O mercado fecha em:

Análise da 38ª rodada

SALVE, CARTOLEIROS! A última rodada fez jus ao nome do meu time, Dehsastre, e foi desastrosa! Fiquei lisonjeada pela homenagem, mas preferia que a rodada tivesse sido mítica, hahahahaha. A melhor dica que posso dar a você nessa rodada é: se você está liderando alguma liga, agora é hora de fazer o “arroz com feijão” […]

Postado em: 2 de dezembro de 2013
Atualização: 8 de junho de 2016
Autor:
Tempo de leitura: 7 minutos

SALVE, CARTOLEIROS! A última rodada fez jus ao nome do meu time, Dehsastre, e foi desastrosa! Fiquei lisonjeada pela homenagem, mas preferia que a rodada tivesse sido mítica, hahahahaha. A melhor dica que posso dar a você nessa rodada é: se você está liderando alguma liga, agora é hora de fazer o “arroz com feijão” e segurar o resultado; mas se você tem que tirar uma diferença GRANDE, agora é a hora de apostar! 😉 Antes de ir às análises, pontuei algumas curiosidades dessa rodada:

Pelo menos 1 carioca já caiu. O risco de que dois sejam rebaixados é de 43.5 e de quem um deles escape é de 56,5%. 

Duplas que podem cair (além de Náutico e Ponte Preta que já estão matematicamente rebaixados): 1-Vasco e Coritiba; 2-Flu e Vasco; 3-Flu e Coritiba; 4-Flu e Criciúma. Qualquer outra situação seria um parto da natureza. 


– Nunca o Brasileirão chegou na última rodada com 6 times com chances matemáticas de rebaixamento. 

 – Caso caiam os 2 cariocas, Santa Catarina se tornará o segundo estado com mais representantes na Série A. 



– Lembrando que há a possibilidade de que o G-4 vire G-3, caso a Ponte Preta se consagre campeã da Copa Sul-Americana. 


Náutico – Corinthians – Arena Pernambuco
O Náutico segue na briga para se consolidar como o time que teve a pior campanha da história dos pontos corridos.

Já o Corinthians, que terá seu último jogo comandando pelo empaTITE, segue com seu objetivo de empatar pela milésima vez no campeonato.

Provavelmente será uma das partidas mais disputadas do campeonato, visto que ambos os times lutam pelos seus objetivos: um time quer perder e o outro, empatar. Mas por ser superior, acredito que a vontade do Corinthians irá definir o resultado do jogo: empate.

Aposta: empaTITE
Boas opções do Náutico: Maikon Leite e Rogério
Boas opções do Corinthians: Cléber, Paulo André, Renato Augusto e Pato

Flamengo x Cruzeiro – Maracanã
Tri da Copa do Brasil x Tri do Brasileiro. Poderia ser um grande confronto, mas na verdade essa partida vale nada pro campeonato.

Após vencer a Copa do Brasil e conquistar uma vaga na Libertadores, o Flamengo jogou com time misto contra o Vitória, e perdeu de goleada – 4×2. 

Já o Cruzeiro, após se consagrar campeão brasileiro, abriu as pernas no campeonato e não ganhou mais nenhuma partida. Empatou com a Ponte, perdeu para o Vasco e Bahia. E dessa vez não deve ser diferente: Marcelo Oliveira vai poupar vários jogadores e o Cruzeiro vai entrar com time misto OU reserva. Boa oportunidade pra garotada da base mostrar serviço, mas acho que o mandante vence.

Aposta: Vitória do Flamengo

Boas opções do Flamengo: Elias e Hernane
Boas opções do Cruzeiro: Mayke, Julio Baptista, Alisson, Élber e Vinícius Araújo

Botafogo x Criciúma – Maracanã
Após vencer o São Paulo na última rodada, o Criciúma reduziu o risco de rebaixamento para 9.5%. Para permanecer na Série A, precisa apenas de um empate na próxima rodada, e se perder para o Botafogo, só cai se o Coxa e o Vasco vencerem seus jogos.

Já o Botafogo complicou sua vida após a derrota para o Coritiba. As chances de se classificar para a Libertadores é de 47%: precisa vencer e secar o Goiás e o Atlético PR.

Aposta: Vitória do Botafogo

Boas opções do Botafogo: Jefferson, Dória, Edílson, Seedorf, Rafael Marques e Hyuri
Boas opções do Criciuma: João Vitor, Lins e Wellington Paulista

São Paulo x Coritiba – Novelli Jr
O São Paulo encontra-se estável na 9ª colocação: não tem chances de Libertadores, nem de rebaixamento, apenas cumpre tabela. Vem de uma derrota para o Criciúma e não tem nenhuma motivação no campeonato.

Já o Coritiba surpreendeu na última rodada e venceu o Botafogo por 2×1. Com isso, saiu da zona de rebaixamento, e encontra-se a 1 ponto do Z4. Com 47% de chances de cair, depende apenas de si para continuar na primeira divisão. 

