série B do ano passado, terminou a temporada com 7 gols e 6 assistências, e neste 2022 começou o ano em ótima fase, já tendo marcado 4 gols e 6 assistências. Mostrando muita movimentação e garra, o jogador que é bastante habilidoso tem tudo para ser uma das revelações do Coxa neste Brasileirão.
Alef Manga (ATA) – Alef Manga faz sua estréia na elite do futebol brasileiro! O jogador já tem certa rodagem, mas vem numa crescente nos últimos anos, rendendo bons números nas séries C em 2020 e B em 2021. Após um início tímido, vem subindo de produção e ganhando mais espaço no time, com 4 gols nas ´´ultimas 4 partidas, sendo 3 deles diante do Athletico. Resta saber se irá conseguir manter um bom nível diante dos adversários na série A, mas tem potencial para fazer uma temporada interessante!
Guillermo de los Santos (ZAG) – Guillermo pode se destacar como boa opção durante o ano pois sua posição no CartolaFC é Zagueiro, mas ele tem feito jogos pela lateral, chegando mais ao ataque, tanto que já possui 1 gol e 2 assistências. A dupla de zaga Henrique e Luciano Castán também é boa na bola aérea e pode ser boa opção durante o ano, especialmente como aposta nas Ligas de Tiro Curto.
E você, quais suas expectativas para a temporada 2022 do Coxa?? Deixe aqui nos comentários!