O mercado fecha em:

3 novidades do Cartola FC que irão impactar na estratégia dos cartoleiros

Mercado Aberto! O Cartola FC começou, e nesta temporada teremos várias mudanças. É fundamental que o cartoleiro(a) entenda todas as novidades para conseguir mitar!

Postado em: 21 de julho de 2020
Atualização: 1 de agosto de 2020
Autor:
Tempo de leitura: 4 minutos

Saaaaalve, Salve Cartoleiro(a) Mix!

Agora é oficial. Sim, vai ter Brasileirão e Cartola FC em 2020. E sabe quando começa? Já começou! O mercado do Cartola FC finalmente abriu depois de uma eternidade.

E as boas notícias não param por aí. A equipe do Cartola FC aproveitou essa pausa para anunciar algumas novidades que irão forçar os cartoleiros a reverem as suas estratégias, pois muita coisa mudou. Fica tranquilo que separamos as principais novidades para você ficar por dentro. Antes de continuar a leitura, dê play no vídeo abaixo para entrar na vibe da temporada. Vamo pra cima!

Que bom você chegou, chegou. Tava te esperando. O coração chamou, chamou. Vem pra cá voando. Chega mais pra perto, tudo vai dar certo, vem pra balançar.

É nessa vibe, ao som da banda Eva, que vamos dar o pontapé inicial na temporada 2020. Entrou no clima? Então continue a leitura para entender as principais novidades do Cartola FC 2020.

Ligas com e sem capitão no Cartola FC

Acabou a polêmica do Capitão. Pelo menos nas Ligas Privadas. A partir desta temporada, tanto o Cartoleiro Free como o Cartoleiro Pro poderão criar Liga Clássica e Liga Mata-Mata com ou sem capitão, ou seja, agora a pontuação dobrada do jogador escolhido como Capitão será opcional nas Ligas Privadas. Mas fique ligado, pois depois de criar a liga, você não poderá alterar.

Você pode criar uma liga no Cartola com ou sem capitão

Nas Ligas Oficiais, ou seja, Liga Pro, Liga Nacional, Liga do Clube do Coração e Liga do Patrocinador, a pontuação dobrada do capitão continuará valendo. Portanto, a escolha do capitão continua sendo obrigatória na hora de salvar o time, mesmo se você decidir participar de Ligas Privadas sem capitão.

Fechamento do mercado

Depois de inúmeros pedidos por parte dos cartoleiros para o mercado demorar mais tempo para fechar, o Cartola anunciou que, a partir de 2020, o mercado irá fechar 1 hora antes do primeiro jogo da rodada.

Com isso, nós cartoleiros teremos mais um tempinho para ficar de olho nas notícias e evitar escalar aquele desfalque de última hora.

Mudança nos scouts

O Cartola FC anunciou que, a partir desta temporada, o Footstats será a empresa responsável em fornecer os Scouts para o cartola. Dessa forma, para se adequar aos padrões da empresa, o Cartola mudou os critérios e as pontuações de alguns scouts.

É muito importante que você fique por dentro das mudanças, pois isso irá impactar diretamente nas estratégias dos cartoleiros. O cartola não será mais o mesmo e, quem não se preparar, vai ficar na zona de rebaixamento nas ligas.

Scout defesa difícil

Passa a valer 4 pontos, mas o critério será mais exigente (teremos menos defesas difíceis). Para você ter ideia, Tadeu ano passado teve 93DDs no Cartola, mas no critério do Footstats, ele teve 52DDs, ou seja, 77 pontos a menos!

Scout assistência

O critério de assistência mudou. Agora, lances em que ocorre um desvio leve involuntário do companheiro sem alterar a trajetória da bola, será dada para o autor do passe, e não para o jogador que desviou. Caso o desvio involuntário tenha alterado por completo a trajetória da bola, não será dada pra ninguém.

Scout roubada de bola

Passa a se chamar Desarme, e valerá 1 ponto. A grande diferença é que se um jogador desarmar e a bola for pra fora, conta como desarme. Se um jogador interromper um passe de forma intencional, mesmo que não fique com o domínio da bola, também será considerado desarme.

Scout finalização

As mudanças no scout finalização vão ajudar os cartoleiros a pontuarem mais. Lances em que o jogador chuta e um jogador de linha adversário salva em cima da linha, contará como finalização defendida. Além disso, lances em que o goleiro defende e a bola bate na trave passará a contabilizar como finalização na trave!

Scout passe errado

Passa a se chamar Passe Incompleto, e terá uma incidência maior, já que a partir de agora, tiro de meta e cruzamento serão considerados como passe incompleto. Para minimar o prejuízo, o cartola mudou a pontuação: vai valer -0,1 pontos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, fique tranquilo que iremos preparar um material exclusivo explicando as melhores estratégias do Cartola FC, levando em consideração todas essas mudanças nos scouts.

Brasileirão 2020

A 1ª rodada do Brasileirão 2020 começará no dia 8 de Agosto, data em que o mercado irá fechar para a gente garantir a primeira mitada do ano!

É bom você ficar preparado, pois o campeonato brasileiro irá começar num ritmo frenético, com 8 rodadas em menos de 1 mês.

Tendo em vista que as primeiras rodadas são as mais importantes do ano, já que você precisa aproveitar as 3 primeiras rodadas para ganhar cartoletas, todo cartoleiro precisa chegar afiado no Brasileirão, pois o tempo para fazer as análises entre as rodadas será curto.

A boa notícia é que, se você está lendo isso, é porque está no lugar certo. O objetivo do Cartola FC Mix é te ajudar a mitar, tanto com o nosso conteúdo gratuito quanto com as nossas dicas exclusivas. A nossa equipe de especialistas já ajudou mais de 5 milhões de cartoleiros nos últimos 10 anos, e cravou o nosso nome na história com o 13º lugar da Liga Nacional e o 2º lugar da Liga Patrimônio.

Para você começar com o pé direito, preparamos um material que vale ouro, falando sobre os melhores jogadores de cada time para se escalar no Cartola FC.

É isso, galera. Comenta aí o que você achou das mudanças!

Até a próxima!

Um dos idealizadores do CartolaFC Mix. Soteropolitano, angolano, brasileiro. Louco por futebol e sempre de bom humor, afinal, um dia sem rir é um dia perdido. No cartola, comanda o Oloko Mito.