Aposta: Vitória do Coritiba

Boas opções do São Paulo: Aloísio
Boas opções do Coritiba: Vanderlei, Carlinhos, Junior Urso e Alex
Bahia x Fluminense – Fonte Nova
Após vencer o campeão fora de casa, o Bahia escapou do rebaixamento e entrou de férias antecipadamente. 

Já o Flu, após empatar com o Atlético MG por 2×2, caiu duas posições, voltou para o Z4 e tem 80% de chances de ser rebaixado. Os tricolores cariocas devem dar a VIDA nesse jogo! Para permanecer na série A, o Flu precisa conquistar a vitória e além disso, contar com: 1) derrota do Vasco e do Coritiba; ou 2) derrota do Vasco, empate do Coxa e superar o alviverde no SG (Flu tem -5 e o Coxa -4).

Aposta: Vitória do Flu

Boas opções do Bahia: Fernandão e Marquinhos Gabriel
Boas opções do Fluminense: Wagner, Jean e Rafael Sóbis

Internacional x Ponte Preta – Centenário
Para ser rebaixado, o Inter precisa perder o confronto, e Vasco, Criciúma e Coritiba precisam vencer. Ou seja, bem difícil. 

Já a Ponte, matematicamente rebaixada há alguns jogos, joga a final da Sul Americana nesta quarta, e deve entrar novamente com time reserva no domingo. 

Aposta: Vitória do Inter
Boas opções do Inter: Muriel, Fabrício, Juan, Otávio, D’Ale e Damião

Goiás x Santos – Serra Dourada
Mesmo após a derrota por 1×0 para o Grêmio na última rodada, o Goiás tem 61% de chances de se classificar para a pré-Libertadores, e depende apenas de si para conquistar esse feito. Jogando em casa com o apoio da torcida, o time esmeraldino tem tudo para vencer, mas encara um time que também pode surpreender… 

Quem achava que por não disputar mais nada no campeonato o Santos não ia dar trabalho, se enganou. Na última rodada, o Peixe ganhou do Furacão, na partida em que o CAP poderia conquistar de vez a vaga pra Libertadores. Novamente não deve fazer “corpo mole” e, como disse anteriormente, pode surpreender. Mas pela motivação, aposto em uma vitória do mandante.

Aposta: Vitória do Goiás 
Boas opções do Goiás: William Matheus, Rodrigo, Ernando, Eduardo Sasha e Walter
Boas opções do Santos: Aranha, Cicinho, Montillo, Cícero e Thiago Ribeiro


Atlético MG x Vitória – Independência
O Atlético MG garantiu a vaga na Libertadores há meses, mas mesmo assim, deu trabalho para os adversários e conquistou uma boa colocação no campeonato. O mandante é quase imbatível no Horto, vai despedir da torcida, e como de costume, Cuca deve colocar o que tem de melhor em campo.

Já o Vitória, vem de uma vitória (trocadilho tosco) sobre o Flamengo. Na verdade, foi uma goleada, e eu disse vitória porque queria fazer o trocadilho… 😛 enfim, o time venceu o Flamengo por 4×2, subiu uma posição na tabela e agora tem remotas chances de conquistar uma vaga para a Libertadores – 6%. 

Aposta: Vitória do Galo

Boas opções do Atlético MG: Victor, Leo Silva, Marcos Rocha, Fernandinho, Jô, Tardelli e Luan
Boas opções do Vitória: Wilson, Maxi Bianccuchi e Dinei

Atlético PR x Vasco – Arena Joinville
Com 86% de chances de conquistar uma vaga para a Libertadores e dependendo apenas de si mesmo, o CAP vive um dilema: se perder, pode ter que jogar a Pré Libertadores, mas se vencer, praticamente salva seu rival do rebaixamento. 

Já o Vasco vive uma situação delicada e tem 63% de chances de ser rebaixado. Para se safar, precisa vencer e contar com uma derrota do Coritiba ou do Criciúma.

Aposta: Vitória do Furacão
Boas opções do Atlético PR: Manoel, Paulo Baier, Éderson e Marcelo
Boas opções do Vasco: Marlone, Thalles e Edmilson

Portuguesa x Grêmio – Canindé

Para que a Portuguesa caia, precisa perder seu jogo de 5×0 e o Vasco vencer o seu de 6×0, além de vitórias de Criciúma e Coritiba… ou seja, quase impossível. 


Com a vitória sobre o Goiás na última rodada, o Grêmio garantiu a classificação pelo menos na pré Libertadores. Mas se engana quem acha que o tricolor já está de férias: se perder para a Portuguesa e o Furacão vencer, fica em 3º lugar e vai pra pré. Mas se ganhar ou empatar, se sagra vice-campeão e se garante para a fase de grupos da Libertadores. 

Aposta: Vitória do Grêmio 
Boas opções da Lusa: Luis Ricardo, Moisés e Gilberto
Boas opções do Grêmio: Dida, Rhodolfo, Bressan, Alex Telles, Zé Roberto e Barcos







O que vocês acharam das análises? Faltou algum jogador nas boas opções? Comente e deixe a sua opinião! 
No mais, MUITA boa sorte a todos e até 2014!!!
Abraços,
Deborah Silva (siga-me no twitter: @deboraahsv)

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.